sexta-feira, 3 de abril de 2009

Educação em São Paulo: o mal da politicagem

.

Alguns dias atrás saiu as notas que o PRÓPRIO governo de estado dá para suas escolas.

ALGUÉM TEM DÚVIDAS DE QUE ELAS SERIAM MAIORES?

Um governador que só viaja para ser candidato daria uma nota menor para sua gestão?

As notas subiram bem pouco. A imprensa conservadora comemorou como se fosse final de copa do mundo.

Dias depois a secretária de educação CAI EM DESGRAÇA E É DEMITIDA. A imprensa divulga umas notinhas envergonhadas. Entra um novo secretário que quer ser candidato a vice-governador. A ex-secretária vira assessora, ela quer ser candidata a deputado. Isto significa: MUITO ESFORÇO NO MARKETING E POUCA DISPOSIÇÃO DE ENFRENTAR AS VERDADEIRAS MAZELAS DA EDUCAÇÃO.

O sistema de pontuação das escolas de SP é uma piada. O processo é tão maluco que demorei semanas lendo e relendo, conversando com professores, diretores de escola, etc. Quanto mais estudava o tal processo (SARESP, IDESP, ETC) mais percebia que é um processo POUCO SÉRIO, desenvolvido por pessoas que querem seguir carreira política.

Vou dar um exemplo: para uma escola melhorar sua nota basta que não reprove ninguém ou que reprove menos que no ano anterior.

Entenderam?

Vou explicar: a professora tem a prestação para pagar, quer viajar com a família, enfim, precisa de dinheiro. O governo vem e diz: "querida professora, você quer dinheiro, nós queremos marketing. Portanto, se você reprovar menos a nota da sua escola vai melhorar e você vai ganhar dinheiro".

Advinha o que esta professora vai fazer? Se você tem alguma dúvida leia meu texto: Dia do professor?

Lógico que existem muitos professores comprometidos. Estes vão cansando ao longo dos anos. Afinal, é sacanagem o professor perder 2 salários porque ele fez corretamente seu trabalho e reprovou vários alunos (no ensino médio, a área onde mais "melhoraram" as "notas", não existe progressão continuada).

Aos poucos irei postando textos para explicar para vocês como funciona o Saresp e o Idesp (do governo do estado), que é de onde vem as notas das escolas de SP.

PS: o índice das escolas médias subiu de 1,41 para 1,95. De primeira a quarta série ficou estagnado. O cruel é que os índices são tão mal feitos que ninguém sabe se houve melhora ou não no aprendizado.

Deixo vocês com algumas dicas de textos sobre educação já publicada aqui no Blog do Chicão:

São Paulo: Sem espaço, escola invade "puxadinho" construído em outra


Estudo mostra despreparo de jovens brasileiros


Investimento, cuidado com os números


Sai pela porta dos fundos a secretária de educação de São Paulo


Até que enfim uma dentro do Serra (Educação)


Educação em São Paulo


Serra e a editora Abril, milhões em negócios e proteção política 1


Alckmin: despreparado, muito despreparado


Economizando com a NÃO educação




.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Chicão
Escola onde faltou professores de matemática, como foi ocaso da minha, onde os alunos boicotaram a prova como forma de protesto, como foi a minha, escola onde tinha uma faixa, parabenizando-nos pelo bom desempenho, como foi a minha, mas que manteve e até aumentou o índice de reprova, também era abuso aprovar, apesar de uma peneira para lá de grossa, como foi a minha, professores que eu tenho orgulho de trabalhar, são dedicados, consciente, tanto de seu trabalho, como social, muitos com mestrado, nós zeramos, não ganhamos nada de bônus, você precisava ver o desâmino, muitos não queriam entrar nas salas, alguns até foram embora, não acreditaram no que viram.
Escolas que estavam distantes de nós, em termos de pontuação, mesmo subindo, ainda estavam longe, ganharam, nós perdemos.
Se a situação é não reprovar, o tal fluxo, será que devemos aprovar até alunos desistentes? Zerar todos neste ano 2009 e apostar no Bônus de 2010?!
Saudações
Avelino