quinta-feira, 19 de junho de 2008

A previdência privada em risco, o caso Varig

.


A Varig era uma empresa MUITO mal administrada.

Ficou agonizando por muitos anos.

Neste meio tempo políticos conservadores dominaram a empresa (vou evitar dar nome do partido para não partidarizar a questão) e terminaram de detruí-la.

O maior crime não foi a má gestão. O crime maior foi GASTAR na empresa o caixa da fundação de previdência dos funcionários (Aerus). Ali estava o patrimônio acumulado durante décadas por estas pessoas (milhares).

Escrevo isto pois hoje em dia milhões de pessoas estão colocando seu dinheiro em fundos de aposentadorias.

Está na hora destas pessoas pararem de entrar no jogo político e enxergarem o ponto central. Qual a real garantia que os milhões de investidores em fundos de aposentadoria, ligados a empresas ou não, tem de que seus recursos serão REALMENTE bem administrados?

Observem que os interesses da disputa política partidária são bem diferentes dos interesses dos cidadãos.

Na discussão sobre os gastos com cartões corporativos e contas do tipo B eu dizia que o interesse da população era a discussão da TRANSPARÊNCIA PÚBLICA. Hoje, com a CPI terminada, tudo voltou ao que era antes. Tudo bem escondido. Poderia estar tudo na internet, mas a população entrou no jogo político e não soube lutar pelos seus REAIS interesses.

Pense nisso: os interesses da disputa política partidária são bem diferentes dos interesses dos cidadãos.

A venda da Varig se deu através de LEILÃO JUDICIAL, quer dizer, realizado pela justiça e aberto a todos.

Quem não participou foi porque não quis assumir o risco.

Se houve lucro da empresa que comprou a Varig foi porque esta é a regra do capitalismo. Mais risco, menos procura, menor o preço. Como a empresa foi reorganizada e foi reduzido substancialmente o risco de falência ela passou a valer bem mais.

Pense bem: você colocaria seu dinheiro em uma empresa em risco de falência? A título de comparação – você compraria um apartamento da construtora Encol enquanto ela estava para falir?

Uma empresa com menor risco de falência e que foi reformulada vale bem mais.

É bom lembrar que a Varig estava sem caixa e os compradores tiveram que injetar capital para ela continuar voando. Isto deve ter sido na ordem de centenas de milhões de reais. Portanto o lucro da venda para a GOL tem que ser computado assim: valor da venda (320 milhões) menos o valor da compra (24 milhões) menos o valor da injeção de capital (centenas de milhões de reais).

Vou terminando: se eu tivesse previdência privada eu estaria muito PREOCUPADO. Eu procuraria saber o que deve ser MELHORADO NA LEI para gerar maiores garantias para as pessoas que colocam seu dinheiro lá, para usa-lo depois de décadas.

O que aconteceu com o fundo de previdência Aerus é um alerta. É a parte que realmente interessa.

O resto é jogo político (política com p minúsculo).

.

Nenhum comentário: