quinta-feira, 17 de julho de 2008

Governo federal cria 49 mil novos cargos em universidades e escolas técnicas

.

O governo federal sancionou nesta quarta-feira (16) as leis que criam 49.025 novos cargos em instituições de ensino superior e educação profissional e tecnológica como forma de consolidar a ampliação das duas redes.

A admissão de mais professores e técnicos administrativos dá suporte ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e à expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. Para a educação superior, serão instituídos 3.375 cargos no âmbito do Ministério da Educação, destinados à redistribuição para as instituições federais de ensino superior. Desses, 2.300 são cargos efetivos de professor para a carreira do magistério superior e 1.075 de técnicos administrativos para diversas áreas.

As próprias universidades federais também farão concursos públicos. São 13.264 vagas para docentes e 10.656 para técnicos administrativos. A criação dos novos cargos dá sustentabilidade à duplicação de vagas nas universidades federais, proposta pelo Reuni. A intenção é chegar a 229 mil vagas de ingresso nas universidades e um total de matrículas de 1,08 milhão de alunos em quatro anos.

O objetivo do Reuni é dotar as universidades federais das condições necessárias para a ampliação do acesso e permanência na educação superior. O programa pretende consolidar uma política nacional de expansão da educação superior pública, cumprindo o que está disposto no Plano Nacional de Educação, que estabelece o provimento da oferta de educação superior para, pelo menos, 30% dos jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, até o final da década.

Já as instituições federais de educação profissional e tecnológica vão dispor de 9.430 cargos de técnico administrativo e 12.300 cargos de professor de ensino fundamental e médio. A ação vai fortalecer a formação de trabalhadores qualificados para o Brasil.

Hoje, há 12.664 professores para 173 mil estudantes nas 185 escolas da rede federal de educação profissional, que oferecem cursos de nível médio e superior.

Escolas técnicas -

O Ministério da Educação está investindo R$ 750 milhões na construção de 150 escolas técnicas. A meta é chegar, em 2010, a 354 escolas técnicas e cerca de 500 mil matrículas nas instituições federais de educação profissional.

As novas unidades cobrem todas as regiões do País e integram a segunda fase do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As licitações em curso ou já concluídas para a construção das novas unidades somam 90. O edital para as 60 restantes deve ser publicado até o fim deste mês.

De 1909 a 2002, foram construídas apenas 140 escolas técnicas no Brasil. Nos últimos cinco anos, o Ministério da Educação já entregou à população 45 novas unidades das 64 previstas na primeira fase do plano de expansão. As 19 restantes estão em obras e serão entregues nos próximos meses.


Nota do Chicão

Esta é uma boa notícia.

Até 2010 o governo federal vai mais do que dobrar o número de matrículas nas escolas técnicas.

Quero até escutar no rádio e ler nos jornais os fascistas dizerem que o governo Lula está inchando a máquina do governo com funcionários públicos.

Vou morrer de rir e lembrar desta notícia.

.

Nenhum comentário: