sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Governo "bão" é governo pão duro

.

Poderia mudar o título e escrever que governo bom é aquele que usa os recursos públicos com parcimônia e cuida para que ele seja bem usado (evitando o desperdício).

Enquanto a população não entender e valorizar este fato iremos desperdiçar muitos recursos que faltarão para outros gastos importantes.

O Brasil gasta BILHÕES com exames médicos desnecessários. Se um prefeito começar a controlar os pedidos de exames ele é TRUCIDADO. Não se elege nem para síndico do prédio.

A conseqüência é que falta dinheiro para uma boa manutenção dos postos de saúde.

Quantas vezes eu já ouvi esta frase: "se não roubassem tanto sobraria dinheiro para fazer ..." É uma meia verdade. Na minha opinião o desperdício, o descontrole e a desorganização custam mais que a corrupção dos políticos.

Explico: o prefeito contrata médicos para os postos de saúde. Eles cumprem horário? Não. Então falta médico. Eles pedem muitos exames desnecessários que envolvem técnicos, material, equipamentos (muitos custam caríssimos), transporte, gerenciamento, etc, etc. O desperdício segue, segue, segue e acaba comendo grande parte dos recursos públicos.

Um bom exemplo positivo é a distribuição de livros didáticos, que não é notícia.

Saiba como funciona:

Agora, em agosto de 2008 o governo federal comprou 103 MILHÕES DE livros didáticos, para ensino médio e fundamental.

Eles se destinam ao ano letivo de 2009, 2010 e 2011. Ou seja, a compra é feita de tal forma que dê tempo de entrega-los até o início de 2009. Parabéns ao ministério da educação.

Eles são distribuídos aos alunos que devem DEVOLVE-LOS ao final do ano para que outras crianças possam usa-los nos anos seguintes. Não são livros descartáveis. Os professores devem incentivar os alunos a cuidar deles e não escrever. (Devem durar 3 anos).

É assim que funciona nos países ricos como os EUA e a Suiça.

Economizando com o aproveitamento dos livros sobra mais recursos para investir em materiais didáticos.

Quanto se economiza por ano? 719 MILHÕES DE REAIS.

Evitar o desperdício e o descontrole é uma das principais funções de qualquer governo e dos CIDADÃOS.

Se os cidadãos não participarem e não fiscalizarem fica difícil coibir eventuais problemas que possam ocorrer nas escolas.

Uma vez vi uma notícia de uma diretora maluca que deixou os livros encaixotados por ela considerava que os alunos iam "estragar os livros".

Quem consengue coibir este tipo loucura/desperdício são principalmente os pais dos alunos.

Participar mais, cobrar dos pais responsabilidades frente a escola é fundamental para melhorar o nível do ensino público.


.

Nenhum comentário: