sábado, 16 de agosto de 2008

300 escolas fechadas, dá uma dor no peito...

.

"Eles protestaram contra o prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), e o governador, José Serra (PSDB), pelo descaso com a educação. Segundo a presidente da Umes-SP (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), Ana Letícia Oliveira , mais de 300 escolas já fecharam durante os governos dos democratas (ex-PFL) e tucanos".

“Enquanto o governo federal amplia vagas nas escolas e universidades públicas, o que é muito bom, mas ainda insuficiente, os governos da capital e do estado fecham escolas e implementam uma gestão vergonhosa para a educação”, afirma Ana ao Vermelho".

Ela cita como exemplos do sucateamento da educação a aprovação automática nas escolas públicas, o FIM DAS ESCOLAS TÉCNICAS MUNICIPAIS e a falta de estrutura, como laboratórios, bibliotecas e salas de aula. Segundo o presidente da Ubes, Ismael Cardoso, ''apesar de o estado de São Paulo ser o mais rico do País, a qualidade do ensino está muito aquém do necessário''.

"A escola municipal Derville Alegretti foi outro tema muito lembrado pelos estudantes. “A Derville é a única escola municipal com ensino fundamental, médio e técnico que havia sobrevivido ao sucateamento, mas agora, nem com ela podemos contar mais. Das 30 turmas de ensino técnico, 25 já foram fechadas sob a alegação de que ensino técnico é problema do governo federal”, lamenta Ana".

"A escola Prudente de Morais, próxima à estação de metrô da Luz, já tem data para ser demolida. “Até 2010 o governo estadual vai demolir a escola para construir no lugar um anexo da Pinacoteca, mas obras para a reconstrução da escola não tem data para começar..."

Leia a matéria completa aqui


Nota do Chicão:

prezado leitor,

venho alertando aqui no blog a respeito da política constante de economizar com a NÃO educação.

O Alckmin deixou mais de 70% das escolas públcias estaduais de SP com FALTA de professores. Mesmo assim o PIG e a maioria da população elogiava seu governo. Ele foi reeleito governador e foi candidato a presidência.

O ex-secretário de educação do Alckmin, Gabriel Chalita, continua dando palestras como especialista em educação. Mesmo tendo detonado a educação, aplicado muito dinheiro com propaganda, não desenvolvido material paradidático, destruido o pouco que restava de laboratórios, deixando os prédios das escolas sem as devidas manutenções, com problema de limpeza e higiene, etc. Mesmo assim o cara ainda se apresenta como uma pessoa interessada em educação e tem aqueles que se interessam por ele.

A educação não é valorizada. Quer dizer da boca para fora ela é valorizada. Na prática não é. Nestas condições eu pergunto: porque políticos como o Serra e o Kassab vão INVESTIR muitos recursos nesta área?

Eles sabem podem seguir o exemplo do Alckmin, que nada de ruim lhes acontecerá. O PIG vai apoia-los, a classe alta e média vai apoia-los, e os maiores interessados (as classes populares) vão se omitir.

Por isto manifestações como esta acima são tão importante. Para chamar atenção, divulgar e convocar as pessoas a reagirem.

O governo da Marta teve uma grande preocupação em RECONSTRUIR o sistema de ensino técnico da cidade de SP. A situação era caótica quando o Pita saiu da prefeitura. MUITOS MILHÕES DE REAIS foram investidos para fazer algo óbvio: fazer funcionar direito o que no PAPEL já existia.

Este investimento de tempo, dinheiro, treinamento e organização das escolas técnicas municipais foi literalmente para o RALO depois que o SERRA assumiu. Fazer funcionar bem a educação DÁ GASTO E NÃO DÁ VOTO.

Eles diminuiram os investimentos na manutenção destas escolas e começaram a fechar as salas de ensino técnico. (o ensino técnico custa MAIS para a prefeitura que o ensino não-técnico). Começaram a economizar com a NÃO contratação de professores, deixaram as condições físicas das escolas deteriorarem.

O Alckmin fez uma política de NÃO investimento em educação. Melhor dizendo: fez uma política de o MENOR INVESTIMENTO POSSÍVEL em educação. Economizou bilhões com esta postura e não foi punido nas urnas.

O Serra e o Kassab aprenderam e continuaram a saga. Se depender de mim eles serão punidos nas urnas. E você, também vai puni-los?


.

Nenhum comentário: