quarta-feira, 10 de junho de 2009

Petrobras: transparência pública e racionalidade

.

A proposta da CPI da Pedtrobras mostrou um fato importante para o Brasil: a força da transparência pública.

A transparência pública é ótima para quem quer a verdade.

É péssima para quem quer manipular.

A transparência pública ajuda a proteger quem está sendo atacado e a inocentar quem está correto ( Transparência pública e a defesa dos acusados )

A Petrobrás criou um blog para se defender ( http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/ ). Para nós, cidadãos, é BOM ter este blog para ler.

É importante termos informações de diversas fontes, assim fica mais fácil criarmos NOSSO PRÓPRIO JULGAMENTO.

Acontece que no Brasil existem os INTERMEDIÁRIOS da informação. Eles ganham MUITO DINHEIRO, prestando este tipo de serviço.

Estes intermediários filtram, controlam e manipulam a informação que chega até você. Os DONOS DOS JORNAIS, RÁDIOS E TVs é que determinam o que você vai saber, o que você não vai saber, e que VERSÃO você vai saber.

Isto é bom para os que ganham dinheiro com a informação. São dos donos dos jornais e tvs e seus contratados. Estes contratados SABEM que se não falarem ou escreverem o que o dono manda SÃO DEMITIDOS.

Você, como eu, não ganhamos nada com esta situação. Apenas perdemos. É muito ruim para nós.

Portanto, a racionalidade nos diz que ter a informação da empresa Petrobrás é importante. Ela tem o dever de se defender. Para nós, cidadãos, significa mais informação.

Os donos dos jornais e seus funcionários estão uma fera. Eles podiam mentir ou manipular com mais tranquilidade. Com a internet e a transparência pública fica muito mais difícil mentir ou manipular e não ser desmentido.

Veja este texto tirado do Blog Amigos do Presidente Lula:

"A Folha de José Serra (Folha de São Paulo) mereceu dois desmentidos:

Um aponta a incompetência da Folha ao escrever "Estatal omite dados antigos na internet". A Petrobras explicou que no site da empresa, com apenas três cliques, o internauta chega a uma lista com todos os contratos da Companhia.

Outro desmentido foi quanto acusações levianas de usar o blog para "desestimular as apurações" ou "esvaziar a bola das denúncias" (nas palavras da Folha). Ora, se a própria Petrobrás didaticamente ensinou no blog aos incompetentes da Folha a achar as informações com 3 cliques que qualquer internauta conseguiria achar, como poderia estar "desestimulando as apurações"?


Observem: a transparência pública está sendo usada para proteger a empresa. Ou seja, os constratos estão lá. Abertos para todos os brasileiros.

Falta a nós, brasileiros, criarmos ONGs que fiscalizem estes contratos. Fiscalizem independentemente de partidos, CPIs, etc. Devemos estuda-los para propor melhorias, ter idéias racionais e eficientes.

O texto do Blog continua:

"Na BandNews a Petrobras desmente Dora Kramer e Boris Casoy, que acusaram a Petrobras teria agido de "má fé" ao criar o blog Fatos e Dados, protestou contra o uso de termos como "atitude burra", que não combinam com críticas civilizadas. E repetiu pele enésima vez que não existe "tentativa de intimidar", e nem concorda que que AS INFORMAÇÕES QUE A EMPRESA PRESTA SEJAM PROPRIEDADE DOS JORNAIS".

Observe: ao quebrar o monopólio da informação dos grupos empresariais conservadores, ela está mexendo no bolso deles. Por isto eles se sentem intimidados: serão obrigados a parar (ou diminuir) de mentir e manipular. Se não pararem ou diminuírem vão perder credibilidade e, portanto, dinheiro.

Eles querem ser donos de tudo, até das informações que uma empresa presta.

Qual o interesse destes donos de meios de comunicação? Que você dependa deles para ter informações.

Pense bem: você quer depender de Bispo Macedo, da Família Marinho, do Silvio Santos, dos turcos da Band e outras famílias para saber o que acontece no Brasil?

Observe: os funcionários destas empresas, tipo Boris Casoy e Dora Kramer, ficam furiosos com o fato de você ter acesso a outras formas de informação. É ruim para os patrões deles? Então eles devem falar mal, tentar ridicularizar, negativizar. É o que eles fazem com tudo que não interessa aos milionários QUE VIVEM DE INTERMEDIAR O QUE VOCÊ VAI FICAR SABENDO.

O que é melhor para nós: ter NOSSO PRÓPRIO JUÍZO. Para isto é necessário "ouvir" as partes e tirar nossas PRÓPRIAS CONCLUSÕES.




.

Nenhum comentário: