domingo, 31 de maio de 2009

Novas notícias sobre os livros "didáticos" e pornôs do governo José Serra (São Paulo)

.

A reação do governador José Serra com as falhas nas suas apostilas de baixa qualidade (foram várias falhas graves) foi de surpresa.

Depois ficou surpreso com os livros com palavrões. "Vamos montar uma uma comissão", disse ele.

Ficou CALADO com a compra sem licitação de revistinhas porcarias para as escolas estaduais. Compras milionárias que não ajudam a educação, mas ajudam o caixa da editora Abril.

Depois apareceram mais problemas, mais escândalos... um horror!

O diretor da melhor escola estadual no ENEM (ficou muito lá atrás, mas é a melhor) confirmou que para conseguir qualquer reforma ou melhoria para a sua escola tem que ir atrás de deputados. São eles quem mandam. Está tudo nas mãos deles. Algumas pessoas acostumadas a ler os jornais conservadores ficaram surpresas com tamanha baixaria. Uma me escreveu: "que decepção com o Serra"! Eu respondi: "decepção com o Serra e com o Alckmin, pois este esquema de deixar a educação na mão de deputados ACONTECEU NO GOVERNO ALCKMIN TAMBÉM".

Não é atoa que não há CPI para investigar os problemas do governo estadual relacionados a ética com o uso do dinheiro público. Os deputados amigos bloqueam tudo que é importante ser investigado.

Já que o Serra (o novo Maluf de São Paulo) se disse surpreso com o que está acontecendo na educação e falou que vai montar qualquer dia uma comissão, algumas pessoas pensaram em ajudar.

Um texto fantástico sobre os amigos, negócios, politicagem que envolvem este episódio pode ser lido no site Conversa Afiada ( Livros pornô: a responsabilidade
de Serra e Paulo Renato
)

Vou adiantar alguns nomes que são citados nesta reportagem:




A senhora acima, conversando com deputados é a secretária particular do José Serra: Ieda Areias. Ela é irmã de alguém importante, cunhada de outro alguém, amiga de outro alguém, etc, etc, etc.

É tanto aparelhamento que dá até preguiça de relatar. No texto do Conversa Afiada você ficará sabendo mais.





A foto da gordinha simpática acima é de Iara Prado

"A principal responsável pelo caso dos livros, Iara Prado, foi assessora de Paulo Renato no MEC e aparecia como consultora na empresa de Paulo Renato, a PRS Consultores (antiga Paulo Renato Souza Consultores). No MEC, Iara Prado chefiou a Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)".

Ela é ligadíssima ao Serra. Quando o Serra foi prefeito levou ela para a prefeitura. Quando virou governador levou-a para trabalhar no governo do estado de São Paulo.

Faz tempo que ela é ligada aos tucanos. "...já atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no governo Montoro" (tucano histórico).

Como você pode ver faz tempo que o PSDB usa esta senhora para aparelhar os governos do PSDB. (aqui você encontra um breve currículo desta senhora e seus vários cargos nos governos do PSDB)

Ela deve ser muuuiiittooo competente, ou muito de confiança do partido e dos seus líderes.


PS: nos blogs conservadores estão dizendo que alguém está boicotando o Serra.

Se houver boicote é contra o povo de São Paulo. Boicote feito pelos mesmo grupinho incompetente que administra a educação do estado.


.

sábado, 30 de maio de 2009

Serra é vaiado por professores em Presidente Prudente

.

Preste atenção nesta notícia da Agência Estado:

"O governador de São Paulo, José Serra, foi vaiado nesta sexta-feira (29) por professores e servidores da saúde durante uma visita a Presidente Prudente, no interior paulista, para inaugurar obras".

"Durante o discurso, o governador chegou a ser chamado de "ditador" pelos manifestantes. Em resposta aos gritos - de "ditador, ditador" -, Serra ironizava: "Eles são contra a saúde, são contra até os deficientes (referindo-se a projetos que beneficiam deficientes). São de seitas e 'partidecos'. Nós governamos para toda a população de São Paulo. Não somos de 'trololó'", disse Serra".

"Ele não negocia nem paga o dissídio dos professores desde 2006. Não repassa nem a inflação acumulada e não discute o reajuste salarial com os professores", acusou Agripino Miguel Costa, conselheiro regional do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp)".

"Os professores querem reajuste salarial de 27,5%, enquanto os servidores da Saúde pedem reposição salarial de 47%. No começo da noite de hoje os professores estaduais decidiram entrar em greve a partir de quarta-feira
".

Desde 2006 os professores estaduais não recebem nem o "aumento" referente a inflação acumulada. É muito tempo.

Imagine se fosse você?

Isto significa que o salário dos professores de São Paulo está ficando cada dia mais DEFASADO.

A diferença entre o que o governo do estado paga e a cidade de Valinhos, SP, paga chega a ser MAIS QUE O DOBRO. Alguns anos atrás não chegava a tanto.

A questão é política: quanto mais economiza com a NÃO educação, mais sobra para obras. Nesta visão política mesquinha nada vale manter ou reformar escolas, nem vale nada pagar condignamente os professores. O que vale é fazer uma ponte, com muita propaganda.

Na saúde é a mesma coisa. Os hospitais estaduais que JÁ EXISTEM estão sendo sucateados MAIS AINDA. Há pouquíssimo investimento no que já existe. Equipamento médicos destes hospitais ou estão quebrados ou demoram uma eternidade para serem consertados. Bons e experientes profissionais pedem demissão e são contratados recém-formados, com isto o nível cai.

Voltando para a educação: quando o governo do estado NÃO contrata professores (dizem: vamos, contratar - sempre no futuro, esperando chegar o finalzinho da gestão) ele ECONOMIZA muito dinheiro. Um professor é barato. Dezenas de milhares de professores É CARO.

Além de caros, contratar dezenas de milhares de professores impacta as estatísticas conservadoras que apregoam que deve haver poucos funcionários públicos. Eles, os conservadores, até elogiam o FHC por ter deixado milhões de adolescentes e universitários sem aulas POR ANOS.

Esta situação política péssima é avalizada por grandes parcelas da classe média. São pessoas que repetem o discurso conservador e jogam pedras em quem contrata professores e tecem loas a que tem uma "ótima estatística".

Portanto, o dinheiro economizado da NÃO contratação de professores e NÃO reajuste de salário dos professores pelo governo do estado, servem para colocar um pouco mais de concreto no nosso estado. ( Economizando com a NÃO educação )

Enquanto isto a educação de São Paulo, que é o ESSENCIAL, fica relegada à um conjunto de ESCÂNDALOS que parece não ter fim.

E o futuro do Brasil se dissolve na sacanagens de políticos e na falta de consciência da população.

PS: Estive pensando: se os professores não tiveram nem a reposição da inflação e os médicos e enfermeiros tiveram aumentos medíocre, quais categorias tiveram grandes aumentos salariais para a folha de pagamento do governo ter subido 25%.

Da folha de SP: "Candidato mais bem colocado nas pesquisas à sucessão de Lula, o tucano José Serra responde por um aumento de 25% da folha paulista até o ano passado, praticamente empatado com os 26,2% do petista. No governo mineiro, do também potencial candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves, a alta é de 33,2%".




Leia:

Boa Notícia: Lula anula enxugamento de servidores públicos após o Plano Real


A educação na época do ex-ministro Paulo Renato


Aumento de gastos com o funcionalismo em SP, MG e no Brasil


Educação: saiba como os conservadores lidam com ela







.

JOÃOZINHO NA FAZENDA......

.


A professora de uma sala de terceira serie levou seus alunos pra um passeio na fazenda.

-Classe, esse aqui e' a galinha, ela tem penas, tem bico, bota ovo e sempre esta cuidando de seus pintinhos...... alguma pergunta?

Mariazinha leventa a mao:

- fessora, e' da galinha que vem os ovos que comemos no almoco?

-é sim mariazinha

indo adiante......

-olha classe aquele animal ali e' a vaca, ela tem quatro patas, tem o corpo coberto de pelos, dela comemos a carne, tiramos leite....... alguma pergunta?

pedrinho levanta a mao:

-fessora e' leite de vaca que tomamos no cafe' da manha?

-é sim pedrinho, responde a professora com carinho.

indo adiante a professora encontra o cavalo em cima da egua e meio sem graca e falando bem rapido.....

-esse aqui e' o cavalo, ele leva o dono pra passear, recolher o rebanho, puxar carroca..... e' mais usado como meio de transporte, vamos ver os patos...

-fessora eu tenho uma pergunta. joaozinho fala levantando a mao.

-diga joaozinho. Vermelha, a professora já espera pelo pior.

-o que eles estao fazendo ali, um em cima do outro?

num ato desesperado e de genio a professora responde:

-sabe o que é joaozinho, o cavalo atras quebrou a perna e o cavalo da frente tá ajudando ele andar, entendeu, agora vamos ver os patinhos...

-por isso que meu pai sempre disse fessora: vai ajudar os outros acaba tomando no cu.


(EU ADORO O JOÃOZINHO!)


.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Livro de Serra às crianças: “Nunca ame ninguém. Estupre.”

.





Esta turma do Serra é doente. Faz tempo que venho denunciando as loucuras e as maldades deste povo (faça uma pesquisa com o termo "educação" aqui no Blog do Chicão).

Apostilas de baixíssima qualidades com erros básicos e mal organizadas.

Livros com palavrões.

Escolas sem manutenção.

Falta de treinamento e capacitação de professores.

Falta de material para-didático nas escolas.

Veja o que o diretor da escola estadual de SP melhor colocada no ENEM disse:

"Não consigo uma reforma porque não participo das reuniõezinhas, não vou lá ficar bajulando. Eu percorria gabinete de deputado para pedir reforma. Desisti. É indigno para um diretor".

Isto mesmo! A manutenção é péssima. Pior do que isto: TODA A EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO ESTÁ APARELHADA ENTRE O PSDB, DEM, PPS, PTB, PV, e outros menos votados. Até para conseguir uma reforma é preciso tomar as "bençãos" dos deputados donos dos pedaços.

( Educação: Governo do Estado de São Paulo só me atrapalha )

Esta catástrofe faz com que grande parte das crianças simplesmente NÃO TENHAM AULA na frequência adequada e, por isto, não aprendam.

Com toda esta catástrofe é ABSOLUTAMENTE NORMAL QUE OS LIVROS QUE SÃO DISTRIBUÍDOS ÀS CRIANÇAS SEJAM ESCOLHIDOS POR CRITÉRIOS DOENTIOS, JÁ QUE O GOVERNO SERRA É DOENTIO.

Frases do tipo estão no livro: "nunca ame ninguém. Estupre"; "Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto"

Estes malucos estão distribuindo isto para crianças de 9 anos.

Ao invés de comprar bons livros para as escolas, a secretaria de educação compra milhares de revistas Recreios caríssimas (editora Abril), com textos "pedagógicos" como este: "Encare partidas de tênis com Mario no Wii".

Quando compra livros, poucos livros por escola, compra sem critério (ou o critério é não confessável?).

É uma catástrofe! Não é atoa que o governo Serra está no seu terceiro secretário de educação.

Quem lê a revista Veja (e se deixa ser manipulada por ela) pensa que a educação de São Paulo está uma beleza, sendo bem administrada e bem gerida. Porque será?

Segundo puxa-sacos como o Gilberto Dimenstein (da folha de SP) está começando uma revolução em SP. Será que o cara sofre de psicose? Será que ele foi orientado a emitir esta opinião pelos donos do jornal conservador e emitiu para manter o emprego? Será que é por falta de ética? Porque será?

E o pior, estão querendo que o elemento José Serra seja candidato a presidente.

O meu voto ele não tem.


PS: o título da postagem eu tirei do Conversa Afiada

PS2: infelizmente a bandalheira envolvida nesta história de livros com palavrões, baixa qualidade, pornográfico e incitador ao uso de drogas e violência é maior do que eu imaginava.

Leia este texto do Conversa Afiada e veja as relações pessoais, comerciais e políticas que envolvem este caso: Livros pornô: a responsabilidade
de Serra e Paulo Renato
.



.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reinhold Stephanes e Katia Abreu ganham Prêmio Motoserra

.

Reinhold Stephanes e Katia Abreu ganham Prêmio Motoserra

O ministro da Agricultura, REINHOLD STEPHANES, e a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora KATIA ABREU, ganharam o Prêmio Motoserra./ O prêmio é concedido pela Rede de Ongs da Mata Atlântica durante a abertura da Semana da Mata Atlântica, em São Paulo./ O objetivo é chamar a atenção para as pessoas públicas que contribuem para a degradação do bioma./ STEPHANES e ABREU foram premiados por seu apoio ao novo Código Florestal, que reduz as Áreas de Preservação Permanente e da Reserva Legal./ Eles também apoiaram o novo código ambiental de Santa Catarina, considerado anti-ambiental por suas medidas que flexibilizam áreas ambientais.///

Senado Federal discute possíveis alterações no Código Florestal

A falta de conhecimento devasta a natureza



Mata Atlântica perdeu 102,9 mil hectares em três anos


A Mata Atlântica brasileira teve CENTO E DOIS MILHÕES E NOVECENTOS MIL hectares derrubados de 2005 a 2008, divulgou ONTEM o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais./ A área devastada corresponde a DOIS TERÇOS do território da cidade de São Paulo./ Minas Gerais foi o estado que mais destruiu./ O pesquisador MARIO MANTOVANI, explica que o desmatamento está associado à expansão urbana nos limites da floresta./ HOJE é lembrado em todo o país o Dia da Mata Atlântica, a fim de chamar a atenção para a degradação do bioma e a importância de preservá-lo.///


da Agência Chasque de notícias


Nota do Chicão:

Minas Gerais, na qual o Aécio Neves destruiu a política ambiental e a polícia florestal, foi o campeão de desmatamento da mata atlântica.

O Serra e o Aécio estão competindo para ver quem se mostra mais confiável para os desmatadores, grileiros, grandes pecuaristas, etc.

O Brasil da pistolagem e dos apoios políticos

Estratégia eleitoral: um ex-deputado ruralista na secretaria do meio ambiente do estado de São Paulo

Ruralistas tentam dominar a comissão de meio ambiente da câmara dos deputados



.

Kassab: R$ 80 mi em propaganda; R$ 16 mi em escola

.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM, reeleito pela parceria DEM-PSDB-PMDB e apadrinhado pelo governador tucano do Estado, José Serra, aumentou em nada menos que 134% as verbas de publicidade da prefeitura para este ano - acréscimo de mais R$ 45,1 milhões para propagandear sua gestão.

Este é o segundo aumento da verba publicitária da prefeitura paulistana em 2009. Do orçamento inicial para a área, de R$ 32,2 milhões, Kassab gastou R$ 19,2 milhões - quase 60%, só entre janeiro e março - e depois elevou a dotação do setor para R$ 33,7 milhões.

Como, novamente, Kassab já gastou boa parte do dinheiro em propaganda – e olha que ainda estamos em maio! – veio esse aumento estratosférico dos recursos, que totalizarão quase R$ 80 milhões em 2009. Isso, lógico, se nenhum outro aumento for decretado nos próximos meses.

Em nota à Folha de S.Paulo, o prefeito tenta se justificar alegando que também aumentou a verba para as áreas sociais: vai investir R$ 16 milhões em novas escolas contra os R$ 80 milhões destinados à propaganda.

do Blog do José Dirceu


Kassab aparelha prefeitura com marido de Ana Maria Braga


Roberto Freire continua recebendo jetons da prefeitura de São Paulo


Serra aparelha SABESP e "encosta" ex-senador tucano do MT como conselheiro


Marido da deputada Célia Leão (PSDB/Campinas), deixa boquinha na Nossa Caixa e ganha boquinha no PRODESP



.

Nossa Caixa: nova administração, juros menores

.

A Nossa Caixa sempre foi mal administrada pelos tucanos. O Alckmin usou-a como cabide de emprego para amigos e indicados de deputados. O Serra continou a mesma forma de administração: empreguismo e falta de responsabilidade.

Moral da história: em vez de crescer, o banco estagnou. Foi vendido para o Banco do Brasil e o Serra vai torrar o dinheiro e fazer muita propaganda.

O Banco do Brasil, que é um banco melhor administrado, começou a fazer uma limpa na Nossa Caixa. Os resultados começam a aparecer.

Veja a notícia da Folha On-line:

Nossa Caixa reduz taxas e amplia prazos de financiamento imobiliário

"Mais um banco anuncia a redução das taxas de juros e a ampliação dos prazos de empréstimos imobiliários. A Nossa Caixa informou hoje o corte de mais de dois pontos percentuais na taxa mínima pós-fixada para financiamentos de imóveis enquadrados no SFH (Sistema Financeiro da Habitação), passando de 11% para 8,9% ao ano. A taxa máxima nessas operações, por sua vez, caiu de 11,50% para 10% ao ano, recuo de 1,50 ponto porcentual".

"As reduções da Nossa Caixa valem para financiamentos de aquisição e construção de imóveis residenciais com taxa pós-fixada, que não podem passar dos R$ 500 mil estipulados pelo SFH".

"O banco também ampliou o prazo de pagamento no plano prefixado de 15 para 20 anos e baixou de R$ 25 para R$ 22 a tarifa mensal de administração para todos os novos contratos de empréstimo habitacional
".

O ganho é da sociedade. O ganho é de todos nós.

Certamente, à medida que o Banco do Brasil for desfazendo as cagadas do Alckmin e do Serra, a Nossa Caixa vai poder ter juros menores e taxas menores.

As notícias demonstram que estão no bom caminho.

PS: com a queda dos juros, os bancos privados vão ter que acompanhar. Pois o que está em jogo é, principalmente, o acesso aos melhores clientes.




Você sabe quem é o sujeito da foto acima?

Ele é marido da deputada Célia Leão (PSDB/Campinas).

O nome do sujeito: Daniel Eduardo Edelmuth. Foi Diretor de Tecnologia da Informação do Banco Nossa Caixa no governo Geraldo Alckmin.

Foi diretor desta área do Banco por ANOS.

Nunca saiu uma ÙNICA notícia em jornal descrevendo este tipo de aparelhamento da máquina pública pelo PSDB, em São Paulo. Os jornais conservadores fazem questão de ESCONDER este tipo de política dos seus amiguinhos.

O problema maior não é o sujeito ser marido da deputada (que ajuda a sepultar as CPIs em São Paulo). O problema é que a área do banco que ele tomava conta sempre foi de péssima qualidade.

O Alckmin NOMEOU ele como diretor da Nossa Caixa.

E o Serra?

A deputada Célia Leão é considerada por muitos a DAMA DA IMPUNIDADE, seu apoio é muito importante. O Serra ia deixar sem uma boquinha bancana o marido da deputada que AJUDA A EVITAR CPIs que investiguem indícios de corrupção do governo do estado de São Paulo?

Nunca. O Serra é fiel a quem lhe garante apoio para impedir CPIs incômodas e dá apoio parlamentar (mesmo que seja às custas da qualidade do serviço público).

Eu entrei no site do PRODESP (empresa de processsamento de dados do governo de São Paulo) e advinha o nome que encontrei lá?

Conselheiros: Daniel Eduardo Edelmuth ( mais 5 outros).

Isto mesmo! Lá está o marido da deputada Célia Leão. Sujeito competente...

Isto você jamais verá nos jornais conservadores. Aproveite para ler no Blog do Chicão. E aproveite para divulgar esta notícia.


Leia mais:

Juros bancários: a hora da verdade


Juros bancários: os histéricos querem te enganar


Itautrade: corretora do Itaú acredita nos jornais conservadores e orienta mal os clientes


A boquinha do marido da deputada Célia Leão ( PSDB - Campinas ) no governo José Serra


Receba as mensagens do Blog do Chicão diretamente no seu email.

Se associe ao grupo de notícias do Chicão,
é só mandar um email para:

noticias_chicao-subscribe@yahoogrupos.com.br





.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Juros bancários: a hora da verdade

.

Quando o FHC "doou" um banco para o HSBC os jornais conservadores fizeram a festa. "Olha que bacana, vamos ter bancos de todo planeta aqui". "Maravilha!" "os bancos estrangeiros tem mais capacidade e vão ajudar a abaixar os juros"...

Os bancos estrangeiros chegaram e os juros bancários continuaram altos. Os bancos estrangeiros tem compromisso com o dinheiro no próprio bolso e não com nossa pátria.

Enquanto isto o Banco do Brasil e a CEF eram detonados pela imprensa conservadora. E, o pior, existia uma política DELIBERADA para destruí-los, durante todo o governo FHC.

Esta turma do PSDB não é "flor que se cheire".

Tempo passou e 2009 chegou, e a crise econômica detonando mundo afora.

O governo federal mandou o Banco do Brasil e a CEF abaixarem os juros. Parte da elite, acostumada a viver de renda, chiou. Vários comentaristas alarmaram contra o ato do banco.

Foi feito o xilique normal dos jornais conservadores e seus "comentaristas".

Eles querem impedir a queda dos juros, pois juros alto é grana no bolso deles. Grana limpinha e SEM RISCO.

Um anti-patriota chamado Mailson da Nóbrega escreveu um monte de besteira em uma revista anti-patriota "alertando" para o absurdo do Banco do Brasil abaixar os juros. Esta história você lê aqui ( Juros bancários: os histéricos querem te enganar )

O blog do Chicão já alertava os brasileiros sobre o fato do Banco do Brasil, com juros bancários menores, ficaria com os MELHORES CLIENTES. Isto geraria concorrência.

Se depender dos bancos privados, eles nos entopem de juros, para ganhar mais e mais.

Depois da histeria da imprensa conservadora, que quer saber apenas de dinheiro no bolso dos seus donos milionários, chegou a verdade.

Nada de "comentaristas" pedir desculpas. Nada deles fazerem auto-crítica. Apenas o Itautrade fez autocrítica e pediu desculpas ( Itautrade: corretora do Itaú acredita nos jornais conservadores e orienta mal os clientes )

Agora é a hora da verdade. Veja a notícia abaixo:


Bancos baixam juros

Crédito é estratégia na briga pelo cliente; Banco do Brasil reduziu as taxas para linhas de empréstimo para pessoa física. Bradesco não fica atrás e anuncia custo menor e prazo de até 30 anos para o financiamento habitacional de imóveis com valor de até R$ 120 mil

http://www.jt.com.br/editorias/2009/05/26/eco-1.94.2.20090526.1.1.xml

Parabéns ao ministro Guido Mantega. Continue a forçar a diminuição dos juros bancários.

O que conseguimos ainda é pouco. Dá para ficar melhor ainda.




.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sobre futebol, cerveja, mídia e segurança pública

.

Jornal Nacional – 1° bloco:

Diz a apresentadora, de olhar simpático e toda sorrisos: "Ronaldo, o Fenômeno, volta a brilhar nos estádios brasileiros! Em seu retorno triunfante para os campos de futebol, Ronaldinho é o grande destaque do Corinthians na conquista do Campeonato Paulista de 2009".

E a matéria prossegue com entrevistas, as imagens dos belos gols e a festa da vitória.

Intervalo comercial:

Num filme de 30 segundos, o mesmo craque, novamente campeão, tem uma conversa intimista com o telespectador: "Tudo o que eu conquistei na vida foi com muito suor, como todo guerreiro". Na tela, imagens das vitórias nos diversos campos de sua vida, até que chega o grand finale: "Mas eu sempre dei a volta por cima. É... Não é fácil. Mas o que é suado tem mais sabor". E, batendo com o punho no peito, arremata: "Eu sou brahmeiro".

Jornal Nacional – 2° bloco:

Agora é a vez do apresentador, de olhar e voz severos, sobrancelhas carregadas, trazer outra notícia: " Motorista embriagado atropela e mata cinco pessoas de uma mesma família".

Enquanto rodam as imagens da tragédia, com os destroços do carro, aparecem no seu interior algumas latas de cerveja.

Cerveja Brahma.

E continua o apresentador: "Em visível estado de embriaguez, o motorista, um rapaz corintiano de apenas 18 anos de idade que comemorava a vitória de seu time no campeonato, não conseguiu controlar o carro, que avançou sobre o ponto de ônibus e atropelou toda uma família, provocando a morte de um homem de 45 anos, sua esposa de 40 e os três filhos, de 15, 5 e 3 anos. As vítimas chegaram a ser socorridas, mas morreram a caminho do hospital".

Dessa breve história, num misto de ficção e realidade, observa-se que os fatos são apresentados de forma isolada, sem qualquer relação entre si.

A embriaguez do rapaz de 18 anos, a tragédia derivada do consumo de cerveja, seriam fatos sem qualquer relação com a propaganda do brahmeiro, ídolo nacional e atleta do nosso esporte mais popular, cujo sucesso era celebrado no bloco anterior do noticiário.

Toda a tragédia é imputada exclusivamente ao rapaz, bêbado, que é apontado como único responsável pelas mortes.

Afinal, na técnica do direito penal, os chamados antecedentes causais terminam na conduta do motorista que, embriagado, seria o único culpado pelo crime.

E na matéria jornalística não há espaço para qualquer menção ao estímulo maciçamente dado àquele jovem, desde sempre, para consumir bebida alcoólica.

As cervejarias, as agências de propaganda, os meios de comunicação (que se sustentam com essa publicidade) saem imunes...

E a propaganda do brahmeiro, embalada pela nova conquista do Fenômeno, se repete no intervalo seguinte.

Mas você pode estar se perguntando: – E daí? O que isto tem a ver com segurança pública? Qual o sentido de se trazer essa história para um artigo de jornal?

É que para conhecer o fenômeno, não o craque de futebol, convém esclarecer, mas sim o da violência e da criminalidade; e ao mesmo tempo propor caminhos e soluções sustentáveis e que escapem da mesmice que há muito tem se apresentado como solução para tudo no Brasil (leia-se: a panaceia em que se transformou o direito penal, com centenas de propostas de alteração legislativa para o agravamento das penas e para a inclusão de novos tipos penais), impõe-se ver um pouco além da dogmática e de algumas verdades estabelecidas, verdades que não se sustentam ao primeiro sopro de lucidez ou de investigação crítica.

Importa, pois, além da responsabilização criminal de condutas censuráveis, entender que violência e criminalidade são assuntos de interesse também de outros setores, distintos do campo de alcance do direito penal. E que medidas em outras áreas da vida em sociedade e da ação do Estado podem promover, em muitos casos com melhores resultados, segurança, paz e justiça social.

Importa reconhecer, por exemplo, que o estímulo precoce ao consumo dessa poderosa droga que é o álcool, com a vergonhosa e absurda veiculação de campanhas publicitárias agressivas, em grande parte destinadas a crianças e adolescentes, traz conflitos e problemas de toda sorte, para o usuário, seus familiares, vizinhos e toda a comunidade ao final das contas, como no caso da tragédia fictícia acima descrita, cuja ocorrência poderia ser relatada, tal é a frequência com que acontece, em qualquer cidade brasileira, mesmo as pequenas e que estão distantes das metrópoles.

Mas importa lembrar, ainda, que soluções no regime democrático devem trilhar o caminho da garantia de direitos e não sua restrição autoritária, como por vezes testemunhamos ocorrer.

Como, por exemplo, no caso de Goiás, em que se propõe a restrição dos horários de funcionamento de bares como solução para a violência urbana ou, também, a proibição da livre expressão do pensamento, como na recente proibição à Marcha da Maconha, proibição que não tem cabimento no regime democrático.

A garantia de direitos produz harmonia social e sua efetivação traz, sim, segurança pública, paz, tolerância às diferenças.

Direitos como o acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos da criança na escola; o acesso a serviços decentes de saúde pública; o acesso facilitado à justiça ou a políticas de inclusão ao emprego, à moradia, ao lazer; o respeito à dignidade humana do delinquente e do preso.

E quanto mais o Estado brasileiro caminhar nesse sentido, menor será a necessidade da utilização da norma penal como solução principal para os conflitos da sociedade.

E o direito penal deve, assim, servir-se para o aquilo a que se destina: como ultima ratio, como resposta residual na solução dos conflitos.

Haroldo Caetano é Promotor de Justiça em Goiânia.

http://www.overmundo.com.br/overblog/sobre-futebol-cerveja-midia-e-seguranca-publica


Nota do Chicão:

O promotor começou bem. Na hora de propor... rateou.

É simples. Nosso país não precisa de estímulo ao uso de bebida alcoólica.

A escolha deve ser do cidadão.

A escolha deve ser feita sem nenhum tipo de estímulo ao consumo. Isto significa a proibição expressa de qualquer tipo de propaganda ou qualquer tipo de marketing de bebeidas alcoólicas.

Não vai resolver problemas como o do sujeito que atropelou. Mas, outros vão deixar de serem estimulados e MUITOS VÃO DEIXAR DA DAR CAGADAS MOVIDOS A ÁLCOOL.


.








.

2002, o ano que salvou o Brasil em 2009

.

Notícia do jornal Financial Times - 25-05-2009:


Jacob Zuma, da África do Sul, deveria aprender lições políticas com o defensor brasileiro dos pobres

Richard Lapper
Em Johannesburgo

"[Ele] vai ganhar a eleição... Então a crise vai ficar muito maior, e logo."

Isso poderia ter sido escrito a respeito de Jacob Zuma, novo líder da África do Sul desde a vitória eleitoral no mês passado.

Mas o colunista citado acima falava, na verdade, sobre Luiz Inácio Lula da Silva, durante os tumultuosos meses que precederam a primeira vitória eleitoral do presidente brasileiro em outubro de 2002.

Lula, é claro, virou essa previsão ao avesso, conduzindo o Brasil não somente para fora da crise, mas para um período de relativa prosperidade. E da mesma forma que os formadores de opinião estavam errados sobre o presidente brasileiro, será que não podem estar subestimando o presidente sul-africano?

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/fintimes/2009/05/25/ult579u2818.jhtm


Nota do Chicão:

Gostaria de fazer duas reflexões com vocês:

1) "A crise vai ficar MUITO maior, e logo". Em 2002 o mundo estava uma maravilha e o Brasil todo desarrumado.

A turma do PSDB, um bando de malucos protegidos pela imprensa conservadora, proibia a criação de escolas técnicas federais, proibia empresas estatais de crescerem e assim ganharem mais eficiência e produtividade, o dinheiro público praticamente sumia (mas como dinheiro não some, ia para o bolso dos muito ricos), apadrinhados políticos eram contratados (não só em cargos de assessores, mas também como professores, médicos, etc - já que praticamente não havia concurso público), o ministério da justiça era ocupado por pessoas do nível do ministro da justiça do FHC Renan Calheiros (e é lógico que a PF não tinha recursos financeiros e nem recursos humanos para fazer metade do que faz hoje).

O discurso do medo, simbolizado pela risível Regina Duarte, ganhava espaço: a crise vai ficar maior. Realmente, veio a maior crise da história do capitalismo (alguns já a consideram maior que 1929) em 2008. O mundo virou de ponta cabeça e o Brasil está firme e forte. Está sofrendo, como uma casa que resiste ao vendaval.

Graças a Deus, em 2002 o Serra não ganhou. Se elee stivesse ganho teria aplicado políticas "modernas" e hoje nós estaríamos ferrados.

Por falar em ministério da justiça ... aqui na região de Campinas, pessoas ligadíssimas ao Orestes Quércia dão como certo a indicação dele para ministro da Justiça de um possível governo Serra. Já está tudo combinado.


2) O colunista do Financial Times não conhece a imprensa brasileira. Se conhecesse não deixaria de dar boas risadas ou ficar muito preocupado.

A imprensa conservadora que fez terrorismo contra a eleição do Lula já aprontou muitas desde então.

Ela joga sempre com a emoção e com campanhas unânimes. Ou seja, o que uma fala as outras concordam. Não há divergência. Há um oligopólio amigo.

Como todo oligopólio os cidadãos entram com o "bumbum", no caso com a mente sendo impregnada de mentiras, manipulções, meias verdades e, também, verdades.

Desde 2003 o Brasil teve epidemia de febre amarela, que não exisitiu.

Teve apagão de energia, que não existiu.

Teve muito xilique contra o PROUNI, contra o Bolsa Família, contra o MST (jamais contra a invasão maciça dos grileiros emuma área do tamanho de SC, RS e PR juntos).

A tática do terrorismo continua: provocar xilique e medo em uma parcela da população.

Eles não mudam de tática.

Se não mudam de tática é porque consideram que está dando certo. Burros eles não são.

Burros são os que acreditam piamente na imprensa conservadora.


Leia também:

Juros bancários: os histéricos querem te enganar


O Lixo Reinaldo Azevedo e seus miquinhos que não pensam




.

Regina Duarte sofre de fobia aguda crônica?

.

A atriz Regina Duarte vive com medo. É uma coitada!

Agora está medo de índio.

As pessoas fóbicas buscam situações de segurança. Tipo ficar em lugares que já conhecem, com pessoas com quem já convivem. É por isto que muitas vezes tornam-se paranóicas.

O paranóico estranha tudo que é diferente.

Por exemplo: na cabeça dela só existe um tipo de proprietário: o fazendeiro, de preferência o grande fazendeiro.

Ela não entende que existe propriedade pública, que existem terras indígenas em áreas públicas, etc.

As pessoas paranóicas tendem a acreditar que os iguais são bonzinhos e os diferentes ruins.

É por isto que ela não se questiona se muitos dos seus "coleguinhas" são na realidade vigaristas que vivem de se apropriar do que é alheio.

É preciso lembrar que não é porque alguém se diz proprietário que ele é realmente proprietário.

Mas, para o fóbico e paranóico, que quer segurança, é demais pedir que analise a realidade.

Neste texto você vai ter um bom exemplo de como é feito a grilagem de terra e como depois a terra é vendida para outros que também se dizem donos, etc.

Bois piratas em floresta nacional


Regina Duarte também tem medo de índio


A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado.

“Confesso que em Dourados voltei a sentir medo”, afirmou a atriz, neste domingo (18), com referência à previsão de criação de novas reservas na região de Dourados. “O direito à propriedade é inalienável”, explicou ela, de forma curta, grossa e maravilhosamente elucidativa o que faz do BRASIL um brasil. Em verdade, ela deve estar sentindo medo desde a campanha presidencial de 2002…



Leia o resto no Blog do Sakamoto



.

sábado, 23 de maio de 2009

O Lixo Reinaldo Azevedo e seus miquinhos que não pensam

.

Não leio o tal Reinaldo Azevedo. Além de ser manipulador, ele não se encaixa no meu conceito de pessoa ética.

Ele tinha uma revista porcaria, que recebia MUITO DINHEIRO da gestão Alckmin. Foi tanto dinheiro que sofreu investigação. É lógico que o dinheiro chegou porque o tal Reinaldo não desgruda do saco do PSDB nem um segundo. O Serra, por exemplo, deve estar até contundido, coitado!

Coincidência ou não, foi secar a fonte do governo do Estado de São Paulo que a revista fechou.

Ele descobriu um novo mercado para ganhar dinheiro: falar mal do Lula e do PT.

Em 13 de novembro de 2008 escreveu um texto que seus miquinhos insistem em mandar para mim. O texto fala da Petrobras, fala um monte de merda. Leia você trechos:

"A Petrobras anunciou anteontem um lucro fabuloso, vocês sabem: nada menos de
R$ 10,852 bilhões no terceiro trimestre... A ação preferencial da Petrobras encerrou com queda de 13,75%, a R$ 20,62. Segundo levantamento da Economática, foi a maior
queda da ação em um pregão desde janeiro de 99. O papel ON da estatal caiu
13,25%
".

O que o Reinaldo diz é que apesar do lucro da empresa ter subido, as ações cairam muito. A partir daí ele tenta ser dígno do título do texto: "A Petrobras em ritmo de país dos petralhas".

O sujeito é tão ignorante que NÃO sabe que havia uma grande quantidade de investidores posicionados, prontos para venderem suas ações e realizarem lucros. Especulação pura! Alguém duvida que há muita especulação na Bolsa de Valores?

Ele disse que a Petrobrás é muito mal administrada. Traçou um cenário de horror. Disse que falou com um especialista que disse que era uma tragédia. E por aí vai.

O tal Reinaldo só esqueceu de combinar com o resto do planeta.

Se tudo estivesse tão ruim como ele diz, porque as ações da Petrobrás (PETR4)estariam hoje em R$ 32,87?

Observe bem: um AUMENTO de aproximadamente 60%. SESSENTA POR CENTO.

Na certa deve existir um monte de malucos ao redor do mundo dispostos a perder dinheiro com a Petrobrás.

Sim, porque o planeta deve estar errado e o lixo do Reinaldo Azevedo deve estar certo. Pelo menos esta deve ser a opinião dos seus miquinhos que não pensam, que insistem em mandar este texto para as pessoas.

Observe o que o sujeito, amigo do Alckmin e do Serra disse e seus miquinhos repetem:

"Também houve aumento do endividamento líquido — R$ 7 bilhões. Aumento de despesas e custos e resultado decepcionante num trimestre em que o preço médio do barril ficou em US$ 100? E como será, então, o quarto, quando a tendência é ficar abaixo de US$60 — fechou ontem pouco acima de US$ 56"?

O elemento não sabe que a Petrobras está investindo MUITO. Está investindo Bilhões de dólares? Que empresa investe sem financiamento? A empresa financia, aumenta a dívida, e depois paga com a renda do seu novo empreendimento.

Alguns dias atrás o Lula inaugurou em Paulínea-SP, uma fábrica da Petrobrás. A empresa investiu 275 milhões de dólares. Ela financiou esta nova fábrica.

É tão simples.

A empresa que investe pega financiamento (faz dívida) e depois paga. É assim no mundo inteiro. Mas, para o lixo do autor, isto é um escândalo. Como disse o especialista que ele consultou: é uma "tragédia".

Os miquinhos que leem os textos dele NÃO RACIOCINAM, então é fácil engana-los.

Leia o texto: Ação da Petrobras lidera sugestões pelo décimo sexto mês consecutivo O texto diz que das 17 corretoras consultadas, 13 orientam seus clientes a comprarem ações da Petrobras.

O que significa isto: os jornais e revistas conservadores selecionam seus entrevistados. Falou bem da Petrobras, do governo Lula e do PT, nunca mais aparece nestes jornais.

Os miquinhos leem estes jornais e revistas e acreditam piamente no que leem.

Há 16 meses as ações da Petrobras são as mais indicadas, inclusive na época que o lixo Reinaldo Azevedo escreveu seu texto. E também depois que ele escreveu o texto.

Hoje as ações valem 60% a mais.

Pessoas, empresas e fundos de todo o planeta compram as ações da Petrobras.

Porque será?

Se você é um miquinho, faça um esforço para não ser mais. Este é o conselho do Blog do Chicão.


Outro lixo que vocês devem tomar cuidado chama-se Mailson da Nóbrega. Leia o texto:
Juros bancários: os histéricos querem te enganar

Leia também:

Mentiras do José Serra, enganação da mídia conservadora


Imprensa conservadora faz a cabeça até dos analistas dos bancos


Aumento de gastos com o funcionalismo em SP, MG e no Brasil



.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Itautrade: corretora do Itaú acredita nos jornais conservadores e orienta mal os clientes

.

Quando o governo resolveu mudar a diretoria do banco do Brasil, algumas semanas atrás, a imprensa conservadora reagiu UNANIMAMENTE como sempre: aparelhamento, irresponsabilidade, politicagem, vão acabar com o banco, etc.

Alguns diretores são ligados ao PT. Quem lê o Blog do Chicão foi informado de que eram pessoas muito bem preparadas, funcionários de carreira do banco.

Muita gente foi na onda do PIG (Partido da Imprensa Golpista), vendeu as ações, ficou com medo de investir no banco do Brasil.

Eu avisei: o Banco é bem organizado, sólido, com ótimos recursos humanos.

Quem me escutou foi lá, comprou ações do banco e lucrou.

Os que acreditaram no PIG se ferraram, ficaram cheios de negatividades e estão até hoje falado mal do PT, sem saber da realidade (são miquinhos que desistiram de raciocinar).

Mesmo analistas de bancos foram na onda do PIG. Se lessem o Blog do Chicão teriam sido melhor informados.

Veja este trecho da analista do ITAUTRADE, a corretora do Banco Itaú, orientando os correntistas da corretora a INVESTIR no banco do Brasil e "pedindo desculpas" (BBAS3 é a ação do banco do Brasil):

"Aumentando a exposição ao setor bancário (BBDC4 e BBAS3): Acreditamos que o obstáculo crucial para o crédito (principalmente o corporativo) no Brasil foi superado ... A redução do risco de refinanciamento, juntamente com uma taxa de juros mais baixa, podem levar a uma surpresa positiva no crescimento da carteira de empréstimos. Finalmente, reconhecemos que nossos receios em relação ao risco político foram exagerados, como evidenciado pela recente PERFORMANCE do BBAS. Sendo assim, estamos elevando nossa exposição ao setor bancário de volta a neutro.

Meus amigos, já cansei de ganhar dinheiro por fazer exatamente o contrário do que estes incautos de mente dominada pelo PIG dizem.

Muita gente perdeu dinheiro por acreditar no PIG, na imprensa conservadora.

Deveriam processar os "jornalistas" do PIG.


Leia aqui, mais uma manipulação do PIG, para enganar bobos:

Juros bancários: os histéricos querem te enganar

O Lixo Reinaldo Azevedo e seus miquinhos que não pensam


.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Deputado britânico paga ilha para patos com verba pública

.


Londres, 21 mai (EFE).- O deputado conservador Sir Peter Viggers protagoniza o último escândalo dos parlamentares britânicos ao pagar com o dinheiro dos contribuintes as despesas da construção de uma ilha flutuante para patos em seu sítio.

Segundo o jornal conservador "The Daily Telegraph", Viggers pediu o equivalente a 1,85 mil euros para uma ilha flutuante no tanque de sua casa de campo, além de outros 33 mil euros para despesas de jardinagem.

O Partido Conservador divulgou um comunicado para anunciar que o deputado não se apresentará à reeleição, a pedido do líder da legenda, David Cameron.

Já a ex-ministra da Educação Ruth Kelly pediu uma verba de milhares de libras para reformar sua casa após uma inundação, embora a residência estivesse sobre proteção de um seguro.

O escândalo dos abusos veio à tona em 8 de maio pelo " Daily Telegraph", que desde então publica diariamente revelações sobre despesas e pedidos de dinheiro indevidos de deputados de todos os partidos.

Segundo o diário, os deputados também reivindicaram verba para comprar comida de cachorro, almofadas, roupas femininas, fraldas e para reformar piscinas.

Original está aqui


Nota do Chicão:

Poder sem transparência instantânea pela internet é poder que aos poucos vai perdendo o controle.

É assim aqui no Brasil e no mundo.

Não adianta xingar seres humanos que são IGUAIZINHOS a nós.

Temos que buscar soluções racionais e sensatas.

A melhor solução, na minha opinião, é a seguinte: cada um destes requerimentos devem estar disponíveis na internet, organizados. Devem trazer a justificativa detalhada do gasto. Após o uso deve-se dar publicidade à nota fiscal, etc. Se for obra pública deve estar disponível fotos, gravações, contratos, etc.

Por fim, o mais importante, a socieade civil deve se organizar para fiscalizar e vigiar.

A democracia se faz através de múltiplos controles. Estes múltiplos controles tem a função de tornar claro, o que estava escondido.

O pior das impunidades é o que fica escondido.


É bom relembrar: a imprensa conservadora está escondendo o caso do jatinho que o Senador Tasso Jereissati alugou e INSISTE em continuar alugando com dinheiro PÚBLICO.

Leia mais:

O Jatinho do Tasso Jereissati está sendo esquecido



.

Petrobras: Muito além de 2010

.

Mair Pena Neto, Direto da Redação

“A disputa pelo petróleo já levou a várias guerras no mundo, golpes de Estado, criação de governos títeres, assassinatos e outras operações escusas. Tudo isso já foi retratado em livros e filmes, como o recente Syriana, com George Clooney no papel de um agente da CIA. Por isso, a criação da CPI da Petrobras não pode ser vista apenas pelo viés eleitoral brasileiro, se bem que ele importa e muito.

Mas isso até a grande mídia reconhece. O ataque organizado à maior empresa brasileira, que se mantém importante e eficiente mesmo em mãos do Estado, deve ser entendido dentro de uma perspectiva mais ampla de ganância pelo petróleo brasileiro no momento em que foi anunciada ao mundo a descoberta de uma das maiores reservas de todos os tempos, na área do pré-sal.

Seria ingenuidade achar que as grandes corporações petrolíferas e seus representantes não estariam de olho nesta riqueza brasileira, capaz de transformar o país em um dos maiores produtores mundiais. E para botar a mão nela é preciso agir o quanto antes e com a maior eficiência.

O tempo dos golpes de Estado financiados pelas petroleiras ficou para trás e as conspirações precisam ser mais ardilosas. O atual governo interrompeu um processo de privatizações, embora não tenha sido tão eficaz em relação aos leilões de novas áreas de petróleo, mas sinalizou firme quanto ao pré-sal, buscando assegurar a primazia nacional, seja por meio da Petrobras ou de uma empresa a ser criada exclusivamente para administrar estas novas reservas.”

http://www.diretodaredacao.com/site/noticias/index.php?not=4542




.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bois piratas em floresta nacional

.

Este texto é importante para quem saber como funciona a grilagem de terra. Coloquei em negrito as partes que interessam.

O textoa está abaixo:

Começa a retirada de 35 mil animais em Bom Futuro (RO). Fazendeiros não serão multados [o que é uma pena]

PORTO VELHO

Uma árvore a cada 15 minutos. Esse é o ritmo de desmatamento na Floresta Nacional Bom Futuro, em Rondônia, que já teve um terço dos seus 270 mil hectares de mata nativa desmatado. Se o ritmo da devastação permanecer nesse patamar, a floresta acabará em dez anos. Para tentar mudar esse quadro, o Ministério do Meio Ambiente começou a cumprir uma decisão da Justiça Federal que exige a remoção de 35.000 cabeças de gado criadas dentro da floresta. Cerca de 30 dos 50 proprietários de gado da região já foram notificados. Eles terão um prazo mínimo de seis meses para retirar os animais. E, ao contrário do que prevê a Lei de Crimes Ambientais, não serão multados pela prática ilegal.

A extração ilegal de madeira e pecuária de corte são as principais responsáveis pelas áreas degradadas. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve ontem em Bom Futuro para autuar uma fazenda com 400 bois. A proprietária do gado, Juliane Rocha de Oliveira, 27 anos, explicou que está no local há 12 anos e mostrou-se indignada com autuação, que recusou-se a assinar.

Indenizações

– Não dá para pegar outra área e fazer de reserva? – perguntou ao ministro. – Quando chegamos, há 12 anos, não havia placa avisando que era floresta. Só encontramos malária por aqui. Para onde vamos?

Segundo Juliane, ela e o marido, Cleuvas Almeida de Oliveira, compraram a terra de uma pessoa que chegou primeiro e "limpou" a área. Como as terras são da União, não há documento que comprove a transação, feita "olho a olho".

Para Juliane, se o governo federal pagasse para que as pessoas preservassem as matas, o desmatamento acabaria. Ela também perguntou ao ministro se existe a possibilidade dos donos de rebanho receberem pelas "benfeitorias" que fizeram nas terras em que ocupam. E calcula que sua indenização seria de R$ 500 mil.

–Indenizações serão estudadas – respondeu o ministro. – Mas não sei em que medida um curral vai gerar indenização.

– É uma situação desagradável - completou o ministro. – A senhora é uma pessoa de bem, mas a lei vale para todos. Então vocês vão ter que retirar o gado.

Minc ressaltou que, por ora, não existem planos para tirar as 3.500 pessoas que vivem na floresta em comunidades que contam com 18 escolas e 14 igrejas. Afirmou ainda que se o gado for retirado, mesmo sem o pagamento de multas, a ação já valeu porque o foco agora é o desmatamento zero.

Operação semelhante começou a ser realizada na região em 2003, mas a insurgência da população, insuflada, segundo o ministro, pelos grandes proprietários e políticos donos de rebanho, causou a interrupção da mesma.

Criada em 1988, a floresta Bom Futuro começou a ser desmatada em 1995 quando foi criado o assentamento Menezes Filho, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As invasões se intensificaram em 1996 e, em 1997, outra assentamento, o Santa Cruz, foi criado dentro da área.

Apesar da intervenção em 2003 ter sido suspensa, as madeireiras que encontravam-se dentro da floresta foram retiradas. Elas eram responsáveis pela saída diária de pelo menos 20 caminhões com 20 mil metros cúbicos de madeira cada um. A atual operação também pretende fiscalizar as 30 madeireiras que ficam ao redor da floresta. Duas foram fechadas nos últimos dias.

Ao todo, 364 pessoas participam da operação. Além de acompanhar a retirada do gado e coibir a retirada de madeira, eles precisam impedir que novas famílias cheguem para ocupar terras.

Jornal do Brasil - 20/05/2009


Nota do Chicão:

O que vocês estão vendo é o efeito de uma reserva ecológica de papel. Aquela que só existe no papel. Este tipo de lugar tem que vigiado, demarcado, homologado, etc.

Principalmente tem que ser fiscalizado. Ou seja, depois que é criada a reserva existe a necessidade de funcionários e gastos de custeio.

Se não vira esta bagunça onde invasora, desmatadora pede indenização.


Leia também:

Mais mil fiscais para proteger a natureza. Mais mil novos funcionários públicos



.

Perdigão e Sadia, a vitória da competência dos fundos de pensão

.

Alguns anos atrás a Sadia quis comprar a Perdigão. As matérias dos jornais conservadores deixavam claro que a empresa que queria comprar era mais competente porque era ligada à iniciativa privada. A outra, a Perdigão, seria piorzinha pois era gerida pelos fundos de pensão.

A lógica é esta: usar todas as notícias para fazer a cabeça dos incautos. O problema da Perdigão eram os fundos de pensão, diziam. O problema dos fundos de pensão são os Petistas que estão nas suas direções.

O tempo passou, companhias privadas quebradas pelo mundo inteiro e TRILHÕES de dólares sendo gastos pelos governos para salvar estas empresas.

Aqui no Brasil a gestão da Perdigão é melhor, mais equilibrada e dinâmica. A Sadia tem uma GESTÃO pior. Durante um tempo a Sadia ganhou dinheiro no câmbio, depois perdeu dinheiro. Aí ficou claro as fragilidades da empresa Sadia.

Agora a Perdigão está incorporando a Sadia. A nova empresa tem 62% da Perdigão e 38% da Sadia.

Os fundos de pensão estatais, sob a gerência dos Petistas (que aliás são preparados para o cargo e defendem com "unhas e dentes" o dinheiro dos funcionários) estão ganhando rios de dinheiro, estão mais sólidos, com melhor governança e mais tansparência.

Notícia boa, que vai contra a ideologia da Grande Aliança Conservadora, não é publicada. O Blog do Chicão publica, aqui você fica sabendo o que não interessa aos conservadores.

Veja esta notícia do jornal conservador O Estado de São Paulo:

"Os fundos de pensão - que controlam a Perdigão - e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planejam comprar pelo menos 50% - se possível até 65% - das ações a serem emitidas até o fim de julho pela Brasil Foods, a companhia formada por Sadia e Perdigão. A oferta dos papéis para reforçar a companhia deverá atingir R$ 4 bilhões. Com essa compra agressiva, os fundos querem ampliar, de 26% para 35%, sua participação no capital total da nova empresa. O BNDES ficaria com algo como 9%. Juntos, passariam a ter 44% da Brasil Foods".


"Os fundos contam com o BNDES para criar um grupo de acionistas afinado e forte o suficiente para definir os rumos da Brasil Foods, sem depender de outros sócios. Pertencentes a estatais, são liderados pela Previ, do Banco do Brasil. Deverão investir de R$ 1,3 bilhão a R$ 2 bilhões".


PS: os jornais conservadores querem passar a ilusão de que o problema da Sadia foi apenas o prejuízo do câmbio. Não acredite nisto. Isto foi a ponta do iceberg de uma empresa que estava mal gerida, mal organizada e com planejamento estratégico ruim.



Receba as mensagens do Blog do Chicão diretamente no seu email.

Se associe ao grupo de notícias do Chicão,
é só mandar um email para:
noticias_chicao-subscribe@yahoogrupos.com.br


.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Mais mil fiscais para proteger a natureza. Mais mil novos funcionários públicos.

.


Minc não consegue todo o efetivo de proteção à Amazônia

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, perdeu duas brigas dentro do governo para aumentar o efetivo de combatentes aos desmatamentos na Amazônia. Dos 3 mil novos funcionários que pretendia contratar para cuidar das reservas florestais amazônicas, ele conseguiu arrancar da equipe econômica apenas 1 mil. E sua intenção de criar a Guarda Florestal Nacional ficou só na intenção. Não poderá criá-la.

Desse modo, com um terço da força que pretendia, Minc terá, neste ano, 550 novos fiscais para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 450 para o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. A Guarda Florestal não prosperou porque, para criá-la, seria necessário mudar a Constituição. E o governo não quis arrumar briga com a oposição e com partidos aliados em votação tão difícil, que exige o voto favorável de 308 dos 513 deputados e de 49 dos 81 senadores.

Afinal, adversários dos que vigiam o meio ambiente existem em todos os partidos e, no momento, há uma forte movimentação entre parlamentares de oposição e da base do governo para mudar o Código Florestal. Até estudos de cientistas da Empresa Brasileira de Pecuária e Agricultura (Embrapa), que afirmam ser o Código uma ameaça ao plantio de grãos e à criação de gado estão sendo usados pelos ruralistas. Eles querem ainda flexibilizar o Código, deixando para os Estados a decisão quanto ao tamanho da reserva legal dos vários biomas, além das áreas de preservação permanente.

Santa Catarina, cujo governador é o aliado Luiz Henrique (PMDB), já fez um código ambiental para o Estado que confronta o federal. Exige, por exemplo, conservação de cinco metros de mata ciliar nas propriedades abaixo de 50 hectares, enquanto o florestal federal determina 30 metros. A aprovação do código de Santa Catarina criou uma crise entre Luiz Henrique e Carlos Minc. Os dois até se ameaçaram publicamente.

"Fui muito pressionado pelo ministro Carlos Minc, mas não deu para ceder mais do que 1 mil vagas para o ministério", disse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

O Ministério do Meio Ambiente engoliu a derrota, por enquanto, mas promete lutar. De acordo com a assessoria do ministro Minc, as 1 mil vagas serão abertas neste ano e servirão para um reforço substancial às reservas florestais, na Amazônia Legal. Nos anos seguintes, o ministério continuará a correr atrás de autorização para contratar novos agentes. Quanto à criação da Guarda Florestal, nessa ideia houve um refluxo. Minc, que via na sua criação a salvação do meio ambiente, convenceu-se de que não dá para mudar a Constituição. (Fonte: João Domingos/ Estadão Online)


Nota do Chicão:

Meu texto Boa Notícia: Lula anula enxugamento de servidores públicos após o Plano Real causou indignação em alguns incautos. Recebi um email em que o sujeito dizia que haviam sido contratados apenas sindicalistas do PT. Recebi um monte de bobagem de pessoas que não refletem e nem avaliam a realidade.

O texto acima chegou em boa hora. Faltam fiscais para o IBAMA e para o instituto Chico Mendes (que cuida das reservas florestais).

Contratar mil fiscais para estes órgãos é MUITO BOM.

É ruim para quem defende a impunidade.

É ruim para quem vai atrás de estatísticas de jornais conservadores.

Eu digo: o importante é saber quais funções estas pessoas vão cumprir. Neste caso é uma função MUITO IMPORTANTE.

Observe bem a loucura: o FHC deixou o IBAMA completamente desaparelhado, desarticulado, desorganizado e sem pessoal (funcionários). O elemento FHC ficou numa boa quando o assunto é estatística. A manchete dos jornais conservadores realçam sua "capacidade" administrativa, pois ele diminuiu a quantidade de funcionários públicos (Às custas da destruição da prestação de serviços do IBAMA, das universidades, do inss, ...).

O FHC também é felicitado pelos grileiros, desmatadores, traficantes e outros bandidos em geral.

Quando o Lula entrou e fez uma pequena recomposição do quadro de funcionários do IBAMA a coisa inverteu. Afinal, colocar fiscal para fiscalizar desmatamento gera custo (o tal custeio), aumenta os gastos com viagens (afinal, ninguém fiscaliza de dentro do escritório), hospedagens e outros atributos que são próprios da FUNÇÃO de fiscalização e proteção ao meio-ambiente.

Com estas novas contratações o governo do PT vai ficar pior ainda nas estatísticas dos jornais conservadores.

Eu fico feliz que o dinheiro do meu imposto esteja sendo gasto assim. Acho que é um bom uso.

Gostaria que tivessem autorizado a contratação de mais fiscais. Sou daqueles que querem atormentar a vida de quem quer destruir a natureza. E para isto é necessário a fiscalização.

Para fiscalizar é necessário contratar pessoal e aumentar o gasto de custeio.

Pois só na cabeça de quem é dominado pela mídia é que gasto de custeio é algo horrível.

Afinal manter hospitais, escolas, e outros, é gasto de custeio. Pagar os medicamentos de uma UTI é gasto de custeio. Pagar as operações da PF é gasto de custeio.

O que importa não é a quantidade de funcionários e sim a função que desempenham.

Não deixe sua mente ser dominada.





.

Palavrões nos livros didáticos: a educação no governo Serra é uma zona

.

São Paulo já teve três secretários de educação desde que o José Serra assumiu o governo. Este é o retrato da bagunça da educação.

Escolas abandonadas, falta de professores, livros didáticos mal feitos, compras de toneladas de revistas da editora Abril. Um caos!

É tudo mal feito. Praticamente mas não há treinamento de professores. O que faz então: cria-se uma escola. Pose para fotos, reportagens nas revistas que ele manda comprar, discursos, planos, idéias. Nada sai direito. Os professores continuam sem treinamento. Nada é bem feito.

A ex-secretária disse que 60% das escolas estaduais precisam de grandes reformas. É um número baixo, conservador. Mas, e o investimento para estas reformas? É pouco, muito pouco.

Fazer funcionar bem o que já existe não dá voto. Não vira reportagem de revista e jornal.

O novo Maluf de São Paulo abandonou o que já existe para criar algumas escolas técnicas. Abandonou milhões de crianças.

Para fazer marketing, o Serra abriu mão dos livros didáticos, que ele recebe de graça e resolveu investir em apostilas. Como tudo do governo dele SÃO MUITO MAL FEITAS.

A porcaria das apostilas contém um monte de erros.

Agora apareceram livros com palavrões, livros dirigidas a crianças de 9 anos. Além de palavrões existem imagens totalmente erradas. Por exemplo: aparece a ilustração de um jogador enfiando o dedo no ânus de outro. "Muito" didático!

O conteúdo é péssimo independentemente dos palavrões. Os palavrões são apenas a ponta do iceberg.

O CONTEÚDO É PORCARIA. Mal feito, mal organizado.

É uma pena!

Estão de brincadeira com nosso estado e com o nosso país.

Basta de incompetência, senhor Serra.


PS: A saúde no governo de São Paulo também piorou. Veja a história da Luciana, que viajou mais de 300 kilômetros par fazer um exame simples no ouvido e não conseguiu fazer.


Chuíça(*): transporte é o pior do Brasil. A saúde e a educação também Texto do site Conversa Afiada



.

domingo, 17 de maio de 2009

Boa Notícia: Lula anula enxugamento de servidores públicos após o Plano Real

.

Hoje saiu uma daquelas notícias malucas onde o que é bom vira ruim.

A questão é: para que existe governo? Para prestar serviços à população, penso eu.

O jornal diz [o Blog do Chicão comenta entre colchetes]:

"Funcionalismo federal foi reduzido a 599 mil pessoas no fim do governo FHC, mas voltou à marca de 671 mil em 2008. [Isto não é ruim e nem bom. Depende das FUNÇÕES de quem foi admitido como funcionário.]

"Principal motor da expansão, Poder Executivo responde hoje por 85% do quadro, mas Legislativo e Judiciário também ampliaram vagas". [Se falta juiz para julgar é justo que se faça CONCURSO para contratar mais. Só quem busca a impunidade acha ruim este tipo de concurso. O bom é que na era FHC NÃO havia dinheiro para atingir tal objetivo e AGORA TEM.]


"Com um novo salto do número de servidores no ano passado, o quadro de pessoal da União reverteu todo o processo de enxugamento sofrido a partir do Plano Real.[Enxugamento? A questão é: funcionário público não paga propina. Empresa de terceirização de mão de obra paga. O deputado (ex-DEM) do castelo fez fortuna com estas terceirizações. Outro dado deste mentiroso enxugamento é a não reposição de funcionários públicos essenciais, como professores e outros. Este texto explica como isto funcionava: A educação na época do ex-ministro Paulo Renato ]

"Graças, sobretudo, ao impulso da política de contratações do governo Lula, o funcionalismo federal superou pela primeira vez as dimensões contabilizadas em 1995, ponto de partida das estatísticas disponíveis para os três Poderes.[Qual o problema com o número de funcionários? Se o cara é admitido para carimbar papéis é ruim. Outras contratações são boas. Veja bem: o governo federal criou algumas penitenciárias de segurança máxima. Isto é bom. As penitenciárias precisam de muitos funcionários para funcionar. Me parece tão óbvio... Não é número que importa, mas as funções desempenhadas.]

"Os dados pesquisados pela Folha mostram um caso raro, talvez único, em que as políticas das administrações tucana e petista seguiram caminhos diametralmente opostos". [São opostas, sim. Na era FHC chegaram a fazer leis dificultando a expansão das escolas técnicas federais. NÃO FOI FEITO NENHUM CONCURSO para contratação de professores e técnicos para estas escolas. O PT repôs os professores que faltavam e está batendo récordes de criação de escolas técnicas federais. Quem vai contratar mais? Quem está ajudando verdadeiramente este país?]

"Ao longo dos oito anos de FHC (1995-2002), a quantidade de servidores civis na ativa caiu de 661,1 mil para 598,5 mil". [Caiu? Ou não admitiram por concurso (contrataram apadrinhados políticos sem concurso)? Ou deixaram sem prestação de serviços? Veja o caso dos médicos do INSS. Não fizeram concurso. Terceirizaram o serviço de alguns médicos (indicados por quem?) e explodiram as fraudes; além do mau atendimento que demorava meses e as pessoas ficavam sem receber, passando fome. No atual governo foi feito concurso para médicos do INSS. Hoje os doentes marcam por telefone e as perícias acontecem no prazo. Isto é prestar serviço para a população. Hoje mais de 90% das aposentadorias saem em até dois meses. O governo do PT investiu no INSS, inclusive contratando funcionários. Isto é ruim? Ou é isto que nós queremos? Porque NÃO HAVIA dinheiro para estas contratações no governo FHC e agora existe? Porque antes ia muito mais dinheiro pagamento de juros e agora uma parte volta em benefícios da sociedade - gerando empregos e melhorando o atendimento. Numa situação o dinheiro ia para o bolso dos MUITO RICOS. Agora ele vira benefício para a população.]

"Sob Lula, o número iniciou uma trajetória de alta que parecia haver se estabilizado desde o final do primeiro mandato, mas chegou a 670,8 mil no ano passado com o acréscimo de quase 11 mil contratados na administração direta, nas autarquias e nas fundações". [faça as contas: 670,8 mil menos 598,5 mil é igual a 72,3 mil - este foi o aumento. O próprio jornal diz que foram contratados 33,5 mil professores e técnicos para as UNIVERSIDADES. Ou seja, quase a metade é de profissional para as universidades. Isto é bom. Faltou o jornal colocar os muitos milhares de professores e técnicos que foram e estão sendo admitidos por concurso para as escolas técnicas. Além de policiais, etc.]

"Trata-se de um contingente equivalente a toda a população de Santo André (SP), ou mais de seis vezes o corpo de funcionários do Itaú-Unibanco, candidato à condição de maior empregador privado do país". [E daí? Comparação boba! O que importa é a FUNÇÃO. Em outra reportagem o jornal fala que o número de auxiliares ficou praticamente igual. Função auxiliar é aquela típica de "carimbador", que cuida da burocracia. Diz o jornal que "os servidores de nível auxiliar passaram de 24,6 mil, em 2002, para 25,3 mil no ano passado". Aumentou 700 pessoas. Levando em consideração a criação de universidades, escolas técnicas, presídios, entre outros, é um número muito bom. Estes são serviços que demandam burocracia (nota de aluno, requerimento, etc). O número baixo demonstra que foram realocados funcionários de onde havia excedente para onde faltava.]

"Legislativo e Judiciário -além do Ministério Público, que tem autonomia orçamentária- expandiram quadros até 2006". [Legislativo dá nojo. O judiciário federal expandiu bastante, não tanto quanto eu gostaria. Isto significa a realização de concursos públicos para realizar este AUMENTO de serviços prestados. O dinheiro que sumia na mão da turma do PSDB, hoje é investido no lugar certo. Uma boa notícia para o Brasil. Espero que continue assim.]

"Tanto reduzir como elevar a quantidade de servidores são estratégias de longo prazo, que demandam uma ação deliberada do governo. No primeiro caso, como é quase impossível impor demissões ao funcionalismo, resta fazer contratações em número inferior ao das aposentadorias; no segundo, acelerar os concursos públicos". [Foi o que o FHC fez. Eles não se importavam em construir hidrelétricas, então para que ter pessoal qualificado para prover o país de licença ambiental? Hoje, com o Brasil querendo construir muitas usinas é necessário contratar pessoal par esta área. O BNDES emprestava MUITO MENOS que empresta hoje. No governo do PT ele empresta muito mais que 4 vezes. É natural que o BNDES tenha UM POUCO MAIS de funcionários. A pergunta é: porque no governo do PSDB nunca tinha dinheiro para nada? Não tinha dinheiro nem para funcionários essenciais, como polícia federal, juízes, procuradores, professores, etc. O dinheiro SUMIA e ainda tem pessoas de mente boba que elogiam esta situação horrível do PSDB - dinheiro some, funcionários públicos essenciais raleiam e os MUITO ricos ficam com a grana.]

[É importante lembrar que o melhor investimento que o Brasil faz não é em pontes. É em educação, em justiça e em saúde. TODAS SÃO ÁREAS QUE DEMANDAM MUITOS FUNCIONÁRIOS. Existe muito à fazer para melhorar a produtividade dos funcionários públicos brasileiros. O que não podemos é acreditar no discurso dos conservadores que querem organizar o Brasil para o dinheiro público sempre ir para o bolso deles. Leiam este texto: A sede de poder da classe alta (lei de incentivo a cultura) ]


Leiam os textos:

Aumento de gastos com o funcionalismo em SP, MG e no Brasil


Mentiras do José Serra, enganação da mídia conservadora



Comentário do Alexandre Porto:

É a demonização do custeio; o custeio que em geral beneficia justamente
os mais pobres,
os que mais precisam do estado.

Repare nesses números:

Licenças ambientais Ibama;

FHC II - 154 licenças/ano (99/02)
Lula I - 220 licenças/ano (03/06)
Lula II - 417 licenças/ano (07/08)

Isso custeio; e precisa de gente qualificada, inclusive para fiscalizar o
andamento dos termos de ajustamento de conduta.


Foi autorizada abertura de 1.000 vagas para IBAMA e ICMBIO (Instituto Chico Mendes, que cuida das reservas ecológicas) em 2009; O
ministério pediu 3.000. Para a Amazônia aquela regi€ ¦ão que todo mundo adora
dizer que quer preservar, mas .... desde que n€ ¦ão aumente os "gastos" do
governo.

E quando se fala em terceirização, que tal lembrar de uma plataforma que
hoje descansa em berço esplêndido no fundo do mar?

Alexandre Porto



.

Traiam, mintam, desqualifiquem.

.

"Traiam, mintam, desqualifiquem. Não se preocupem com o país, babacas, se preocupem em vencer o inimigo com todas as armas, até com cortador de unha. Esta CPI é a quimioterapia que o Brasil está precisando para se livrar do câncer petista".

O conselho acima é dado por um dos blogs "mais queridos" da direita conservadora nacional.

Agora eu entendo a quantidade de email mentirosos, absurdos e enganadores que recebo sobre o Governo federal e o PT.

É estratégia deliberada.

Acho que mais uma vez vão quebrar a cara. Eu estudo há vários anos os balanços da Petrobras (com S, pois somos nacionalistas) e sei que o aumento de investimentos e rentabilidade foi MUITO SIGNIFICATIVO depois que saíram de lá os vendilhões da pátria do PSDB, DEM e PPS. Este é um dos maiores indícios de honestidade ou de que a bandalheira diminuiu MUITO.

Para quem não se lembra, houve uma época em que a Petrobras começou a ter um acindente atrás do outro (anos FHC). Coincidentemente, foi na época em que estavam em campanha para privatiza-la.

Foi uma mistura de sabotagem, incompetência e terceirização irresponsável (a terceirização, além de facilitar a corrupção, tem a função de maquiar números - dizer que há menos funcionários e que por isto ela é "bem gerida").

Depois que o governo do PT assumiu a Petrobrás os acidentes diminuíram muito.

Lembra o tal apagão aéreo? Em pleno apagão aéreo teve um colapaso do sistema de proteção ao voo, se não me engano, na Amazônia. Foi um curto-circuito. Nem o esquema de emergência funcionou. Este acidente nunca havia acontecido antes, não aconteceu depois. Será que foi "coincidência" ter acontecido em plena campanha do apagão?

A campanha de mentira traição e enganação que o Blog da direita conservadora propõem já está em ação a muito tempo.

A diferença é que antes era às escondidas. Agora é às claras, com vários "militantes da mentira", que divulgam e inventam sem dó.

Os que lêem o Blog do Chicão sabem que não divulgo nada aqui que não possa provar. Eu não gosto do Serra (o novo Maluf), Aécio e destes tipos de vendedores da pátria. Mas, jamais vou cair no ERRO de me tornar IGUAL a eles.

Temos que ser duro, mas verdadeiros e responsáveis.


O texto do blog você encontra aqui.




.

sábado, 16 de maio de 2009

Imperador Julius Serra e as CPIs

.






.

Transgênicos e direito dos consumidores

.

A propaganda dos grande grupos econômicos a favor dos transgênicos sempre apregoou a superioridade econômica deste plantio.

Dinheiro! Este é o canto da sereia.

Os transgênicos são vendidos como um produto de tecnologia, portanto mais confiável. Quem é contra é porque tem medo do novo e do moderno.

Abaixo trechos de um texto da Gazeta Mercantil:

"O custo de produção da soja não transgênica na última safra foi de 35,06 sacas por hectare, uma substancial economia de 7,37% em relação ao custo de produção da soja transgênica, que ficou em 37,85 sacas por hectare".

"Desde a liberação do cultivo da soja geneticamente modificada no Brasil - a chamada soja transgênica -, rios de tinta e toneladas de papel foram consumidos, destacando-se a superioridade técnica da novidade agronômica, a ponto de diversas vozes profetizarem o fim dos cultivos convencionais. Discussões ideológicas à parte, tais afirmações incorrem em evidente exagero. Se os produtos geneticamente modificados apresentam inegáveis vantagens, o fato é que as culturas convencionais não apenas têm espaço assegurado no cenário da produção agrícola brasileira, como também são aquelas que efetivamente maior valor agregam ao agronegócio nacional".

"Com isso, o Brasil figura na liderança mundial da produção e exportação de produtos não transgênicos, posição que, mais do que ser motivo de orgulho, é um diferencial de mercado que merece ser preservado por conta de suas vantagens econômicas. Isso porque os principais países do mercado europeu fazem sérias restrições ao cultivo e à comercialização de grãos geneticamente modificados por razões de biossegurança e ambientais, posição adotada por outras nações asiáticas. E, o mais importante, pagam substanciais prêmios para ter acesso a esses produtos diferenciados".

"Para assegurarem a identidade dos grãos não geneticamente modificados que exportam, indústrias e traders arcam com os custos de segregação da produção - o chamado "Hard Identity Preserved", contratando empresas certificadoras independentes, internacionalmente reconhecidas, que atestam a qualidade e a sanidade da produção em todos os seus estágios, do plantio ao transporte, do processamento ao embarque. Mais ainda: ganham os agricultores que optam pelo cultivo de não transgênicos porque as indústrias e traders que investem neste modelo de produção repassam a eles parte de seus prêmios. Na safra que acaba de ser colhida, cooperativas e agroindústrias pagaram prêmios de até R$ 2 por saca".

"Seu interesse repousa não apenas no diferencial de mercado que representa, mas também por constituir reserva genética estratégica como alternativa para a ocorrência de fatores imprevistos na produção de grãos geneticamente modificados".

"Tal desempenho derruba o mito de que as culturas tradicionais são "atrasadas" e "ultrapassadas". Na verdade, os grãos não transgênicos carregam elevada carga de tecnologia, a ponto de constituírem referência para o trabalho de desenvolvimento genético dos próprios transgênicos. Prova do potencial produtivo dos grãos convencionais é o trabalho de melhoramento genético que vem sendo desenvolvido pela Embrapa com a soja não transgênica, focado num aumento de produtividade da ordem de 1,5% ao ano, nos próximos dez anos".

O autor chama-se Ricardo T. de Souza. Ele é um defensor da transgenia. Mas, entende mais do bolso e raciocina com a mão no bolso. Por isto é capaz de enxergar o óbvio: a soja NÃO transgênica dá mais lucro.

Ele escreve sobre um mercado específico para os produtores rurais. Mercado que será destruído se as antas ruralistas conseguirem realizar seu projeto maquiavélico de acabar com a rotulagem dos transgênicos.

Nenhum cidadão, nenhum consumidor saberá o que há dentro de um alimento. Não haverá opção de escolha entre transgênicos e não transgênicos. Simplesmente porque não haverá como saber.

Além do óbvio prejuízo para todos nós, há o prejuízo para os produtores rurais.

"Ganham os agricultores que optam pelo cultivo de não transgênicos porque as indústrias e traders que investem neste modelo de produção repassam a eles parte de seus prêmios. Na safra que acaba de ser colhida, cooperativas e agroindústrias pagaram prêmios de até R$ 2 por saca".

Abrir mão de um mercado BILIONÁRIO porque as grandes empresas do agronegócio focam seus lucros na transgenia é muita burrice.

Os ruralistas estão sendo suicidas. Cada vez mais suicidas.

E o pior, a imensa maioria dos agricultores acreditam neste discurso.

Leia também:

Agricultores: observem o que está acontecendo com a citricultura


Pesquisador que mostrou risco de agrotóxico é ameaçado


Ruralistas tentam dominar a comissão de meio ambiente da câmara dos deputados


Estratégia eleitoral: um ex-deputado ruralista na secretaria do meio ambiente do estado de São Paulo




.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O PCC ataca em São Paulo. O Serra faz campanha eleitoral.

.




O PCC está vivo e ativo. Ficou mais refinado, até está punindo seus membros que cometem violência desnecessária.

Parece piada, mas não é.

A polícia de São Paulo, que já era limitada, perdeu de vez o controle. Corrupção, extorsão, etc. Virou rotina estas coisas ruins.

Após VÁRIOS escândalos a cúpula da segurança pública caiu.

Dizem que a escolha da área de segurança foi determinada pelo governador junto com o DEM, basicamente com o Guilherme Afif Domingos.

Usar a segurança pública politicamente é o sonho de muitos políticos.

O Serra pouco administra o estado. Ele administra os conchavos políticos para a sua campanha política.
É o novo Maluf que São Paulo oferece ao Brasil.

A consequência deste caos é a explosão dos crimes. O Serra e o Guilherme Afif Domingos estão bem protegidos.

Nós não estamos protegidos.

Em meio a este caos a polícia dá uma bola dentro. Prendeu um traficante ligado ao PCC. A polícia está de parabéns.

O PCC reagiu, como reagem os bandidos de todas as classes sociais.

O PCC quebrou ônibus, colocou fogo, etc.

Esta é a hora de apoiar o governo do estado e a polícia.

É bom para nós que estes bandidos do PCC sejam IMPORTUNADOS, INCOMODADOS.

Se não dermos apoio nestes momentos, nenhum político vai querer o desgaste político
de quando os bandidos reagem.

Volto a dizer: para nós é melhor quando a sujeira aparece.


PS: o desejo da imprensa de proteger o Serra dá dó. Eles simplesmente evitam falar o nome PCC. É doentio este vínculo entre a imprensa e o senhor José Serra.


Leia também:

A imprensa conservadora esconde a incompetência dos seus "amigos"


Fiscalizar para a sujeira pública aparecer (combate à corrupção)


A fiscalização do bolsa família e o combate a impunidade no Brasil


Violência aumenta no Estado de São Paulo


Segurança pública: a realidade da periferia


POR QUE NÃO TEM TIROTEIO ENTRE POLÍCIA E BANDIDO EM SP



.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Senado Federal discute possíveis alterações no Código Florestal

.

Como todos sabem está em curso uma espécie de revanche conservadora. A GRANDE ALIANÇA CONSERVADORA está muito ativa.

Os setores conservadores buscam poder, impunidade e dinheiro. Um defende o outro.

A mídia conservadora quer tirar direito de fiscais atuarem quando há algumas irregularidades trabalhistas (é a busca por impunidade).

Os ruralistas querem, entre outras coisas, mudar o código florestal.

Houve uma audiência no senado. Abaixo coloco (e comento) partes de um texto sobre a audiência.

"O desembargador do Superior Tribunal de Justiça, Hermann Benjamin afirmou que o conflito não é sobre a totalidade do Código Florestal, mas que a divergência é sobre o passivo que está posto. Segundo ele, o Código Florestal tem servido como desaguadouro de todas as demandas de diversos setores, o que muitas vezes atende a interesses que não queremos legitimar, como é o caso dos que construíram mansões nas ribanceiras e penhascos de Campos de Jordão (SP) e apóiam as alterações relativas a Áreas de Preservação Permanente para legalizar as ocupações ilegais".

"Benjamin chamou a atenção para o uso das pesquisas em questões políticas, citando caso anterior de pesquisa do próprio Evaristo de Miranda que em 1993 apontava que a qualidade do ar na cidade de Ribeirão Preto na época das queimadas das lavouras de cana era melhor do que em Atibaia, causando com isso enorme prejuízo à saúde das pessoas e servindo a ações judiciais de usineiros pela manutenção da prática da queima. O estudo foi feito pelo pesquisador por meio da ONG Ecoforça e ainda hoje está disponível um trecho no site da Embrapa, onde também existe uma página divulgando as atividades da ONG ...". [Este tal de Evaristo é um safado que se diz pesquisador. fez ume studo que está rodando o Brasil na mão e boca dos conservadores, cheio de furos (uma pouca vergonha) dizendo que sobravam para a atividade agrícola e pecuária somente 29% do território. O babaca colocou que em APA não é possível ter atividade agrícola. Mentira! quem quier ver uma APA é só ir até joaquim Egídeo em campinas e presenciar a criação de bois por todo o lado].

"Beto Ricardo destacou ainda os resultados da pesquisa de opinião pública realizada pelo Datafolha por encomenda da organização Amigos da Terra Amazônia Brasileira que mostrou que 94% da população brasileira desaprova qualquer tipo de desmatamento ainda que seja para produção agrícola. A pesquisa foi comentada por quase todos os debatedores e mostra que a vontade dos brasileiros não está sendo respeitada pelos ruralistas interessados em fragilizar as exigências Código Florestal". [Este dado é que deve servir para nós denunciarmos na sociedade a ação dos deputados e senadores que estão ajudando a destruir a natureza).

"O senador Aloísio Mercadante (PT-SP) apontou o equívoco ao se separar a questão do desenvolvimento econômico de um país da questão da sustentabilidade. Foi aplaudido ao dizer que esse é um debate que precisa amadurecer e que não haverá rolo compressor no Congresso nessa discussão, em clara alusão à fala da senadora Kátia Abreu. Mercadante criticou ainda a tentativa do Estado de Santa Catarina, de alterar o Código Florestal, afirmando ser inconstitucional. Apontou também que essa proposta do governo catarinense não se coaduna com os discursos de desmatamento zero, e que não vai ser possível chegar a uma solução adequada se o discurso for um e as propostas outras".

"Na última fala da sessão, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) defendeu que a concentração de terra também seja levada em consideração nas discussões de um novo do Código Florestal. Líder do governo no Senado, ela afirmou que não é aceitável que em seu estado ocorra a concentração de 60% das terras nas mãos de apenas 10% dos proprietários rurais". [Faltou falar que o Brasil não deve aceitar que estrengeiros comprem terras em nenhum lugar do país].


O texto completo está aqui:

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2874




.

A imprensa conservadora esconde a incompetência dos seus "amigos"

.

Faz tempo que espero ler uma reportagem que tratasse do andamento do plano de metas do governo estadual de SP.

Como não saía nada na imprensa conservadora FIQUEI SABENDO QUE A COISA ESTAVA MAL.

O Serra é amiguinho e deve ser protegido. Ele é o novo Maluf, que tudo faz para os donos dos jornais.

Não saiu nada, sinal que está ruim.

Está pior do que imaginei.

"Pelos planos do governador, era para terem sido construídas quase 1.500 novas salas de aula em 2008. Só 167 foram construídas e entregues".

Para este ano, 2009 ele DIMINUIU a verba para manutenção das escolas. Investiu em PROPAGANDA.

Dizem que a única meta que ele atingiu foi o recorde de investimento em propaganda.

É dinheiro que sai dos nossos impostos e vão direto para o bolso dos donos dos jornais, rádios e TVs conservadoras. (Já que ele boicota a imprensa liberal e de esquerda).

Além de fazer pouco e gastar muito em propaganda, o Serra ainda boicota dois programas do governo federal.

Boicota o PAC e boicota o programa "Minha casa, minha vida".

Ele poderia retirar o ICMS das construções para baixa renda e não faz isto. Esta colaboração viabilizaria a construção de milhares de casas.

Seu programa de construção de casas está recebendo mais de 1 bilhão de reais do PAC. Além da redução de IPI de muitos produtos.

Sobre o Serra e o PAC, leia o texto:

José Serra, sobrenome, promessa (não cumprida)




.

Mais uma do governo Serra (até quando?)

.

A revista Veja e a editora Abril são parceiros.

Eles lucram, disputam poder, se aliam. E a população sofre.

Não para e não vão parar. O novo Maluf de São Paulo sabe o que fazer para adular os donos da editora Abril. E não poupa esforços.

Leia abaixo:

Por NaMaria
E agora com vocês, senhoras e senhores, o incrível pacote completo para o total aperfeiçoamento educacional público de São Paulo. Ainda sem preço, vamos aguardar.

Não adianta nada alertar, pedir explicações… Nosso governo faz o que quer, como, com quem e quando quer.

Mas só uma pergunta possível entre tantas: se tudo isso vai ser entregue nas escolas, por que não a Carta Capital, também?

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Despachos da Diretora de Projetos Especiais, de 6-5-2009
Declarando inexigível com fundamento no Art. 25, inciso I, da Lei 8666/93 e suas atualizações,

- a licitação, para o processo 15/0354/09/04, cujo objeto é a aquisição de 5.449 assinaturas anuais da Revista “ÉPOCA”, 52 edições, destinadas às escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, a serem fornecidas pela empresa EDITORA GLOBO S.A. Ato Ratificado pelo Presidente da FDE nos termos do Art. 26 da referida Lei; com fundamento no Art. 25, inciso I, da Lei 8666/93 e suas atualizações,

- a licitação, para o processo 15/0355/09/04, cujo objeto é a aquisição de 5.449 assinaturas anuais da Revista “VEJA”, 51 edições, destinadas às escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, a serem fornecidas pela empresa EDITORA ABRIL S.A. Ato Ratificado pelo Presidente da FDE nos termos do Art. 26 da referida Lei; com fundamento no Art. 25, inciso I, da Lei 8666/93 e suas atualizações,

- a licitação, para o processo 15/0357/09/04, cujo objeto é a aquisição de 20.000 exemplares do livro - “Crianças como Você” para Programa Ler e Escrever, destinado às escolas da Rede Estadual de Ensino a serem fornecidos pela empresa EDITORA ÁTICA S.A.(da editora Abril) Ato Ratificado pelo Presidente da FDE nos termos do Art. 26 da referida Lei; com fundamento no Art. 25, inciso I, da Lei 8666/93 e suas atualizações,

- a licitação, para o processo 15/0358/09/04, cujo objeto é a aquisição de 5.449 assinaturas anuais da Revista “ISTO É”, 52 edições, destinadas às escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, a serem fornecidas pela empresa EDITORA BRASIL 21 LTDA. Ato Ratificado pelo Presidente da FDE nos termos do Art. 26 da referida Lei; com fundamento no Art. 25, inciso I, da Lei 8666/93 e suas atualizações,

- a licitação, para o processo nº 15/0238/09/04, cujo objeto é a aquisição de 540.000 unidades da publicação Guia do Estudante - Atualidades Vestibular e 25.000 unidades da publicação Revista do Professor - Atualidades Vestibular - para o Programa Apoio à Continuidade dos Estudos e destinados às escolas e Diretorias de Ensino de São Paulo, a serem fornecidas pela empresa EDITORA ABRIL S/A. Ato Ratificado pelo Presidente da FDE nos termos do Art. 26 da referida Lei.

Tudo sem licitação e num link só do Diário Oficial, de 7 de maio de 2009, quinta-feira:
http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=/2009/executivo%20secao%20i/maio/07/pag_0021.pdf&pagina=21&data=07/05/2009&caderno=Executivo%20I

Do blog do Luis Nassif

Leia mais aqui:

A publicidade do governo de São Paulo é indecente


Serra e Editora Abril (Veja) os bons negócios vão bem


Descubra como a corrupção se perpetua em São Paulo


Está na hora de investigar esta aliança. Já está passando da hora.

.