sábado, 14 de junho de 2008

Deveria ter eleições todo ano.

.

A aprovação da emenda 29, que demorou tantos anos, só foi possível porque este é ano eleitoral.

Ela organiza as fontes de recursos para a saúde. Com isto, vários truques contábeis não poderão continuar a serem feitos por governantes (governadores, prefeitos e presidentes), aumentando o total REAL de gasto com a saúde.

Não é só isso.

Agora é epoca de contratar profissionais da saúde (e da educação) que não foram contratados nos primeiros anos de governo. Isto acontece em grande parte dos municípios.

Este blog já denunciou várias vezes a NÃO contratação de professores e outros profissionais da saúde como forma de economia.

Veja esta notícia da prefeitura da cidade de SP:

" A pressão do vereador Carlos Neder começa a surtir efeito. O Prefeito Kassab autoriza no DOC de hoje a nomeação de 18 cirurgiões-dentistas, 66 técnicos em higiene dental e 172 auxiliares de consultório dentário, que haviam sido aprovados em concurso público realizado na gestão da Prefeita Marta Suplicy e ainda não nomeados".

O mesmo acontece na área de educação.

Enquanto a Marta esteve lá não faltava professores nas escolas. Foi ela sair que a reposição não supria mais a demanda.

Resultado: começou a faltar professores na rede municipal de ensino. No final do ano passado o atual prefeito anunciou a contratação de milhares de professores.

Anunciou com muito estardalhaço e muita propaganda.

A tática é a seguinte: ficaram 3 anos sem os professores (milhares). Depois anunciam a contratação. Os trâmites burocráticos seguem lentamente, pois quanto mais tarde contratarem menos gastos terão.

Nas vésperas das eleições se efetiva as contratações, a tempo de aparecerem nas estatísticas.

Professores que deveriam ter sido contRatados no primeiro ano de gestão são efetivamente contratados depois de 3 anos e meio.

Nestes 3 anos e meio as crianças ficam sem professores. Os filhos deles não estudam nestas escolas e a população não reclama. Fica tudo por isto mesmo.

Este padrão da gestão Serra/Kassab acontece em inúmeros municípios pelo Brasil a fora.


PS: o texto sitado é do blog mais saúde

.

Nenhum comentário: