terça-feira, 17 de junho de 2008

Energia Eólica 2

.




Não concordo que "em todas as avaliações" a eólica seja excessivamente cara. Se fosse assim, a energia eólica não seria a que mais cresce no mundo. A capacidade instalada aumenta a uma taxa de 25% a 30% ao ano desde 2000. A Alemanha, que tem o maior parque gerador, já detém 22,5 GW de potência instalada (mais de uma Itaipu e meia).

A dificuldade maior está no acesso a equipamentos. Hoje, quem quiser comprar um gerador eólico aqui no Brasil, tem que esperar dois anos para receber a encomenda. E, apesar ter um custo relativamente alto de implantação, a energia eólica é uma das mais baratas em termos de manutenção e operação.

Assim como outras tecnologias, quanto mais cresce a utilização e conseqüentemente a escala de produção de equipamentos, mais baratos eles ficam. É o que está acontecendo com a energia solar, esta sim, a mais cara das energias em todas as avaliações. Como o parque instalado de energia solar dobra, no mundo, a cada dois anos, os painéis fotovoltáicos, que são caríssimos, tem diminuido de preço 10%, em média, por ano. Estima-se que a energia solar será competitiva com as térmicas a gás e a carvão (altamente poluentes e causadoras do efeito estufa e do aquecimento global) a partir de 2010.

E.V.

do Blog do Nassif

.

Nenhum comentário: