sexta-feira, 26 de junho de 2009

Na aposentadoria, uma "revolução silenciosa"

.

A mídia não dá maior destaque, até porque é posição firmada pela grande imprensa não divulgar iniciativas e aspectos positivos do governo mas, mesmo sem maior divulgação, eu diria que uma verdadeira revolução silenciosa vem ocorrendo na nossa Previdência Social, comandada pelo ministro José Pimentel.

Depois da concessão de aposentadoria em apenas meia hora (antes os processos demoravam meses, às vezes anos) para inúmeras categorias, agora os trabalhadores urbanos que atingirem as condições para pedir aposentadoria por idade, receberão comunicados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) avisando-os de que já poderão requerer o benefício.

Em resolução publicada ontem no Diário Oficial da União, o INSS regulamentou o sistema de envio dessas comunicações aos trabalhadores. A carta da Previdência Social será enviada ao contribuinte um mês antes de ele atingir as condições para receber o benefício - por idade ou por contagem de tempo de serviço. Segundo o Ministério da Previdência e Assistência Social, o primeiro lote de cartas começa a ser enviado já no mês que vem.

É mais uma medida, eu diria, muito forte, que o ministro Pimentel, de acordo com sua preocupação e no cumprimento de uma das principais metas que se determinou atingir à frente do Ministério, adota na linha de reduzir as infelizmente históricas filas ante os guichês da Previdência Social. Elas já se reduziram muito, mas precisam ser reduzidas ainda mais.

do Blog do José Dirceu


Nota do Chicão:

O melhor que o Brasil pode fazer é ir superando a tortura que acontece sempre que se precisa da burocracia pública.

O INSS melhorou muito nestes últimos anos. Como a imprensa quer negativizar, estas melhoras não são valorizadas.

Ainda há o que melhorar. Há muito a melhorar. Mas são vitórias do povo brasileiro que devem ser reconhecidas.


.

Nenhum comentário: