domingo, 6 de julho de 2008

ALARME

.


É enorme o nervosismo na Câmara dos Deputados. Há 200 administrações municipais sendo investigadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Já foram encontradas dezenas de conexões com parlamentares. Pelo ronco da manada e pela estridência com que ela reclama, pode-se estar diante de roubalheiras capazes de transformar o episódio dos Anões do Orçamento em crônica de trombadinhas. Em 1994, deputados julgaram deputados, agora, policiais caçam delinqüentes. Antes, havia depoimentos, agora, há gravações.
(Elio Gaspari)


Nota do Chicão:

Para entender a relevância dos dados: em 1978 não havia nenhuma prefeitura sendo investigada pela Polícia federal (dados dos arquivos da FSP).

Na época da ditadura militar os prefeitos NÃO eram mais honestos. NÃO existia nenhuma investigação.

Por isto quando alguém lhe disser que o Brasil vive hoje uma crise ética diga em alto e bom som: NÃO É VERDADE. HOJE HÁ INVESTIGAÇÕES. ANTES NÃO HAVIA NADA.

A época da ditadura militar era a época da impunidade garantida.

De lá para cá o combate melhorou um pouco. Mas não tanto quanto eu gostaria.

Hoje o grande baluarte da impunidade é o estado de SP. O tribunal de contas está dominado por políticos do PSDB. O ministério público subserviente ao governador ( a ponto do escândalo da Alston/Serra/Alckmin ser investigado na Europa). Uma corregedoria que nada fiscaliza, NADA MESMO. Uma polícia civil que JAMAIS investiga as concorrências e compras do governo do estado.

Isto não é bom para os paulistas e nem para o Brasil.

É bom lembrar que uma das primeiras medidas do Serra como governador foi vetar uma lei aprovada pela assembléia legislativa (de autoria do Carlos Neder) que obrigava o governo estadual a publicar na internet todos os seus gastos, discriminados e organizados.


.

Nenhum comentário: