sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Transparência pública e honestidade

.

Nos jornais de hoje estão a seguinte notinha:

"A bancada do PT na Assembléia (de SP) recebeu nova leva de contratos da CPTM, no valor de R$ 1,5 bi, firmados entre a Alstom e o governo paulista de 1995 a 2008. Cerca de R$ 549 mi teriam irregularidades graves, segundo o TCE".


A notinha acima seria capa de jornal durante dias se fosse contra o PT.

Deixa isto para lá. Quero comentar: todos os contratos públicos devem estar disponíveis em sua totalidade na internet, com LIVRE ACESSO para todos os cidadãos.

Desta forma não só partidos políticos fiscalizariam os contratos públicos, mas também os cidadãos interessados.

Esta disponibilidade facilitaria o surgimento de ONGs especializadas em fiscalizar, avaliar e dar contribuições POSITIVAS.

Já disse aqui no blog do Chicão que o desperdício e a desorganização são parceiras da corrupção.

Aliás, na maioria das vezes o desperdício e a desorganização representam custos maiores que a corrupção.

A função de manter tudo escondido, desorganizado (uma verdadeira bagunça) é facilitar ao máximo o roubo e dificultar a apuração de irregularidades.

Aqui em SP os deputados do PT estão tentando a MESES saber quanto realmente o governo estadual gastou em publicidade em 2007. Tem muita dificuldade, pois as contas são todas embaralhadas, confusas e de difícil acesso.

Por que é assim? Boa coisa não é.

O José Serra não é flor que se cheire, mas ele faz o que os outros políticos também fazem (dificultar os acesso às contas).

É necessário que se estabeleçam regras contábeis mais eficientes, de tal modo que o cidadão comum possa saber claramente o que se pagou, quanto se pagou, para quem se pagou, quando, porque, qual a relevância, etc. Ter todos os contratos na internet, todos os recibos, tudo.

Hoje é fácil fazer isto. Falta o povo se conscientizar da importância da Transparência pública e parar de discutir o que o PIG coloca como mais importante.

Aqui, agora, quero render minha homenagem ao Valdir Pires, que como chefe da CGU do governo federal idealizou o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. Parabéns!

Este Portal foi uma grande evolução. Algo muito bom. Tão bom que poucos realmente valorizaram. Estamos muito acostumados a acusar, falar mal. E pouco acostumados a VALORIZAR as soluções.

Naturalmente, o portal da transparência do governo federal precisa evoluir MUITO. Mas, é um bom começo e deve ser incentivado justamente por ser um bom começo.

Cobrar de todas as prefeituras, governos estaduais e federais a TRANSPARÊNCIA PÚBLICA total é uma das principais metas de uma sociedade que quer buscar SOLUÇÕES para os problemas que ela não para de apontar.


PS: este escândalo Alstom/PSDB/Alckmin ainda vai dar muito o que falar pois está sendo investigado em 4 países diferentes. Pena que a polícia de SP e o ministério público de SP NÃO estejam se dedicando quase nada nestas investigações. Pena!




.

Nenhum comentário: