quinta-feira, 5 de junho de 2008

Não é fácil combater o desmatamento

.

A classe média em peso se posiciona contra o desmatamento da amazônia.

A classe alta é contra. Mas...

São contra desde que a fiscalização seja de mentirinha.

Daquele tipo de fiscalização nas quais alguns poucos pobres param na cadeia e os mais ricos desmatam e não pagam as multas do IBAMA.

Não são só os mais ricos que desmatam.

Mas são eles que desmatam em mais de 90% da área.

Quando o combate é feito de modo mais duro vem a reação.

Uma reação política forte, pois os mesmos possuem grandes aliados.

Não é só o governador do Mato Grosso. São a maioria dos senadores da região. E a maioria dos senadores hoje na oposição.

São grande parte dos deputados da região amazônica. Mas também os deputados aliados a eles no congresso.

São redes de televisão e editoras que contam com os votos deles para garantir benesses financeiras e não limitação de propaganda de produtos prejudiciais à saúde.

Ou seja, a aliança é enorme.

São pessoas com muito dinheiro e poder que se unem aos desmatadores por causa de INÚMEROS interesses financeiros.

Não sejam bobos e acreditem que o combate ao desmatamento da amazônia só diz respeito ao meio ambiente.

Tem Muito mai$$$$ em jogo.

Leia abaixo um email que recebi:


Estes atrasados do DEM querem destruir a natureza, acabar com o PROUNI, entregar o Brasil para os EUA através da Alca...
E possuem apoio para isto no PSDB e em parte do PMDB.
É bom o Brasil abrir os olhos, pq não são os índios que ameaçam nossa soberania e o futuro do Brasil.

Ruralistas (DEM) tentam derrubar regras contra desmatamento
Decreto, que deve ser votado na semana que vem, anula medidas para Amazônia

"Se querem fazer [o combate ao desmatamento], podem fazer, mas arrumem uma lei", disse Kátia Abreu, do DEM, que apresentou o projeto

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com um projeto de decreto legislativo, de número 13, setores do agronegócio articulam derrubar, no Congresso, as principais medidas de combate ao desmatamento na Amazônia, como o corte de crédito rural e o embargo à produção em áreas devastadas.
A proposta chegou a ser incluída na pauta de ontem da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, mas teve a votação adiada para a semana que vem. "A minha expectativa é aprovar", disse a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). "Se querem fazer [o combate ao desmatamento], podem fazer, mas arrumem uma lei."
O alvo do projeto apresentado por Kátia Abreu é o decreto 6.321, assinado em dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O decreto estabeleceu as principais medidas de combate ao desmatamento na Amazônia, em resposta aos primeiros sinais da retomada do ritmo acelerado da devastação.
O projeto tem apenas dois artigos. Se aprovado, sustará cinco artigos do decreto de Lula. Como se trata de uma iniciativa exclusiva do Congresso, não há possibilidade de veto do presidente. A conseqüência da medida seria a nulidade dos principais mecanismos de combate ao desmatamento.
O bloqueio do crédito rural a produtores que tenham desmatado ilegalmente suas propriedades, regulamentado por resolução do Banco Central, seria só uma das vítimas da ação em curso. A regra, cuja entrada em vigor está prevista para 1º de julho, enfrenta forte pressão contrária do agronegócio, e teve origem no decreto de Lula.
A proposta de Kátia Abreu também acaba com a exigência de recadastramento dos imóveis rurais na Amazônia, mecanismo que tem por objetivo permitir a identificação dos responsáveis pelo desmatamento ilegal. Acaba também com a punição imposta a quem não fizer o recadastramento -cerca de 80% dos proprietários de terras até o momento: a inibição do cadastro rural.
Caso venha a ser aprovado, o decreto também impediria o embargo de propriedades, assim como da produção feita em área desmatada ilegalmente. Somente neste ano, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) embargou 331 propriedades, equivalente a 700 km2. O instituto já apreendeu 4,3 mil toneladas de grãos e programa a apreensão de gado.
O principal argumento de Kátia Abreu é que o decreto de Lula "ofende a livre iniciativa" ao impor punições além de multas e aumento de impostos, sem recorrer a novas leis.
A liderança do governo no Senado informou que a orientação do Planalto é derrubar a proposta dos ruralistas, mas não há maioria folgada. O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) caça votos.
Trata-se de mais uma batalha da guerra contra as medidas de combate ao desmatamento, na seqüência da pressão de governadores -sobretudo Blairo Maggi (MT)- contra o corte de crédito aos desmatadores. Essa pressão precipitou a queda de Marina Silva.





Este é um dos senadores do PSDB que tem sido grandes lutadores CONTRA qualquer medida efetiva de combate ao desmatamento.

Esta é a base política que espera eleger o Serra presidente.

Um nível baixíssimo.

.

Nenhum comentário: