quinta-feira, 21 de maio de 2009

Deputado britânico paga ilha para patos com verba pública

.


Londres, 21 mai (EFE).- O deputado conservador Sir Peter Viggers protagoniza o último escândalo dos parlamentares britânicos ao pagar com o dinheiro dos contribuintes as despesas da construção de uma ilha flutuante para patos em seu sítio.

Segundo o jornal conservador "The Daily Telegraph", Viggers pediu o equivalente a 1,85 mil euros para uma ilha flutuante no tanque de sua casa de campo, além de outros 33 mil euros para despesas de jardinagem.

O Partido Conservador divulgou um comunicado para anunciar que o deputado não se apresentará à reeleição, a pedido do líder da legenda, David Cameron.

Já a ex-ministra da Educação Ruth Kelly pediu uma verba de milhares de libras para reformar sua casa após uma inundação, embora a residência estivesse sobre proteção de um seguro.

O escândalo dos abusos veio à tona em 8 de maio pelo " Daily Telegraph", que desde então publica diariamente revelações sobre despesas e pedidos de dinheiro indevidos de deputados de todos os partidos.

Segundo o diário, os deputados também reivindicaram verba para comprar comida de cachorro, almofadas, roupas femininas, fraldas e para reformar piscinas.

Original está aqui


Nota do Chicão:

Poder sem transparência instantânea pela internet é poder que aos poucos vai perdendo o controle.

É assim aqui no Brasil e no mundo.

Não adianta xingar seres humanos que são IGUAIZINHOS a nós.

Temos que buscar soluções racionais e sensatas.

A melhor solução, na minha opinião, é a seguinte: cada um destes requerimentos devem estar disponíveis na internet, organizados. Devem trazer a justificativa detalhada do gasto. Após o uso deve-se dar publicidade à nota fiscal, etc. Se for obra pública deve estar disponível fotos, gravações, contratos, etc.

Por fim, o mais importante, a socieade civil deve se organizar para fiscalizar e vigiar.

A democracia se faz através de múltiplos controles. Estes múltiplos controles tem a função de tornar claro, o que estava escondido.

O pior das impunidades é o que fica escondido.


É bom relembrar: a imprensa conservadora está escondendo o caso do jatinho que o Senador Tasso Jereissati alugou e INSISTE em continuar alugando com dinheiro PÚBLICO.

Leia mais:

O Jatinho do Tasso Jereissati está sendo esquecido



.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já leu no sítio do PT o resultado das últimas pesqisas sobre Lula + Dilma e Goerno?

Corra lá.

Tá aí o motivo do desespero de Serrassuga.

Inté,