.
Um articulista conservador (G. Dimenstein) escreveu o seguinte:
"Gosto da idéia do CEU, por transformar uma escola num pólo de desenvolvimento comunitário. Marta Suplicy entra na história da inclusão social paulistana por levar esse tipo de equipamento para a prefeitura --uma obra ampliada por seu sucessor Gilberto Kassab e apoiada por Geraldo Alckmin. Virou consenso".
"O conceito do CEU é irretocável ao transformar a escola num centro de convivência também para as escolas do entorno para se beneficiem de programas de artes, esportes e cultura --e agora todos falam em fazer dali um espaço de ensino profissionalizante".
"O problema é que se valoriza mais, muito mais, o prédio e não o que sai dele. É surpreendente que quase ninguém se incomode com as notas dos alunos que estão do CEUs, menor do que a média escolar das escolas municipais --e, ás vezes, menor do que de escolas de três turnos.
É algo parecido a um hospital bonito mas que não cura direito. ... sem isso, como se vê nos CEUs, pouco funciona e vira um clube".
Nota do Chicão:
muito bem escrito, o texto relata bem a situação e "esquece" o principal.
A história verdadeira é seguinte: o Serra assumiu a prefeitura de SP disposto a destruir a Marta. Isto incluia desqualificar os CEUs (caros e ruins segundo o Serra).
TODOS OS PROGRAMAS DE QUALIDADE DE ENSINO CRIADOS PELA MARTA FORAM DESTRUÍDOS. TODOS.
As escolas começaram a ter falta de professores (como venho denunciando a muito tempo), falta de equipamentos e falta de planejamento.
A qualidade do ensino caiu. É lógico que caiu.
Imagine vocês uma criança que passa meses sem ter aula de uma determinada matéria. Desestimula. Gera desinteresse. Detona o futuro desta criança.
Para efeito de marketing eleitoral, os dois prefeitos (Serra e Kassab) construíram alguns CEUs. TODOS planejados pela Marta. São Mini-Céus, na verdade. Pois são menores (diminuíram o projeto para economizar) e muito mais caros.
O que o articulista conservador faz questão de esconder é esta política de destruição da educação na cidade de SP, tocada com o interesse de atingir a ex-prefeita Marta. Por isto a qualidade de ensino nos CEUS foi particularmente atingida.
Sobre o ensino profissionalizante no horário noturno é bom lembrar que o Vereador João Antônio (um batalhador pela educação) conseguiu aprovar uma lei. Esta lei foi VETADA pelo Kassab.
É triste, mas é a verdade.
É um jogo político podre, muito podre.
Um jogo podre onde alguns ganham poder, outros ganham dinheiro.
Pessoas, como o articulista conservador, sabem que se escreverem toda a verdade perderão seu emprego no jornal e perderão a exposição pública que é chamariz para ganhar rios de dinheiro dando palestras pelo Brasil a fora.
É por isto que ele escreve como se o baixo nível de qualidade de ensino dos CEUs fosse um filho que não tem pai e nem responsável.
.
Economia
Há 11 horas
2 comentários:
E o que dizer que ocorreu a tempos atrás na gestão da Marta:
Este link informa o resultado:
http://www.sampaonline.com.br/reportagens/aherancademartasuplicy.htm
http://www.sampaonline.com.br/reportagens/aherancademartasuplicy.htm
Postar um comentário