quarta-feira, 3 de junho de 2009

Para refletir: inundação versus acidente aéreo (e política externa)

.

O norte do Brasil está sofrendo com as inundações. São centenas de milhares de pessoas sofrendo.

Houve um acidente aéreo onde morreram 58 brasileiros.

O presidente do Brasil estava viajando quando soube do acidente aéreo. Todos os recursos foram disponibilizados, o presidente em exercício esteve no RJ, o ministro da defesa coordena os esforços, MILHÕES DE REAIS SÃO GASTOS PARA LOCALIZAR OS DESTROÇOS.

Nada disto basta. Os blogs conservadores clamam: o Lula tem que voltar imediatamente. O governo tem que parar para ser solidário... Deve seguir o exemplo do governante da França, etc.

Engraçado! Nenhum deles pregou o mesmo com relação as vítimas pobres e miseráveis das inundações.

É assim que funciona a cabeça de conservadores: o que atinge os ricos deve ter preferência e grande dedicação. O que atinge os pobres pode ser relevado à insignificância.

Alguns destes conservadores dizem: "o que o Lula foi fazer na América Central, além de passear"? São ignorantes que pensam que raciocinam.

Este é um bom momento para entender como funcionava a diplomacia externa do PSDB no seu péssimo governo. El Salvador ERA um país governado pela extrema direita, com o apoio entusiástico do Bush, do FHC, do Serra e congêneres. O governo bush fez ÓTIMOS NEGÓCIOS com o país. Praticamente monopolizou PARA OS EUA OS NEGÓCIOS QUE DAVAM LUCROS.

E o Brasil? Ficou chupando dedos, se sentindo feliz em fazer o discurso neo-conservador.

Resumindo: os negócios e a grana ficaram com os EUA. A garganta ficou com a turma "eficiente" do PSDB.

O mesmo aconteceu em Honduras, Guatemala, Nicaragua e outros. GRANA E NEGÓCIOS na mão dos EUA e NADA PARA O BRASIL.

Lógico que a revista Veja, a Globo e os jornais conservadores diziam uma maravilha do FHC. Afinal, o governo dos EUA orienta as empreSas americanas a investirem dinheiro (publicidade e outros) nos meios de comunicação que são favoráveis a eles.

Os donos dos meios de comunicação GANHAM GRANA com esta diplomacia.

Os políticos do PSDB, DEM, PPS e outros ganham apoio dos meio de comunicação.

E o Brasil, nossa pátria, dança.

A esquerda ganhou as eleições em El Salvador. Um ótimo momento para quebrar o virtual monopólio americano sobre os bons negócios do país. Uma chance de vender produtos brasileiros, fazer negócios, criar vínculos comerciais e culturais.

É isto que o Lula está fazendo na América Central. Preparando o terreno para que os BONS NEGÓCIOS também venham para o Brasil.

Isto atrapalha os bons negócios dos americanos.

A imprensa conservadora sabe que deve continuar defender o interesse americano, para isto deve fazer pouco caso da política externa brasileira. Não pense que o motivo principal é ideológico. É grana! Muita grana!


Abaixo uma lista dos recursos disponíveis para a procura do avião da AIR FRANCE (recebido por email):

"As aeronaves brasileiras utilizadas são: -Uma aeronave Amazonas (SC-105 2810) pousada em Natal-RN, com previsão de decolagem às 02h50 (horário de Brasília) para realização de buscas; -Uma aeronave Hércules (C-130 2474) efetuou buscas no dia de hoje na área, sem detectar nenhum indício de localização do voo AFR 447, e pousou em Natal-RN às 22h35 (horário de Brasília); -Duas aeronaves Hércules (KC-130 2462 e C-130 2466) decolaram do Rio de Janeiro-RJ, com destino a Natal-RN, às 21h00 e 21h40 (horário de Brasília), respectivamente. As três aeronaves C-130 envolvidas na operação decolam de Natal-RN para continuidade das buscas às 03h (horário de Brasília); -Uma aeronave R-99 6751 decolou de Fernando de Noronha-PE às 22h35 (horário de Brasília), com destino à área de busca, para realização de padrões de busca com utilização do radar de abertura sintética, varredura eletrônica nas freqüências de transmissão do localizador de emergência (ELT) e, caso as condições sejam favoráveis, o FLIR (equipamento infravermelho); -Um avião Bandeirante de patrulha marítima (P-95 7100) que realizou a busca no dia de hoje na rota do vôo AFR 447, encontra-se em Fernando de Noronha-PE à disposição da coordenação do Salvaero Recife; -Uma aeronave Bandeirante SAR (SC-95 6545) pousado em Natal-RN à disposição do Salvaero Recife As aeronaves de outros países utilizadas são: -Uma aeronave francesa Falcon 50; -Uma aeronave americana P-3 Helicópteros: -Um helicóptero Blackhawk (H-60 8906) disponibilizado para resgate, pousado em Natal-RN; -Um helicóptero Super Puma (H-34 8731) disponibilizado para resgate; Navios: -Um navio patrulha “Grajaú”; -Um Corveta “Caboclo”; -Um Fragata “Constituição”.

Há uma clara diferença entre tratamento dispensado as vítimas pobres e o dedicado para as "outras" vítimas. O Brasil está a fazer uma distinção qualitativa entre as vítimas das regiões norte/nordeste e as da Airfrance. Isto é vergonhoso".

F. de O. R.


.

Nenhum comentário: