domingo, 22 de junho de 2008

Mania de vítima do brasileiro 2

.

Olha o que encontrei nos arquivos do Blog do Chicão.

Vale a pena ler de novo este depoimento:

Nosso colega M. nos brinda com uma informação: como a saúde é um direito, se um rico gasta 10.000,00 com a saúde ele teria direito a que o governo devolva todo o valor, não somente o que é abatido do imposto de renda.

Taí a velha mania de VÍTIMA da classe alta e parte da classe média. Isto é desculpa para todas as falcatruas: sonegação, corrupção de fiscais, etc...

As pessoas tem assumir a responsabilidade e saber que a apropriação do dinheiro público deve ser feito a partir de soluções coletivas e não a partir de um individualismo que PRIVILEGIA uns poucos e EXCLUI a maioria.

Vamos a questões práticas: as vacinas brasileiras (feitas por instituições públicas) estão entre as melhores do mundo. São distribuídas gratuitamente nos postos de saúde. Mesmo assim a classe alta paga para tomá-las em clínicas particulares. E nós pagamos parte desta opção deles, através da dedução de impostos que eles obtém.

Tratamentos estéticos dermatológicos, clareamento de dentes, tratamentos experimentais, luxuosos, duvidosos, etc... tudo entra na conta.

Tenho um casal amigo que teve trigêmeos e um deles nasceu com problemas motores. Solução: contrataram uma fisioterapeuta período integral para cuidar da criança. Sorte deles que tem dinheiro para tanto. Se fosse meu filho eu faria o mesmo... Mas, veja bem, isto é uma opção pessoal e não tem nada a ver com a mania de vítima que propaga que as escolhas são realizadas porque o governo não oferece nada de qualidade.

O importante, repito, é que são escolhas PESSOAIS e que não se deve usar o dinheiro PÚBLICO para pagar parte das escolhas pessoais de alguns. Ou se dá o mesmo direito para todos ou para ninguém.

Eu também pago convênio médico e gostaria de não precisar pagar. Para tanto a luta deve ser fazer o que é público funcionar melhor.

Eu trabalhei anos em postos de saúde e sei que o governo paga e os médicos chegam atrasados e saem mais cedo, pedem exames em excesso, etc. Sei que funcionários não são treinados... Sei também que quando aparece alguém da classe alta na área de saúde é sempre para criar alguma confusão $$$. O problema da saúde é amplo, geral e irrestrito. Sendo que a classe média e alta não são somente vítimas, são também VITIMIZADORES.

No Brasil, enquanto enxergarmos as soluções SOMENTE em governos e políticos iremos sempre sofrer, pois a solução está na conduta de cada um e na capacidade de racionalizar os serviços públicos, no caso, a saúde. Eu trabalho em hospital público e sei que mais importante que o governo federal ou estadual é a postura da equipe diretora e da equipe técnica. COM OS RECURSOS E COM O DINHEIRO QUE NÓS TEMOS PODERIA EXISTIR UMA SAÚDE MUITO MELHOR.

M., aprenda uma coisa: SER VÍTIMA SÓ SERVE PARA PERPETUAR OS ERROS.

Bjs

L.


.

Nenhum comentário: