segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Alckmin: despreparado, muito despreparado

.

Alckmin foi um péssimo governador. Deixou SP com falta de professores em mais de 70% das escolas. Seu "jeito de fazer as coisas" está sendo copiado pelo Serra, infelizmente.

A educação em SP está a "Deus dará".

O pior é que ele quer ser prefeito e nem sabe que em Sampa existe uma lei feita pela Marta que obriga o prefeito a INVESTIR em educação 31% do orçamento.

É muito despreparo. É muita preguiça.

Leia o texto abaixo do blog do Luis Favre:

“Alckmin disse à Folha Online que, segundo dados do Ideb (Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica), São Paulo está acima das metas para 2009 porque investiu em “capacitação de professores” e atacou a “evasão escolar”. Sobre a ex-prefeita, ele disse ela “reduziu o orçamento da educação de 30% para 25%.” (Folha Online 03/08/2008 - 14h23).

O orçamento da educação, por lei do município aprovada na gestão da Marta, e de 31% do orçamento. Os 31% são vinculados, ou seja são gastos obrigatórios com educação. Eles permitem financiar a construção dos CEU’s, os salários dos professores, a merenda escolar, o material escolar e os uniformes, o Vai e Volta para as crianças etc. Antes de Marta ser prefeita, foi lei proposta por um vereador do PT que levou os 25% de gastos obrigatórios com educação exigidos no plano federal, para 30% na cidade de São Paulo. Com Marta subiram para 31%.

Já no que diz respeito ao governo de Alckmin no Estado, basta reproduzir aqui o que escreveu o jornal Agora do grupo Folha:

“O aluno que vem com 4 no boletim tirou nota vermelha. Se a nota é 2, de tão vermelha ficou roxa.

Já quando uma rede inteira tira nota 1,4, todo mundo que tem responsabilidade na educação, a começar das autoridades, deveria fica roxo. De vergonha.

Essa foi a nota, dada pela Secretaria Estadual da Educação, ao desempenho da sua rede de ensino médio: 1,41, numa escala que vai até 10.

O índice foi obtido com base nas notas do Saresp -provas aplicadas nos estudantes da rede- e na taxa de aprovação dos alunos. Chama-se Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).

O Idesp da 8ª série do ensino fundamental foi 2,54. O da 4ª série chegou a 3,23. Ou seja, a qualidade da educação é sofrível em todas as etapas, mas piora nas séries mais altas e fica próxima de zero no fim do ensino médio.(…)”

“ Mais da metade de todas as escolas estaduais paulistas tem indicadores abaixo das médias do Índice de Desenvolvimento de São Paulo (Idesp) no Estado. No ensino médio, a situação é mais alarmante, já que 57% das escolas não atingiram o Idesp 1,41, numa escala de 0 a 10. No ciclo de 1º a 4 ª séries, 55% não chegam a 3,23 e, entre estabelecimentos de 5ª a 8ª, 50% estão abaixo de 2,54.”

Alckmin não fica roxo de vergonha e não considera ter qualquer responsabilidade neste verdadeiro genocídio da juventude do Estado mais rico do país. Talvez pense que repetindo inverdades poderá escapulir de uma discussão de fundo sobre o balanço de sua gestão. Ledo engano.

Leia também:

Educação, SP perpetuando o desastre

Kassab/Serra: mini CEUs a preços gigantes

Economizando com a NÃO educação

Educação: saiba como os conservadores lidam com ela


.

Nenhum comentário: