.
Hoje recebi uma bela notícia. As baleias Jubarte saíram da lista de animais ameaçados de extinção. Agora são consideradas em "vias de recuperação".
O Brasil ajudou muito nesta conquista.
Os mais negativos e os conservadores sempre criticaram as campanhas ecológicas. Diziam que era muito esforço por causa de "umas baleias". São uns egoístas e inconseqüentes.
Todo animal tem o direito de viver e viver com qualidade de vida.
Mas, não é só isto: no rastro das campanhas pelas baleias surgiram reservas marinhas, o ecossistema marinho foi melhor estudado, tecnologias foram desenvolvidas, o ecoturismo se fortaleceu, etc.
Ou seja, são muitos os ganhos.
Numa época em que setores conservadores tentam desqualificar o trabalho das ONGs na Amazônia é bom ter em mente resultados como este. Foram as ONGs que iniciaram e sustentaram esta melhoria.
Na amazônia as ONGs devem ter perseverança e o nosso apoio. Devem continuar incomodando os grileiros, os destruidores e seus apoiadores.
Leia a notícia abaixo:
Promovida, baleia jubarte não está mais sob ameaça
DA ASSOCIATED PRESS
A baleia jubarte está em "vias de recuperação" e não consta mais da lista de espécies ameaçadas de extinção, disse ontem a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
A ONG, que é responsável pela lista anual de espécies com mais riscos de sumir do planeta, ainda promoveu a baleia franca. A espécie melhorou de posto e entrou para a categoria "vulnerável".
Segundo Bill Perrin, técnico da IUCN, as jubartes haviam sido reduzidas a alguns milhares de exemplares antes de 1966, quando a pesca comercial da espécie passou a ser proibida.
Hoje, com um crescimento "saudável" de 5% ao ano no norte do Pacífico, as estimativas indicam que a comunidade tem 60 mil animais.
Segundo a IUCN, a proibição da pesca comercial é o que explica o aumento recente das duas populações.
.
Mensagem da noite
Há 2 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário