sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O mundo está mudando

.






A percepção das pessoas está ficando defasada rapidamente, devido a grande mudança que o mundo está passando.

Mudanças em vários setores:

- tem gente que ainda pensa que energia renováveis do tipo eólica e solar é papo de "bicho-grilo". Hoje é um mercado bilionário, de bilhões de dólares que cresce a taxas que chegam a 20% ao ano. Um crescimento impressionante.

- a economia solidária também cresce a taxas grandiosas, muito acima do conjunto da economia brasileira. Hoje mais de 2 milhões de brasileiros estão trabalhando em empreendimentos deste tipo.

- as empresas autogeridas crescem e se multiplicam a cada ano. Principalmente porque encontram um pouco a mais de crédito por parte do governo federal.

- O número de pessoas que estão adotando algum tipo de mudança no estilo de vida, agregando em suas vidas alguns dos preceitos ecológicos, está cada dia maior. Os que adotam mudanças radicais ainda são poucos, mas mesmo entre estes o número cresce.

Lembrem: estamos falando de milhões de pessoas. Um movimento que nunca aparece em sua INTEIREZA nos jornais, revistas e internet.

Gostaria de lhes convidar para conhecer a história da usina Catende Harmonia, uma ótima experiência de autogestão e de distribuição de renda e responsabilidades.

http://www.catendeharmonia.com.br/

Esta usina produziu na safra passada mais de um milhão de toneladas de açucar. É eficiente e os donos são os trabalhadores.

Algum tempo atrás eles seriam motivo de piada e críticas dos colunistas conservadores. Como são eficientes são motivo de silêncio e esquecimento proposital.

São um bom exemplo para a sociedade. Um bom exemplo de que existe formas de crescer gerando distribuição de renda.

Em outros tempos algum cara MUITO RICO teria recebido MUITO DINHEIRO para ser dono desta usina, enquanto os trabalhadores ganhariam salário de fome.

A solução encontrada, de os próprios funcionários serem donos, foi a melhor para o Brasil e o melhor para cada um de nós.


.

Nenhum comentário: