sexta-feira, 12 de junho de 2009

O melhor para a classe média: juros menores e taxação da poupança

.

Eu escrevi este texto algumas semanas atrás e esqueci de postar aqui no blog do Chicão. É sobre a juros e poupança. O texto segue abaixo:

Segundo o jornal “O Estado de São Paulo” a mundança na poupança taxa a classe média.
Para este jornal não existe a classe alta.

A classe alta obtém boa parte de seus rendimentos de rendas. Aluguel, ações, fundos de investimentos e outros pingam todos os meses nos bolso deles.

Quanto maior os juros melhor, para ela.

Abaixar os juros é diminuir o rendimento destas pessoas.

Houve uma crise econômica (bem pequena, comparada a atual) na era FHC em que os juros foram a 84% ao ano. O país entrou em crise, a dívida pública explodiu e o dinheiro foi para onde?

Dinheiro não desaparece fácil. Normalmente dinheiro muda de bolso.

O dinheiro foi para o bolso dos MUITO RICOS.

A poupança não rendeu 84%. Rendeu aproximadamente 40%. Uma diferença de 110% de rendimento a favor dos MUITO ricos ou de 44 pontos percentuais (84% menos 40%) de rendimento a MENOS (com os impostos a diferença fica um pouco menor) para o poupador da classe média ou pobre. A classe média perdeu desta e de outras formas. Perdeu emprego para seus filhos, perdeu pois o saldo das dívidas dos finciamentos explodiram, perdeu pois o serviço público foi desestruturado.

Hoje a taxa Selic está em 10,25% ao ano (escrevi o texto antes da taxa baixar). A poupança rende aproximadamente 6,5% ano. Uma diferença de menos de 4%. Com os impostos de renda fica um pouco menor, menos de 3%. Os MUITO ricos estão ficando nervosos pois o rendimento ENORME que eles estão acostumados está diminuindo...

Se os juros caírem para 9% os mais pobres e parte da classe média vão ganhar o MESMO que os MUITO ricos (os bancos cobram taxas de administração dos fundos que comem parte dos ganhos dos investidores).

Será a primeira vez na história deste país.

Se cair para menos que isto os pobres e a maior parte da classe média ganharão MAIS do que os MUITO ricos.

Algo inimaginado neste país.

Sem a taxação os MUITO RICOS migrarão para a poupança e terão a mesma remuneração que os mais pobres e a imensa maioria da classe média. (O que será pior para o país, pois este dinheiro serve para financiar vários tipos de empréstimos).

Eles são espertos e querem ganhar sempre.

Diminuir os juros é acabar com uma das maiores MAMATAS da história da humanidade.

Os amigos dos banqueiros, dos MUITO ricos e a oposição ao governo federal estão muito bravos.

Tem muita gente que vai ter que começar a tabalhar e outros que vão ter que gastar um pouco menos.

Baixar os juros quer dizer TIRAR muito dinheiro FÁCIL destes VIPs.

E isto eles não perdoam.

É algo humilhante um simples brasileiro ter maior rendimento do que eles. NUNCA FOI ASSIM...

É humilhante uma pessoa de classe média, com seu carro comprado à prestação, ganhar mais no investimento do que os muito ricos.

Esta mudança é boa para o Brasil. É boa para quem trabalha. É boa para a classe média. É boa para as finanças públicas (juros mais baixos, menos dívida, mais investimento, mais emprego).

É boa principalmente para a classe média, que consome mais. Com juros mais baixos as prestações ficam menores, os custos para as empresas produzirem fica menor e assim elas podem vender mais barato, mais pessoas podem montar empresas (aumentando os empregos), etc.

Quem perde?

O grande capital, os MUITO RICOS, os que vivem de renda.

Quem anuncia nos jornais conservadores?

O grande capital.

Quem é amigo e faz negócios com os donos dos jornais conservadores?

Os muito ricos, os que vivem de renda e os especuladores.

A classe média é apenas massa de manobra. É o alvo principal da enganação. Observe bem: eles jamais falam dos muito ricos. Eles jamais explicam que com juros menores haverá mais emprego para os membros da classe média.

Enquanto esta classe média supostamente perde, por exemplo, cem reais com a taxação da poupança, ela GANHA mais de 20 mil reais com a diminuição dos juros para a compra da casa própria. Ou ganha mais de 2 mil reais no financiamento do carro novo. Ou ganha na hora de comprar uma calça ou batom, pois as empresas que produzem estes ítens terão um custo financeiro menor.

Os jornais conservadores que te enganar ou não?
`
É sempre assim. Os jornais conservadores usam a classe média para tentar defender os interesses dos muito ricos. E, o pior é que parte desta classe média acredita.

Pense bem. E leia sempre o Blog do Chicão

Abaixo uma reportagem que faz tremer os MUITO ricos que possuem nas rendas seu maior patrimõnio:

"Com corte nos juros, poucos fundos superam rentabilidade da poupança

Com a redução da taxa de juros básicos para 9,25% ao ano, grande parte dos fundos de investimentos passam a render menos do que a poupança, informa reportagem de Toni Sciarretta na Folha. Em simulações feitas pela reportagem, só aplicações em DI com taxa de administração inferior a 1,25% têm rendimento maior que caderneta.

O problema é que quase nenhum dos grandes bancos trabalha no varejo tradicional com taxas de administração de menos de 1,5% para fundos DI. Taxas compatíveis são oferecidas para clientes de alta renda, para aplicações acima de R$ 50 mil.

Segundo pesquisa da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), os fundos DI com taxa de administração de 1,25% tinham rendimento líquido de 6,8% no ano, considerando uma alíquota de IR de 15% para saques acima de dois anos. No último dia 8, a poupança rendeu 6,95%.

É justamente para evitar um cenário de fuga de grandes investidores da poupança que o governo anunciou, em maio, a tributação de cadernetas com mais de R$ 50 mil. A cobrança, que deve valer a partir de 2010, ocorrerá quando a taxa Selic estiver abaixo de 10,50% ao ano.

Juros menores

Segundo a pesquisa Focus, realizada pelo BC com o mercado financeiro, a expectativa é de que os juros alcancem os 9% na próxima reunião do Copom, que acontece nos dias 21 e 22 de julho.


Leia também:

Quem paga imposto no Brasil é da classe média para baixo


Distribuição de renda e emprego para os filhos da classe média


O sonho da classe alta e a insensatez da classe média


MST e a ação direta (como o MST ajuda a classe média)


A goela aberta dos que querem tudo


Consumidores conscientes e a reação dos conservadores


Quais são as prioridades do Brasil?


A imprensa nacional é irracional?


.

Nenhum comentário: