sábado, 20 de setembro de 2008

Regulação é o princípio da democracia

.

“O ex-presidente Ronald Reagan eliminou os controles governamentais sobre uma ampla gama de instituições e instrumentos financeiros, em consonância com sua fé no livre mercado. Reagan gostava de ilustrar sua política desreguladora com a frase: "o governo não é a solução, mas sim o problema". Em 1999, a Lei de Modernização de Serviços Financeiros eliminou controles financeiros impostos desde os tempos de Franklin Delano Roosevelt. As conseqüências estão aí".


Leia mais aqui

A democracia é a repartição de poder.

O que significa isto?

Significa (por exemplo) que o dono do leite não pode fazer o que quiser com ele. Ele não pode dizer: o leite é meu e eu coloco o quanto de água eu quiser nele. Para viver em sociedade democrática ele abre mão do poder total que ele teria sobre sua propriedade.

Existem regras para proteger as pessoas. Isto se chama regulação. Sendo mal feita ela burocratiza a sociedade. Sendo bem feita ela desburocratiza a sociedade.

Vou explicar. Se você tem dinheiro aplicado em um banco e sabe que ele é bem fiscalizado, você fica tranquilo e pode se dedicar as suas atividades diárias normais. Mas, e se ele não for fiscalizado e poder fazer tudo de tudo? Isto gera desconfiança e insegurança. Você, além de suas atividades diárias, terá que ir todos os dias atrás de informações sobre como o banco está gerindo o seu dinheiro. ISTO É BUROCRACIA.

O sonho dos MUITO ricos sempre foi ter DIREITOS sem ter DEVERES. A regulação determina os deveres (por exemplo, fica proibido adicionar água ao leite). É a forma mais eficiente de punir os transgressores.

Ou seja, os MUITO ricos querem ter direitos, sem deveres e sem o risco de serem punidos.

Se você duvida disto é só lembrar do caso da algema aqui no Brasil.






.

Nenhum comentário: