sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Jornalismo lambe-botas

.

Tem gente que acha que é conto da carochinha. Ou que a gente exagera. Pois na noite desta quarta-feira, dia 5 de agosto de 2009, a TV Globo e William Waack mostraram que não. Poucas vezes vi uma matéria tão subserviente ao imperialismo. Poucas vezes um jornalista se curvou tanto. Se é que se pode usar o termo; jornalista, pra mim, é outra coisa. Na verdade, faltou pouco pro WW pedir um autógrafo ao general estadunidense. É realmente lamentável a cena. O apresentador (este sim, um termo mais apropriado) que enche a boca para esculhambar trabalhadores e favelados brasileiros, se derrete todinho para o assessor de Obama. Olheiras, talvez de quem não tenha dormido pensando na entrevista, perguntinhas vagabundas e, no final, um sorriso emocionado, agradecendo a oportunidade pelo momento. E tudo falado em inglês, claro, a língua do dominador.

A matéria propriamente dita (leia/assista aqui - veja o link no blog Fazendo Média) faz parecer um grandissíssimo negócio permitir que os EUA explorem o pré-sal brasileiro, avaliado na ordem de trilhões de dólares. Em troca, receberíamos ajuda militar. Que grande bênção! Waack, por exemplo, descreve os marines como “a tropa mais aguerrida dos EUA”. Que o digam os civis iraquianos mutilados de hoje, ou os vietnamitas de ontem…

O WW ainda arruma espaço para atacar Hugo Chávez... ( o texto inteiro está aqui)


Nota do Chicão:

O Wiliam Wack é funcionário que para manter o emprego tem que fazer o que manda o dono da empresa.

O problema é que televisão é uma concessão pública e deveria ser regulada por interesses públicos. Esta situação em que um bem público, a concessão, serve a interesses particularees tem que mudar.

Venho dizendo aqui que o maior risco para nosso povo e nossa pátria é o avanço de empresas estrangeiras no mercado de mídias. E também a possibilidade de estrangeiros investirem em educação.

A Rede Globo, fadada a decadência por falta de grana (decadência lenta e constante) para acompanhar as mudanças tecnológicas, sabe que a saída é formar sólidas alianças com grupos de mídia estrangeiros.

Para surgir e crescer a rede Globo recebeu não só apoio financeiro da ditadura, mas também de empresas estrangeiras.

A aliança entre esta família Marinho e os interesses estrangeiros são longos, sólidos e LUCRATIVOS.

Uma das prioridades de todos os nacionalistas deve ser acabar com as grandes redes e pulverizar as concessões entre entidades civis, ongs e estrutura pública.

Devemos proteger nosso país.

Nosso futuro e o futuro de nossos filhos dependem de defendermos nossa pátria. Defender sem militarismo, com leis e regras que privilegiem quem é brasileiro, mora e trabalha aqui.

Não é possível que grandes empresas, como a Telefonica, tenham acesso privilegiado a fincenciamentos baratíssimos e os brasileiros não tenham acesso a estas linhas de crédito.

Este é só um exemplo do que nós, nacionalistas, temos que mudar.

Temos que mudar esta lei que considera uma empresa estrangeira tão brasileira quanto uma empresa constituída e administrada por brasileiros que morem aqui, e que assumam o compromisso de não desnacionalizar a empresa agora e no futuro.

Pessoas, como esta família Marinho e seus funcionários, são capazes de muita coisa por dinheiro.

Devemos ter cuidado com eles.


.

2 comentários:

Lino @morim disse...

Concordo plenamente com vc! Fiquei indiguinado e enviei o e-mail abaixo:
"Gostaria de perguntar a vocês da Globo, se vc`s acreditam em papai noel ou mula sem cabeça. É por isso que vc´s perdem credibilidade quando não cimentam as coisas cono deveria ser. Acreditar que qualquer governo dos EUA que queira implantar bases militares no nosso continente sul, me faz uma garapa, tenha a única intenção de combater os narco-traficantes, só vc´s mesmo porque o povo brasileiro já esta bem escaldado. Ah! Com relação a Chaves, ele é maluco sim mais é bom ter um deses por perto enquanto o Presidente LULA reorganiza nossas forças armadas, para uma possível volta dos atrasados neoconservadores dos EUA. Rede Globo melhora a sua parcialidade, para de defender as forças do atrasos e ajuda ao Brasil de LULA e dos verdadeiros brasileiros."

Anônimo disse...

Eles trabalham contra o povo e a nação. Cuidado com êles!