sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A semente virou árvore: valeu a luta dos movimentos sociais

.






Na charge acima tem um membro do movimento social, descendente de índio. Tem um nordestino, torneiro mecânico, líder sindical. Tem um mestiço eleito num país racista. Tem um milico... este tipo de presidente não é novidade.

Gostaria de realçar que nenhum deles teria sido eleito se não fossem as lutas dos movimentos sociais.

O racismo dos EUA diminuiu muito porque muitos brancos foram atendidos por médicos negros formados graças às políticas de ação afirmativa. Juízes negros cumpriram corretamente suas funções, etc. Ou seja, funções nobres foram ocupadas por negros (diretores, gerentes, professores de universidades, etc.). Tudo graças a uma política de formação de "recursos humanos" que garantiu espaço e condições para estes negros se desenvolverem em um ambiente hostil ao seu progresso e ascensão social e profissional.

A eleição do Obama é fruto deste movimento de direitos civis. O fruto que nasceu depois de décadas que as sementes foram lançadas.

Na minha opinião o Obama é conservador. Mas, o símbolo de sua eleição é fantástico.

A história que os jornais conservadores contam tendem a esconder os frutos, bons frutos dos movimentos sociais. (leia aqui o texto agricultura limpa)

Os frutos são bons. O mundo é mais justo, mais humano e mais desenvolvido graças aos movimentos sociais.

Quando você lê sobre a redução de enxofre e chumbo no diesel do que você lembra? Do interesse conservador pela ecologia e pela saúde da população? Não, nada disso. Lembre do movimento ecológico que à décadas vem batalhando para melhorar estas condições. Viva os ecochatos! Devemos a eles esta vitória que se constrói AOS POUCOS e com MUITO SACRIFÍCIO.

Viva os que lutam todos os dias! Estes "são os imprescindíveis".

Agora o Bush vai embora, espero que junto vá a força do lobby do petróleo que dominou este governo e bloqueou os avanços na área de energia renovável.

No seu lugar vai entrar um cara que só está lá porque os negros tiveram um APOIO ESPECIAL PARA PODEREM CRESCER, MELHORAR, ESTUDAR, E TER BOAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO.

Alguns morreram lutando para que os negros tivessem direitos civis. Negros e brancos morreram porque apoiaram esta luta. Plantaram a semente.

Estes são os imprescindíveis. Estes fazem a história.



.

Um comentário:

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

Postei seu comentário em nosso blog: www.guerrilheirosvirtuais.blogspot.com
qquer problema avise que tomaremos as providências.
Atenciosamente
Saroba