quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Governo Alckmin é investigado. Na Suíça.

.






Em São Paulo o ministério público não toma nenhuma iniciativa contra a corrupção nos governos estaduais do Covas, Alckmin e Serra.

Já na Europa ... Lá eles não conseguem controlar as investigações... e as investigações vão avançando.

Leia o texto abaixo:

"Polícia revela nome do suíço que liderava corrupção na Alstom"

"Praticamente concluída, a investigação sobre o pagamento de propinas pela Alstom indica que membros da direção da empresa estariam envolvidos em esquemas de corrupção em várias partes do mundo, inclusive em São Paulo. Essa é a principal suspeita do Ministério Público Suíço que, há cerca de três semanas, prendeu de forma preventiva um ex-alto funcionário da empresa.

O nome e a função do funcionário estavam sendo mantidos em sigilo. Mas com o caso praticamente em seu estágio final, fontes na Justiça suíça revelaram ao Estado quem está sendo acusado por ser a peça central do esquema de corrupção e qual teria sido o mecanismo usado para realizar os pagamentos a funcionários públicos no exterior.

Trata-se de Bruno Kaelin, um suíço alemão que, no dia 21 de agosto, foi preso em Einsiedeln, vilarejo nas profundezas dos vales dos alpes da Suíça e conhecida por ter um dos conventos mais antigos da Europa. A acusação é de que teria participado de "gestão desleal, corrupção e lavagem de dinheiro".

Sua prisão envolveu mais de 50 policiais e a Justiça suíça acredita que Kaelin, hoje aposentado, seja a chave para que se possa revelar quem recebeu as propinas pagas pela Alstom para ganhar contratos milionários. Em suas várias atividades dentro da companhia, Kaelin ocupou a função de garantir que os contratos entre a Alstom e as demais empresas e governos estavam de acordo com os interesses da empresa francesa. Mas Kaelin também ocupou um cargo no conselho de administração da empresa, entre 2000 e 2006, o que lhe dava amplos poderes e uma circulação constante entre os principais executivas da Alstom.”

Do blog Brasil Brasil

Um comentário:

graciliano disse...

É lamentável que precisemos da justiça estrangeira para combater nossa corrupção interna, como ocorre tb no caso Daniel Dantas. Aqui corrompe-se facilmente a imprensa, as CPIs, e até altas cortes de Justiça.
Espero que as propinas pagas aos tucanos pela Alstom sejam reveladas plenamente antes de 2010, para que a quadrilha não venha a assumir o governo federal, onde os roubos podem ser muito maiores.