sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O sonho da classe alta e a insensatez da classe média

.






A imagem acima mostra que não existe espaço para uma classe média em uma sociedade orientada segundo os interesses da classe alta.

A classe média surgiu e se fortaleceu toda as vezes que os MUITO ricos perderam poder e foram confrontados.

O feudalismo acabou (entre outros motivos) porque a burguesia da época (comerciantes, pequenos artesões, etc) confrontaram a nobreza.

Países escravocratas (como os EUA e Inglaterra) tornaram ardorosos defensores da abolição da escravatura porque tinham interesse comercial, basicamente proteger os negócios de suas poderosas classes médias.

Os movimentos sindicais ajudaram a tirar centenas de milhões da miséria, gerando uma nova e promissora classe média operária e uma nova e ampla gama de serviços direcionados a esta classe média.

Sim, foi somente quando os operários lutaram pelo ensino público e gratuito, lutaram pelo descanso remunerado e por uma jornada de trabalho menor que começou a formar esta nova classe média mundial.

Observe bem. Toda as vezes que a classe média se expandiu foi porque os MUITO RICOS perderam poder econômico e político.

O discurso "liberal" da época era de que o patrão é que deveria auto-regular suas relações com os operários. O sonho do dono da Globo é que as empresas de mídia devem auto-regular suas atividades.

Na realidade o interesse dos MUITO ricos sempre foram bastante diferentes dos interesses da classe média.

Foram diferentes nos últimos séculos e continua diferente hoje.

Grande parte da classe média vive dentro dos limites da lei. POUCOS membros da classe alta vivem dentro dos limites das leis.

Então eu pergunto: qual o interesse REAL da classe alta em acabar com a impunidade?

Será que você acredita que os grandes traficantes são aqueles favelados do RJ? Porque até hoje estas pessoas que lavam o dinheiro do tráfico não foram presas?

Não é só tráfico de drogas. É tráfico de influência. "Planejamento tributário". Formação de quadrilha. Corrupção de agentes policiais, juízes, etc.

Prestem atenção. Os MUITO ricos querem diminuir o pouco imposto que eles pagam. Não aceitam aprovar leis que possam facilitar o combate a criminalidade, etc.

Eles não aceitarão aprovar leis que colocam em risco a tranquilidade, impunidade e o poder deles.





.

Nenhum comentário: