segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Engarrafamentos em estradas com 10 pistas nos EUA

.

Eu li no Blog do Nassif este belo depoimento sobre as auto-estradas.

É espantoso!

É um recado para quem mora no Brasil e quer copiar algumas das piores soluções estrangeiras.

"O exemplo de Londres é muito bom. Estive lá ano passado a trabalho, pelo CNPq, e foi uma experiência muito interessante. São cerca de 270 estações de metrô e cerca de 400 Km de linhas de metrô. Isso sem contar os trens, transporte fluvial, bondes e ônibus. Mas a cidade não anda, há um excesso de automóveis".

"Mas não é só esse exemplo. Imagine uma autobahn na Alemanha, a ligação de subúrbios de classe média com Stuttgart. São seis pistas, todas completamente congestionadas nos horários de pico. Seis pistas congestionadas? Calma, pode piorar. Na Califórnia, na ligação de subúrbios com Los Angeles há estradas com dez, isso mesmo, 10 pistas de rolamento que ficam congestionadas no horário de pico. E posso dizer isso porque dirigi tanto na autobahn alemã quanto na high way californiana. Vi congestionamentos imensos com meus próprios olhos. E esses congestionamentos não acontecem por acidentes, mas por puro excesso de automóveis".

"O problema do transporte e do trânsito exige solução sistêmica, integrada. Em qualquer grande cidade do mundo o trânsito chegou à exaustão pelo excesso de automóveis. E o transporte público precisa ser visto como prioridade. Há uma distância enorme entre transporte público como concebido no Brasil e o verdadeiro transporte de massa. O problema é muito complexo, mas há algumas dicas para sua solução. Primeiro tem que ser multimodal: metrô, bonde, trem, ônibus e monotrilho compõem um sistema de transporte, cada veículo operando onde é mais eficiente".

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/08/31/o-transporte-metropolitano-e-bh/#more-32698



O Blog do Chicão continua com sua campanha:

Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

Mais metrô e ciclovias, menos poluição.




.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Companheiro Chicão,
A Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil, promove o primeiro Prêmio BlogBooks que transformará os melhores blogs do Brasil em livro. O BlogBooks terá a participação de 120 blogs, divididos em 12 categorias (humor, quadrinhos, entretenimento, artes e cultura, comunicação e negócios, universo feminino, universo masculino, sexo, gastronomia, religião, política e tecnologia).

O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso da BIENAL DO LIVRO 2009. Solicitamos teu apoio na divulgação e na votação. Se Blog da Dilma for o vencedor além de tornar um Livro, terá uma grande divulgação na mídia nacional, e será excelente para a candidatura da Ministra Dilma Rousseff. Divulgue para os internautas do teu blog. Um grande abraço, Daniel Pearl e Jussara Seixas – editores do blog.
Endereços para você votar: http://dilma13.blogspot.com/
ou http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/