quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Educação: um discurso muito importante

.

Lula pede pressão estudantil para mudar lei do petróleo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta terça-feira, durante evento promovido pela UNE (União Nacional dos Estudantes) no Rio, as entidades estudantis a iniciarem uma pressão pela mudança na lei do petróleo.

Segundo Lula, o objetivo seria estabelecer um percentual oriundo da exploração da camada pré-sal, onde têm sido encontradas grandes reservas do óleo, para financiar a educação.

Lula pediu que a campanha pressione o Congresso a alterar a legislação do setor e seja feita nos moldes da campanha O Petróleo é Nosso, promovido à época do governo de Getúlio Vargas.

"Não podemos abrir mão desse petróleo que está a 6.000 metros de profundidade. Ele é da União, é dos 190 milhões de brasileiros. Precisamos usar este patrimônio para fazer reparação aos pobres do país. A gente precisa usar [o petróleo] para resolver o problema da educação e não deixar nas mãos de empresas que acham que o petróleo é deles, que vão apenas comercializá-lo", afirmou Lula.

Ele lembrou que na semana passada foi anunciada a criação da comissão interministerial que vai estudar as regras para a exploração das reservas de petróleo da camada pré-sal, na Bacia de Santos.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o grupo avaliará como será a cobrança de impostos e até mesmo se é necessária a criação de uma nova estatal para fiscalizar o pré-sal.

da folha de SP


Nota do Chicão:

Alguns meses atrás o blog do Chicão apresentou um texto chamado Será possível?. Neste texto defendia o uso dos recursos do petróleo para a constituição de um grande fundo para injetar dinheiro na educação.

Hoje, vejo que o interesse do governo federal é seguir este caminho, que é mais lógico e racional.

Vão existir muitas resistências, principalmente dos setores atrasados e conservadores.

Vários comentaristas do PG já criticaram o fato do governo federal não ter leiloado estas áreas, com as mesmas regras do governo FHC.

Afinal, que interesse eles defendem? Certamente não é o interesse do povo brasileiro.

Prudência. Quando se descobre uma reserva petrolífera que pode ter 100 BILHÕES de barris de petróleo deve-se ter muita prudência para decicir o que será feito de tamanho benefício que Deus nos deu.

Quando a Globo, editora Abril, e outras empresas colocam seus funcionários comentaristas para tentar convencer os brasileiros a leiloarem as áreas rapidamente e firmarem contratos menos rentáveis é de se PERGUNTAR: qual o tipo de negócio que interessa aos multi-milionários donos destas empresas de comunicação?

Em outras palavras: de que forma eles estão ganhando com esta campanha?

O petróleo está virando ouro. Este ouro deve majoritariamente virar recurso para investimento em educação.

Desde já o Blog do Chicão está nesta campanha: o petróleo é da educação.

O PETRÓLEO DO BRASIL É DA EDUCAÇÃO.





.

Nenhum comentário: