quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mais tecnologia, menos burocracia, mais controle

.

Uma das nossas grandes esperanças em diminuir a burocracia e facilitar a vida das pessoas é o desenvovimento da tecnolgia, principalmente a informática.

É bom saber que existem vários projetos em andamento no governo federal caminhando neste sentido.

Esta deveria ser uma das grandes prioridades de governo no Brasil.


Governo quer reduzir tempo de navios em portos brasileiros

Agência Brasil


Brasília - Se depender dos sistemas de informática, a meta do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é reduzir de cinco, para um dia, o tempo médio de permanência de navios nos portos brasileiros. Para isso, o Serpro está redesenhando os sistemas que atendem à área e aos órgãos governamentais envolvidos com a atividade de comércio exterior.

Essa reestruturação na área do comércio exterior é um dos macroprocessos iniciados no ano passado pela empresa, ligada ao Ministério da Fazenda, e que deverão entrar em funcionamento a partir de janeiro do próximo ano. O redesenho envolve a unificação e o aperfeiçoamento dos sistemas já existentes que servem para controle tributário, de segurança e sanitário das importações e exportações.

“Todos os nossos 'macroprocessos' precisam funcionar a partir do ano que vem. Não vamos refazer tudo. Alguns sistemas serão integrados, outros adaptados, mas, a partir do ano que vem, já temos que ter resultados”, enfatizou o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Atualmente, para chegar com uma carga no Brasil, um navio passa por cinco sistemas de informação diferentes. Três deles são administrados pelo Serpro: Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), o sistema da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o sistema da Marinha Mercante. Além disso, existem o sistema do próprio porto e os sistemas estaduais, no caso dos portos de gestão pública.

“Esses sistemas serão integrados. É claro que existem outros fatores que acabam por aumentar o tempo de permanência [do navio no porto] mas, se depender de sistema, o tempo será reduzido”, garante Mazoni.

Leia o texto completo aqui


.

Nenhum comentário: