quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quando os ratos pulam para dentro do barco...

.

Eu já vi esta história acontecer várias vezes.

O primeiro comício pedindo eleições diretas no Brasil teve a presença de 400 mil pessoas. A Globo apresentou-o em 15 segundos (mais ou menos) como sendo parte de uma comemoração.

Como pegou mal e os comícios pelo Brasil a fora reuniam milhões, a Globo, rato profissional, embarcou na onda. Chegou a transmitir os comícios ao vivo.

Com os genéricos aconteceu o mesmo. Os conservadores e a indústria farmacêutica fizeram de tudo para boicotar. Iniciaram uma guerra contra, com o apoio da mídia. Não faltaram "especialistas" sendo entrevistados relatando os riscos dos genéricos para a saúde das pessoas. O valente ministro da Saúde JAMIL HADDAD, enfrentou este lobby poderoso e cheio da grana. Quando o FHC ganhou as eleições e quando o José Serra foi nomeado monistro da saúde houve esperança de que a luta pelos genéricos teria continuidade. Era simples: bastava lutar na justiça para fazer valer o DECRETO LEI 793, DE 1993 editado pelo ministro da saúde Jamil Haddad. Os dois NÃO FIZERAM NADA. Deixaram a indústria farmacêutica empurrar com a barriga a adoção dos genéricos e deixaram os "especialistas" fazerem campanha contra os genéricos sem refutação. Os movimentos sociais e os progressitas CONTINUARAM A LUTAR, inclusive na justiça. Quando era iminente a vitória... os ratos pularam rapidamente para dentro do barco. O Serra REVOGOU o decreto BEM MAIS FORTE do ministro da saúde do governo Itamar e editou um decreto bem mais favorável à indústria farmacêutica (e, é lógico, pior para os brasileiros). O Serra até hoje se apresenta como "pai" dos genéricos, o que não é verdade.

A verdadeira história dos remédios genéricos

Na área ecológica temos um exemplo clássico de ratos pulando para dentro do barco. Diz respeito ao programa de retorno das embalagens de agrotóxicos (venenos). Os ruralistas e a indústria (e seus "especialistas" entrevistados pelos jornais conservadores) combateram esta proposta de todas as formas (mentindo, ridicularizando os ecologistas, divulgando meias verdades, etc). Quando não foi mais possível... os ratos pularam para dentro do barco. Hoje todos se colocam como partícipes deste bom exemplo.

Veja esta história aqui: Agricultura limpa

Se você quiser saber de uma área que em breve os ratos vão pular par dentro do barco é só ler este texto: Justiça proíbe agência de avaliar agrotóxico

Basicamente: quando os ratos pulam para dentro do barco é porque a coisa está boa.

Graças a Deus, isto está acontecendo com a Transparência Pública.

Venho lutando, junto com muitas outras pessoas, pela transparência pública faz tempo. Aqui no Blog do Chicão você encontra uma quantidade grande de textos tratando do tema (venha ao blog, pesquise e leia).

A imensa maioria dos políticos conservadores sempre boicotaram esta idéia. Basta lembrar que um dos primeiros atos do José Serra como governador foi VETAR uma lei (do ex-deputado Caros Nerder - PT) que previa a Transparência pública no governo do estado de SP. Uma atitude vergonhosa.

Tornar público o que é público sempre foi visto pelos conservadores (a imensa maioria, nem todos) como uma forma de diminuir o poder deles e, principalmente, aumentar o risco.

Já afirmei que quem é errado se torna paranóico para defender a IMPUNIDADE. Independente do partido, posição social, profissão, etc., quem faz algo errado é quem precisa da impunidade. São esses que precisam que a justiça NÃO FUNCIONE.

A prefeitura de São Paulo lançou seu Portal da Transparência. Uma medida louvável. Bom para todos nós. Um portal que ainda tem muito o que melhorar. E vai melhorar porque vamos continuar lutando.

A porta da Tansparência Pública escancarou. Quando os rato pulam para dentro do barco é porque já não dá para fugir do tema.

Que bom!

Nós, cidadadãos, temos que ter uma atitude madura. Temos que nos organizar para APRENDERMOS a fiscalziar as contas públicas. Não devemos partir para o xilique irracional. Devemos estudar, ter propostas, avaliar com critério.

Agora é a nossa vez. Sem a fiscalização da sociedade É IMPOSSÍVEL DIMINUIR A ROUBALHEIRA.

A roubalheira está aparecendo, o que é muito melhor do que ela ficar escondida.

Mas, não é só roubalheira. É desperdício, desorganização, falta de racionalidade, falata de critérios, etc.

Parabéns, para todos os cidadãos que estão lutando a muitos anos para promover a Transparência Pública.


Leia também:

Gastos com "cartão corporativo" são detalhados na internet


.

Um comentário:

josé henrique disse...

Acabei de ver na tv camara que o Arthur Virgilio está defendendo a divulgação dos salários na internet