terça-feira, 12 de agosto de 2008

Polícia Civil não investiga em SP, dizem sindicatos

Cláudio Dias Direto de Araraquara

As entidades ligadas aos investigadores, agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil de São Paulo reconhecem que a greve marcada para a próxima quarta-feira é a única maneira de abrir as feridas e expor à população o sucateamento da categoria. O grupo afirma que na maioria das cidades paulistas os policiais estão desviando a função e deixaram muitas vezes de investigar os crimes.

O presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo (Sipesp), João Batista Rebouças, enfatiza as escoltas de presos que desviaram a função dos investigadores. "Nós viramos 'babá de preso' e pelo jeito foi criada uma polícia carcerária e ninguém nos avisou." Para Rebouças, o governo mascara as ocorrências, por isso deixa de divulgar o índice de crimes esclarecidos.

Ele sugere a Secretaria de Segurança Pública (SSP) que divulgue o quadro de crimes esclarecidos no Estado. "Os resultados são muito ruins e isso pega mal." Rebouças explica que somente algumas unidades policiais, entre elas, os grupos especializados da capital, possuem equipamentos e tempo para investigar os crimes que geram repercussão. O caso da menina Isabela, por exemplo, mereceu atenção de centenas de policiais e peritos. "É tudo propaganda", diz o sindicalista.

Rebouças fala que o sonho da categoria é tornar-se como a Polícia Federal (PF), que, depois de greves e manifestações, conseguiu melhorias salariais, reestruturação da carreira e equipamentos modernos de investigação. "A polícia está desmotivada porque o governo não investe e, hoje, se não é a prefeitura, algumas cidades do interior não teriam sequer uma sede."

Já o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), Sergio Marcos Roque, também destaca a falta de infra-estrutura. "Não queremos só salário e sim a reestruturação da polícia porque falta gente e quem está trabalhando sofre os desvios de função com a escolta de presos", diz o delegado reconhecendo uma situação de crise.

Redação Terra

Leia mais aqui
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3066123-EI5030,00.html

Esse é o resultado do PSDB 13 anos governando SP. Isso é incompetência de Alckmin, Serra. Eles sucatearam a polícia em SP.


Nota do Chicão:

Eu já colaborei com disque-denúncia, sou voluntário numa entidade que criou um programa para adolescentes, na minha cidade tem o dobro de guarda municipal que polícia militar, pago segurança particular, tem câmeras por toda a cidade, E A POLÍCIA DE SP ESTÁ ESTE CAOS.

A economia está crescendo, menos desemprego e mais esperança, a PF está combatendo o crime, há menos armas em circulação, os programas de saúde do governo federal e dos municípios estão nas áreas mais carentes (diminuindo a revolta dos moradores), o bolsa família ajuda as famílias mais pobres (diminuindo o atrativo do crime), E A POLÍCIA DE SÃO PAULO ESTÁ ESTE CAOS.

A criminalidade de SP diminui e o Serra jura que é por causa dele.

Se preparem porque este vai ser um dos caldos de campanha do PIG a favor do Serra.


.

Um comentário:

Anônimo disse...

presto todos os concursos da policia civil de sp a vários anos e ja tive a oportunidade de participar da prova oral para agente policial mas infelismente nao consegui aprovação, continuo estudando e prestando os concursos; meu projeto de vida e ser policial civil jamais desistirei do meu objetivo hoje dia 08/01/2009 fiquei sabendo do resultado do ultimo concurso para investigador onde so foram aprovados 350 "trezentos e cinquenta" candidatos de um total de 120.000 "cento e vinte mil inscritos" isso é uma VERGONHA e ao mesmo tempo muito triste para todos que se dedicam a varios anos para essas provas, acho que esse concurso foi muito injusto e feito de forma arbitraria com uma alteraçao de edital pegando todos de surpresa e destruindo anos de estudo para esse certame, essa conquista da categoria policial de terem com exigencia o ensino superior para carreira de investigador e escrivão e muito justa só que a prova de investigador já apresentava um conteúdo de nivel superior o qual na minha opnião não deveria ter sido mudado para esse concurso,agora diante deste resultado RIDICULO tenho a certeza de que realmente foi um concurso mal elaborado ,sem falar nas pessoas que foram pegas com gabaritos que por informações da propria policia eram falsos ,ai fica a duvida será que todos os que tinham gabaritos foram pegos? será que todos eram falsos? acho que no mínimo esse certame deveria ser anulado e realizado outro em respeito a todos os "futuros policiais" que se dedicam para essa carreira.Deixo aqui meus votos de felicidades a todos e incentivos para os estudos NÃO DESISTIREMOS. UM ABRAÇO