segunda-feira, 8 de junho de 2009

Em 25 anos, emissão de poluentes caiu 98% em Cubatão/SP

.

A emissão de poeira e fumaça pelas indústrias do pólo industrial de Cubatão, a 57 km de São Paulo, caiu 98% nos últimos 25 anos. O dado faz parte de um estudo divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

A emissão de poluentes abordada no estudo é documentada desde 1983, quando foi iniciado o Programa de Controle da Poluição Ambiental no município. Nos últimos 10 anos, mesmo com a diminuição da poluição, as empresas de Cubatão tiveram um aumento de 39% em sua produção.

“As empresas de Cubatão investiram mais de US$ 1 bilhão em programas ambientais nos últimos 25 anos e o resultado apresentado hoje nos traz a certeza de que é possível harmonizar aumento de produtividade e melhoria ambiental”, afirmou Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante o período do estudo, o total de emissões atmosféricas foi reduzido em 99% - fazendo com que a qualidade do ar na região central de Cubatão seja normalmente melhor do que a do Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

Água - As melhorias no meio ambiente - como a recuperação da Serra do Mar e da qualidade das águas do rio Cubatão - foram fruto também da diminuição do despejo de resíduos. O aumento da recirculação da água durante a produção chegou a 65% - isso diminuiu a captação de água em 28% e o lançamento de resíduos em 32%.

O pólo industrial de Cubatão reúne 54 empresas dos setores químico, petroquímico, siderúrgico e de fertilizantes, além de prestadores de serviços. (Fonte: Ambiente Brasil/G1)


Nota do Chicão:

Cubatão, fica em um vale, no litoral de São Paulo.

Ficou conhecido como o vale da morte.

Os movimentos sociais por saúde, primeiro, e os ecologistas, depois, começaram uma campanha para melhorar a vida no "vale da morte".

Os empresários, como sempre, eram contra. Falavam da perda de competitividade. Reclamavam de terem normas incomodando-os.

Me lembro que tinha um programa na hora do almoço, se não me engano na rede Record (na época propriedade do Silvio Santos), que era uma mesa redonda com vários comentaristas conservadores. Eles esculachavam com os movimentos sociais. O mínimo que falavam eram que os empresários traziam emprego e progresso e que os movimentos sociais queriam impedir o Brasil de crescer.

Você já ouviu este mesmo discurso hoje em dia?

Hoje, líderes das indústrias apresentam resultados que acontecem APESAR deles como se fossem POR CAUSA deles.

A vitória maior é dos movimentos sociais. E, é lógico, do Brasil.

Da luta contra a poluição surgiu o Parque Ecológico da Serra do Mar. Foi criado pelo ex-governador Franco Montoro. É um parque fantástico. Desci várias vezes a pé, por trilhas, a serra do mar (que separa o litoral do interior de SP). Na região de Cubatão a floresta era MORTA dezenas de kilômetros antes de chegar à cidade. Perto da cidade o cheiro era horrível. Era ruim até de respirar. Os olhos ardiam.

A última vez que desci a pé por aquela região já havia melhorado muito o ar e o cheiro. Fazem mais ou menos 16 anos. Fiquei sabendo por amigos que a floresta estava renascendo. Ajudei (com dinheiro e trabalho) a produzir mudas e sementes que foram plantadas por lá.

Quando li esta notícia tive muita vontade de ir até lá para ver como a floresta está.

Quando a gente luta por um ideal tem que ter muita paciência.

As vezes a gente ganha. Outras vezes parece que está perdido. Outras vezes dá um desânimo... depois a gente fica animado de novo. O tempo passa e a gente olha para trás e pensa: foi legal! Aprendi muito. Conheci muita gente legal. Perdi tempo em bobagens, mas amadureci.

Valeu a pena! Hoje eu olho para o quintal da minha casa. Lá estão muitas mudas de árvores, a espera da época certa para serem plantadas. Eu aprendi a cultiva-las naquela época. Não dá trabalho e dá muita satisfação ofertar algo para o mundo.

Esta boa notícia é uma notícia rara nos jornais. Normalmente eles privilegiam a desgraça. Há vários motivos, além do óbvio interesse das pessoas pelas desgraças. Um dos objetivos é cansar a mente das pessoas com desgraças, para que elas prefiram se alienar. Pois o negativismo cansa a mente e o corpo.

Lembro de alguns amigos que tinham como opção frequentar shoppings, enquanto eu participava de mocimentos sociais. Atualmente alguns vivem bem. Outros vivem no tédio, pois o consumismo não satisfaz a maior parte das pessoas.


PS: acebei de ler esta frase (dita por um líder empresarial há alguns dias) no Blog do Sakamoto:

“Se essa defesa antipatriótica do meio ambiente que fazem aqui no Brasil fosse feita por essas pessoas na China, elas já teriam levado tiro e família ter pago a bala.”

Antônio Fernando Pinheiro Pedro, presidente do Comitê de Meio Ambiente da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em debate sobre o tema para empresários associados, revelando certos desejos.

Viu como a maioria dos empresários continuam os mesmos...



.

Nenhum comentário: