sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Déficit nas contas externas e planejamento de um país

.

O déficit nas contas externas do Brasil subiu muito. Este ano vai chegar a 23 bilhões de dólares.

Um dos motivos é o lucro recorde das multinacionais. Lucro porque o Brasil está crescendo e lucro maior porque acabou a CPMF.

Elas não diminuíram os preços. Aumentaram a margem de lucro. O Blog do Chicão já havia alertado para esta decisão das empresas ANTES da votação no congresso.

Você pode dizer: o Brasil precisa reduzir impostos.

Eu digo: porque não reduz impostos sobre o transporte coletivo? As passagens de ônibus poderiam ter seu preço reduzido em mais de 30%. Diminuiria os custos das empresas e das pessoas.

A diferença é que grande parte deste dinheiro economizado na redução dos impostos continuaria a circular no Brasil e beneficiaria principalmente as pessoas mais simples e as pequenas empresas (que oferecem a maioria dos empregos).

Porém, esta solução não seria tão boa para os grandes anunciantes e para os multi-milionários donos das empresas de mídia.

Acabando a CPMF a Globo economizou muitos milhões (e pôde comprar um avião de 40 milhões de dólares). Uma empresa como a Avon economizou outros muitos milhões de dólares. E as pessoas mais simples economizaram alguns centavos.

É por isto que eles fizeram uma grande campanha contra a CPMF. Eles querem o dinheiro no bolso deles.

O problema é a população cair que nem um patinho na conversa fiada deles. Toda a população, inclusive a classe média.

Planejar as ações é fundamental se quisermos ter uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Entender como são planejadas as ações para que os mais ricos sempre sejam mais beneficiados também é muito importante.

Agora eu pergunto para você que tem um filho dentista: uma pessoa humilde poderia economizar mais de 40 reais mês com o preço do ônibus mais barato. Este dinheiro pdoeria ser gasto com a saúde bucal desta pessoa. Em algum momento este dinheiro poderia passar pelo bolso do teu filho (já que são dezenas de milhões de pessoas humildes). Este dinheiro indo para o exterior JAMAIS irá passar pelo bolso do teu filho.

É isso aí.

Nenhum comentário: