terça-feira, 26 de maio de 2009

Juros bancários: a hora da verdade

.

Quando o FHC "doou" um banco para o HSBC os jornais conservadores fizeram a festa. "Olha que bacana, vamos ter bancos de todo planeta aqui". "Maravilha!" "os bancos estrangeiros tem mais capacidade e vão ajudar a abaixar os juros"...

Os bancos estrangeiros chegaram e os juros bancários continuaram altos. Os bancos estrangeiros tem compromisso com o dinheiro no próprio bolso e não com nossa pátria.

Enquanto isto o Banco do Brasil e a CEF eram detonados pela imprensa conservadora. E, o pior, existia uma política DELIBERADA para destruí-los, durante todo o governo FHC.

Esta turma do PSDB não é "flor que se cheire".

Tempo passou e 2009 chegou, e a crise econômica detonando mundo afora.

O governo federal mandou o Banco do Brasil e a CEF abaixarem os juros. Parte da elite, acostumada a viver de renda, chiou. Vários comentaristas alarmaram contra o ato do banco.

Foi feito o xilique normal dos jornais conservadores e seus "comentaristas".

Eles querem impedir a queda dos juros, pois juros alto é grana no bolso deles. Grana limpinha e SEM RISCO.

Um anti-patriota chamado Mailson da Nóbrega escreveu um monte de besteira em uma revista anti-patriota "alertando" para o absurdo do Banco do Brasil abaixar os juros. Esta história você lê aqui ( Juros bancários: os histéricos querem te enganar )

O blog do Chicão já alertava os brasileiros sobre o fato do Banco do Brasil, com juros bancários menores, ficaria com os MELHORES CLIENTES. Isto geraria concorrência.

Se depender dos bancos privados, eles nos entopem de juros, para ganhar mais e mais.

Depois da histeria da imprensa conservadora, que quer saber apenas de dinheiro no bolso dos seus donos milionários, chegou a verdade.

Nada de "comentaristas" pedir desculpas. Nada deles fazerem auto-crítica. Apenas o Itautrade fez autocrítica e pediu desculpas ( Itautrade: corretora do Itaú acredita nos jornais conservadores e orienta mal os clientes )

Agora é a hora da verdade. Veja a notícia abaixo:


Bancos baixam juros

Crédito é estratégia na briga pelo cliente; Banco do Brasil reduziu as taxas para linhas de empréstimo para pessoa física. Bradesco não fica atrás e anuncia custo menor e prazo de até 30 anos para o financiamento habitacional de imóveis com valor de até R$ 120 mil

http://www.jt.com.br/editorias/2009/05/26/eco-1.94.2.20090526.1.1.xml

Parabéns ao ministro Guido Mantega. Continue a forçar a diminuição dos juros bancários.

O que conseguimos ainda é pouco. Dá para ficar melhor ainda.




.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Brazil nao conhece o Brasil.

Todos os dias dou 1 lida nas colunas deste jornalista - q faz brilhar a classe.
É de Fortaleza, lúcido, definitivo e informativo.

Confiram e, se qizerem o link, é me pedir.

Inté,
Murilo

COLUNA
Lustosa da Costa
Formatação
Imprimir Enviar Aumentar Diminuir COLUNAS ANTERIORES
25 de Maio de 2009
23 de Maio de 2009
22 de Maio de 2009
21 de Maio de 2009
20 de Maio de 2009Investigar é preciso

A CPI da Petrobras precisa investigar, realmente, os prejuízos que a empresa sofreu em favor de empresas estrangeiras, durante os torvos tempos de FHC. Aí sim vamos ver a extensão e o peso de crimes que envolveram bilhões. E que devem de ter rendido gordas propinas. Senão o sócio de FHC não teria proclamado, em discurso oficial, a intenção do governo de desmontar o dinossauro da Petrobras, vértebra por vértebra. Os tucanos querem realizar este sonho do bem-sucedido tesoureiro. Agora por outras vias.

Mentira

Agora negar como fez FHC que quisesse entregar a Petrobras decorre apenas de sua confiança na falta de memória do povo brasileiro. Lembro bem que a reação maior na defesa da empresa estatal foi de Jader Barbalho, que levantou o Senado contra a quebra do monopólio estatal, evitando novos prejuízos e melhores negociatas. Quem doou a Vale, Volta Redonda, a Telebrás, por que não doaria a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica? Ninguém sabe em quanto seriam engordadas aquelas contas secretas das ilhas Cayman, com tão rendosas negociatas. Claro os tucanos continuam negando que acabaram o patrimônio estatal brasileiro enquanto aumentara a dívida interna? Para que bolsos foi o dinheiro das privatizações?

Lei seca, pra quem?

Este jovem deputado do Paraná que matou dois contemporâneos, bêbado, ao volante de seu carro, está acima da Lei Seca, pois depois da tragédia refugiou-se em hospital de luxo para que vai diagnosticar a doença de que ele precisa para sair impune? Para quem vale a Lei Seca?

Presídios

Enquanto o ministro da Justiça reconhece a calamidade do sistema carcerário brasileiro, no Paraná detentos amontoados como animais, em espaço exíguo, fazem greve de protesto. Pra que? Para nada. Terminarão sendo fuzilados pela Polícia. Só teremos prisões dignas da criatura humana quando os Daniel Dantas forem ocupá-las. Aí todas as autoridades da República se unirão no sentido de as melhorar, como se conjuraram para evitar que ladrões de colarinho branco fossem algemados.

Piadas

Leio, nos jornalões, ironias a respeito da improbidade de Jader Barbalho, nada a respeito da briga pelos 500 milhões de herança que deixou ACM, o moralista que a todos chamava de ladrões? São 500 milhões sem a estação de TV e a riquíssima coleção de santos antigos, arrecadados em todas as velhas igrejas da Bahia em três governos? O paraense é desonesto. O baiano foi modelo de correção e honestidade.

De volta aos cofres

Arnaldo Jabor anuncia volta ao cinema. Será que ele encontrará, como no passado, abertas generosas burras da Embrafilme, para patrocinar seus dramalhões? Ou conta com o dinheiro do tucanato a quem tanto serve para produzir novos filmes de segunda categoria?