quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Banco do Brasil: quem é trouxa acredita na revista Veja

.

Veja as manchetes de hoje do Uol, depois eu comento:

- Ação agressiva no crédito devolve a liderança ao Banco do Brasil

- Lucro do Banco do Brasil cresce 41% no trimestre e fica em R$ 2,34 bi

- Presidente do Itaú Unibanco critica juros de bancos públicos (por serem mais baixos)


Vamos entender o que aconteceu:

O governo federal decidiu abaixar os juros dos bancos federais.

Os jornais e Tvs conservadores fizeram terrorismo. Disseram que o governo aparelhava os bancos e que estava fazendo uma política irresponsável.

Eu desmenti mais esta enganação aqui no blog do Chicão em um texto chamado: Juros bancários: os histéricos querem te enganar ( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/04/juros-os-histericos-querem-te-enganar.html )

O colunista da Revista Veja escreveu: "Ao emitir a ordem para baixar os juros e expandir o crédito, o governo agiu como se fosse dono do banco ... condição que não inclui o poder de ditar políticas prejudiciais à instituição e aos acionistas minoritários".

Como você pode perceber pelas manchetes, quem lê a Revista Veja paga para ser mal informado e fazer o papel de trouxa.

Na época eu escrevi: "Se o Japão, a China e a Coréia seguissem este conselho seriam hoje tão desenvolvidos como Gâmbia ou Zimbabue. O governo pede ao Banco do Brasil que reduza os juros e GANHE NO VOLUME. É isto que os países acima fizeram para crescer: diminuir o preço e ganhar no volume. ... diminuir os juros e, por ter melhores taxas de juros, FICAR COM OS MELHORES CLIENTES".

Eu terminei o texto escrevendo: "Você pensa que este Mailson (e os histéricos dos jornais e tvs) são babacas? Eles são muito bem remunerados por divulgarem notícias como estas que esculhambam com o não interessa aos MUITO RICOS".

Alguns dias depois eu escrevi este texto: Juros bancários: a hora da verdade ( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/05/juros-bancarios-hora-da-verdade.html )

Siga o raciocínio: "O governo federal mandou o Banco do Brasil e a CEF abaixarem os juros. Parte da elite, acostumada a viver de renda, chiou. Vários comentaristas alarmaram contra o ato do banco. Foi feito o xilique normal dos jornais conservadores e seus "comentaristas". Eles querem impedir a queda dos juros, pois juros alto é grana no bolso deles. Grana limpinha e SEM RISCO".

"...Se depender dos bancos privados, eles nos entopem de juros, para ganhar mais e mais. Depois da histeria da imprensa conservadora, que quer saber apenas de dinheiro no bolso dos seus donos milionários, chegou a verdade".

A verdade chegou e a imprensa conservadora evita fazer esta reflexão que estou fazendo com vocês.

O pedido de desculpas da Itautrade, por ter seguido o histerismo dos conservadores e orientado mal seus clientes foi constrangedor, mas verdadeiro. Leia aqui o pedido de desculpas. Eles concluíram que a administração do Banco do Brasil era profissional e capacitada.

A máscara dos conservadores cai completamente com o dono do Itaú reclamando das taxas de juros mais baixas do Banco do Brasil e da Caixa. Ele quer juros bem alto, é assim que ele ganha dinheiro fácil. Não quer concorrência, por isto ele ODEIA que exista banco estatal.

Aqueles acostumados a viver de renda também odeiam os bancos estatais e, mais ainda, odeiam os juros baixos.

Os colunistas e a própria revista Veja fazem campanha contra o Banco do Brasil, quer sua privatização, não quer que ele abaixe os juros, reclamam de sua expansão.

AGORA VOCÊ SABE PORQUE.

Não seja trouxa. Deixe de ler quem te engana.




Leia também:

O melhor para a classe média: juros menores e taxação da poupança
( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/06/o-melhor-para-classe-media-juros.html )

O sonho da classe alta e a insensatez da classe média
( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2008/12/o-sonho-da-classe-alta-e-insensatez-da.html )

A imprensa nacional é irracional?
( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2008/07/imprensa-nacional-irracional.html )

Uma aula de economia dada pela Petrobras
( http://chicaodoispassos.blogspot.com/2009/08/uma-aula-de-economia-dada-pela.html )



.

Nenhum comentário: