terça-feira, 3 de junho de 2008

Repercussões: O Brasil está muito melhor

.


Recebi muitos emails referente a este texto do blog do Chicão. Selecionei dois.



"Chicão

Concordo contigo em gênero, número e grau. Li uma reportagem sobre a tal "medição" de corrupção de uma ONG no exterior, não lembro qual o nome. Medem a percepção da corrupção nos países, o Brasil melhorou em relação aos outros países nessa percepção, a melhor colocação que o Brasil já teve nessa lista. A população no geral, principalmente a de baixa renda vê uma melhora nas cobranças, investigações, processos e outros casos. Quem não vê, é pq não quer ver. Pessoas ligadas ao PSDB e ao DEM dificilmente vão ver melhora. A Polícia Federal nunca trabalhou tanto, tenho amigos lá dentro e me contam, como era e como é hoje. É só acompanhar os noticiários.
Sds

L. B.

Nota do Chicão: os setores mais conservadores observam melhoras. Porém, o foco da mente deles está em outras situações. É por isto que a imprensa conservadora tenta manter um "xilique" contínuo. Febre amarela, apagão elétrico, dengue, etc. São problemas sérios que ganham o contorno de "fim de mundo" nas campanhas unificadas da mídia conservadora. (como é xilique, logo desaparece e é substituído por outro).
Ó último xilique é a soberania da amazônia. A mídia conservadora, que aliás faz campanha para que o capital internacional possa entrar livremente na área de comunicação (rádio, tv, jornais, etc), elegeu os grileiros como os defensores da amazônia brasileira e os índios (e ONGs) como os malvados.
Parece piada, mas não é. Tanto os donos das grandes mídias, como os grileiros, venderiam o Brasil sem pensar, se fosse lucrativo para eles.
A função do xilique contínuo é dirigir para onde os poderosos querem a indignação dos setores mais conservadores da sociedade (que são o alvo do PSDB e do DEM).



Chicão
Este seu texto foi de mestre. Aprendi com você o quanto os conservadores procuram negativizar a realidade para mante-la como está.
Você abriu meus olhos.
Este texto me fez lembrar de um amigo de meu pai que foi eleito prefeito na época da ditadura. Era como ganhar na loteria. Quem ganhava ficava mais rico ainda.
Concordo com você. Naquela época a impunidade era TOTAL. Havia segurança para roubar.
Hoje melhorou. Alguns estão sendo presos.
São poucos, ainda. Tem muito para melhorar.

J. L. M.


Nota do Chicão: amigo, na época da ditadura militar era comum e esperado que quem governasse teria inúmeras vantagens financeiras. Não digo que todos roubavam. Digo apenas que a corrupção era vista como parte integrante da administração pública. Algo cultural que todos achavam "normal" acontecer. A maior parte da população achava ruim, mas estava conformada.
Hoje a polícia (principalmente a federal), o judiciário e o ministério público estão começando a agir com força. Portanto, muito coisa ruim vai ser descoberta. O padrão conservador é apresentar este fato como uma DECADÊNCIA. E não como uma EVOLUÇÃO.
É uma pena que tanta gente boa não tenha aberto os olhos como você.

Venha sempre visitar o Blog do Chicão.

Adicione ele entre os seus favoritos.

Se preferir se inscreva no grupo do Yahoogrupos chamado notícias_chicão.

.

Nenhum comentário: