quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A falta de estudos técnicos

.

Eleições vem, eleições vão, e programa de governo de candidato é uma piada.

Vai ser diferente quando a sociedade e os partidos financiarem estudos técnicos de longa duração.

Veja o que diz um jornal:

"Candidatos têm planos de governo parecidos

Marta, Kassab e Alckmin citam soluções semelhantes em várias áreas, fazem propostas genéricas e evitam estipular valores e metas".


As soluções são semelhantes mesmo. Um posto de saúde com poucos médicos tem uma prioridade importante: contratar médicos.

O que falta são estudos técnicos de demanda, resolutibilidade, atendimento, etc.

Nas outras áreas é a mesma lenga-lenga. O transporte está ruim? Vamos fazer mais metrô, avenidas e (para parecer ecologico) ciclovias.

Onde estão os estudos técnicos? É por isto que eles não conseguem colocar metas e nem estimar custos.

Este é o grande problema do Brasil.

E não pense que a culpa é somente dos políticos. Pois grande parte destes estudos deveriam ser feitos pela própria sociedade civil organizada. Mas, não fazem.

Um dos poucos bons exemplos de instituições de estudos técnicos é o Dieese (mantido pelos sindicatos). Fazem ótimos estudos. Os sindicatos montaram um instituto chamado Diesat (saúde do trabalhador), o coitado é o primo miserável do Dieese (estudos econômicos). Dinheiro dá dinheiro, e saúde do trabalhador fica às minguas.

Prestem bem atenção no que digo: enquanto não buscarmos soluções técnicas para os problemas do Brasil vamos ficar sofrendo com as idéias atrasadas e repetitivas que nunca darão certo.

Um exemplo é o mantra: vamos fazer pontes e avenidas para os carros andarem mais rápidos. Vamos ligar a avenida tal a tal lugar, etc.

Venha conhecer a campanha do Blog do Chicão.

O lema é:

Mais pontes e avenidas, mais congestionamento.

Mais metrô e ciclovias, menos poluição.



.

Nenhum comentário: