segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mentalidade de concreto armado, o erro continua

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Veja o título:

"Na maior obra de Kassab, túnel de 4 km, parque e remoção de favelas.
Prefeitura venderá títulos para custear os R$ 2,2 bi do megaprojeto que ligará a Roberto Marinho à Imigrantes." O Estado de São Paulo

O prefeito de São Paulo queria construir um túnel. Arranjou um para construir.

Como fica ruim não colocar uma pitada de ecologia no projeto resolveu construir um parque também. Menos pior!

Vai construir casas... Enfim, tenta-se ser politicamente correto. Menos pior!

Porque construir o túnel?

Para passar automóveis e caminhões, lógico.

Não é isso que São Paulo tem feito a mais de 70 anos? Mesmo assim os congestionamentos não param de crescer. O récorde de congestionamento foi batido de novo há alguns dias.

Porque investir em túneis? Primeiro porque dá voto. Político vive de voto.

Segundo porque há a ilusão de que vai melhorar o trânsito. O que a realidade desmente.

Segundo porque professor não paga propina para político. Nem médico ou enfermeira pagam propina.

É muito difícil ter corrupção no pagamento do salário de funcionários públicos concursados. Já na construção de túneis...

O problema maior é que é caro e não resolve nada. E desvia recurso do principal: investir no transporte público e no NÃO transporte.

Vou dar um exemplo: o prefeito quer remover milhares de famílias para longe das áreas onde atualmente vivem e, provavelmente, trabalham. Vão ser milhares de pessoas necessitando deslocar todos os dias. Deslocar por horas, aumentando o tráfego e os congestionamentos.

O dinheiro para construção do túnel poderia ser usado para financiar a construção de casas próximas do local onde trabalham. Desta forma dezenas de milhares de pessoas poderiam ficar sem usar transpore ou usar bem pouco. Além do ganho de qualidade de vida.

Uma das tarefas mais importantes de uma prefeitura de cidade grande é facilitar e incentivar a organização das moradias de modo a diminuir a necessidade de transporte das pessoas.

Por tudo isto, é um erro priorizar este tipo de obra viária.

A construção do parque, a parte mais barata, é bem vida. Muito bem vinda.


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