quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Consumidores conscientes e a reação dos conservadores

.

Leiam e reflitam sobre o parágrafo abaixo (da revista Istoé):

"É justamente esse tipo de critério que define o que vai para a ecobag da bióloga Paula Signorini, 27 anos. "Procuro comprar produtos com selos de orgânicos e do Procel, e evito os com selos de transgênicos. Mas ainda falta um selo para empresas sustentáveis", diz a bióloga, dona do blog Rastro de Carbono, sobre responsabilidade ambiental. Além da reciclagem, ela passou a evitar excesso de embalagens, a reduzir o consumo de carne e a economizar energia elétrica e água".


A maior parte das empresas querem passar a IMAGEM de que estão preocupadas com o meio-ambiente e com a saúde dos seus consumidores.

Preocupados com a IMAGEM...

Vamos falar de uma empresa muito conhecida: a Nestlé. Ela faz papinhas de nenê, leite em pó, etc. Seu símbolo é um pássaro no ninho, símbolo de cuidado maternal.

Imagine agora estes produtos com o símbolo de transgênico na embalagem. Pegaria mal... muito mal.

A Nestlé perdeu muito de sua imagem quando, no governo Serra/Kassab, lutou para PIORAR a qualidade da merenda escolar a fim de enquadrar seus produtos nos requisitos da licitação da prefeitura de SP. Ela pediu e o prefeito aceitou piorar a merenda das crianças.

Muita gente ficou chocada. Eu não. (leia mais aqui - Kassab: maldade na merenda escolar )

IMAGEM positiva e lucros altos é o objetivo.

Para manter uma boa imagem os RISCOS devem ser minimizados. Isto vale para a Nestlé e para a maioria das outras empresas.

O símbolo dos transgênicos é um risco. Ter ele na embalagem queima o nome da empresa para um número cada vez maior de consumidores.

Muitas empresas estão lutando contra a lei que obriga colocar o símbolo dos transgênicos nas embalagens. Não sei se a Nestlé está nessa. Mas, com certeza grupos muito poderosos estão.

A senadora Kátia Abreu (a rainha da moto-serra) tem um projeto de lei para modificar esta lei tirando sua eficiência. Tem o apoio de seu partido (DEM), de parte do PSDB, PTB e PMDB. Não é pouco apoio.

Você pode perguntar: porque um símbolo como este nas embalagens pode gerar tanta discussão?

A resposta é DINHEIRO.

O que está em jogo é o direito do cidadão de ser informado para decidir livremente.

Ao ter a informação de forma clara e transparente muitos irão evitar o produto e outros produtos desta mesma empresa.

A pessoa da reportagem é somente a ponta do iceberg. Muitos estão mudando, como ela.

Houve uma época em que não ligava muito para os assuntos ecológicos. Depois eu mudei. Muitos amigos que me "gozavam" também estão mudando.

A reação dos conservadores é sempre a mesma negativizar e tentar negar informações fundamentais para as pessoas decidirem livremente.



.

Um comentário:

Anônimo disse...

O dinheiro cria uma nuvem na cabeça das pessoas, confundindo tudo. Se esquecem que o normal seria que TODOS os produtos fosse orgânicos (como era a pouco mais de 50 anos atrás!) e os alimentos que deveriam ter selos e certificados, deveriam ser os envenenados! Tudo invertido, confundido, enquanto as coisas ficam iguais..regidas pelo dinheiro e não pela ordem Natural das coisas.