quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fiscalizar para a sujeira pública aparecer (combate à corrupção)

.

Manchete de jornal: "TCU encontra donos de carro e políticos na lista do Bolsa Família".

Onde tem dinheiro tem pilantra rondando. Seja aqui no Brasil, na Europa, China ou em qualquer outro lugar do mundo.

O que se deve fazer?

Fiscalizar e punir.

No Sergipe uma família recebe 94 reais do bolsa família. É proprietária de caminhões avaliados em R$ 756 mil reais.

O que deve ser feito?

Punir esta família. Se são mesmo proprietários dos caminhões devem ir para cadeia por roubo de dinheiro público.

Se forem laranja de alguém deve-se descobrir de quem são laranjas, apreeender os bens e punir o laranja e o dono real.

Fiscalizar e punir.

Tornar um RISCO fraudar o bem público. É desta forma que desanima a ação de muitos pilantras.

É por isto que eu digo: pior do que a sujeira aparecer é a sujeira NÃO aparecer. A melhor impunidade é a que fica escondida. Leia aqui

Um segundo ponto: é IMPORTANTÍSSIMO para o Brasil que estes relatórios sejam feitos, para que possa aprimorar a fiscalização e a organização do governo (federal, municipal e estadual).

Trazer os problemas à tona é fundamental para aperfeiçoar as ações. Quando existem pessoas de boa vontade e eficientes, a MELHORA PODE SER CONTÍNUA.

Por exemplo: "O cruzamento com o Sisobi (Sistema Informatizado de Controle de Óbitos) revelou ainda a presença de quase 300 mil pessoas mortas no cadastro único. Na folha de fevereiro de 2008, foram identificados 3.791 benefícios do Bolsa Família pagos a famílias com pessoas tidas como mortas". (Folha de São Paulo)

Com estes dados em mãos será possível FOCAR este problema e tentar resolve-lo.

O Ministério do Desenvolvimento Social, que toca o bolsa família, descadastrou no ano passado mais de 400 mil usuários do bolsa família por fraude. Não fez, porém, o cruzamento dos dados. Porque não fez? Foi falha de alguém? Falta pessoal? Falta investimento em tecnologia? Qual é a dificuldade e COMO PODE-SE RESOLVE-LA?

Um país se faz com melhora contínua e aprendizado contínuo.

É assim nas nossas vidas, é assim nos governoS (estadual, federal e municipal).

Não entre na onda histérica do jornais conservadores, que tentam desqualificar e negativizar tudo.

No Brasil não havia fiscalização. Hoje há pouca, mas há. ESTÁ MELHOR.

O nosso interesse é que a VERDADE SEJA CLARA E TRANSPARENTE.

É preciso também que a sociedade civil colabore. É o nosso dinheiro que está em jogo.

Existem dezenas de milhares de pessoas fingindo doenças para receberem do INSS sem trabalhar.

Nós podemos ajudar a diminuir os roubos do dinheiro público, realizados por políticos e grandes grupos econômicos ou realizados no varejo.

Fiscalização da sociedade é fundamental. Não podemos ficar limitados à fiscalização pública que é dependente de interesses políticos.

Aliás, uma das melhores formas de combater a corrupção é dar dinheiro para quem denunciar e mais dinheiro ainda para quem provar o desvio.


PS: veja esta pérola do pensamento conservador negativizador: "O trabalho do tribunal conduz a duas reflexões: a) os governos ou são ruins ou são muito piores;"
O que eu quero dizer é que o dinheiro que vai para o Bolsa Família, antes ia parar no bolso não de pessoas humildes e simples, mas ia parar no bolso de algum grandão.
No Brasil, ninguém reclama de uma pessoa que paga 500 reais no dermatologista e depois desconta 27,5% no imposto de renda. Ou seja, todos nós pagamos 137 reais para ir a boneca ir ao dermatologista. Isto é normal! Polêmica surge quando o dinheiro é direcionado aos mais pobres.

PS2: é preciso lembrar que o total de desvios denunciados pelo TCU é de 3,4% do total de beneficiados. Não é muito, mas deve-se investigar.

PS3: "Após cruzamento com a Relação de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, sobre mercado formal, o ministério cancelou, entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009, cerca de 400 mil benefícios, que apresentaram renda acima do critério ou que não atualizaram os cadastros". (O Estado de SP) Coloco aqui esta informação para mostrar que existe um esforço do Ministério do Desenvolvimento Social, este esforço pode ser aperfeiçoado.

Atualização: leia este bom texto: Os controles do Bolsa Família


.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Chicão
Quando magistério enra em greve, temos professores qua vão para SP, participam de todas atividades, MAS, MAS , MAS, temos aqueles que apesar de estarem em greve, vão para a praia, compras etc e tal.
Isso não descacteriza o movimento, mesmo assim alguns se utilizam de tais argumentos para descaracterizar a greve. Fazer o que. Quanto ao Bolsa Familia, só foi localizar essas falhas por causa do cruzamento de informações, que mais a mais se tornam possíveis. Mas a direita deita e rola.
Saudações
Avelino