terça-feira, 4 de novembro de 2008

Agrotóxicos: produtos alimentícios brasileiros não conquistam mercado nos EUA

.

Algum tempo atrás escrevi um texto chamado: Justiça proíbe agência de avaliar agrotóxico .

Neste texto mostro como as indústria do agronegócio age de forma irresponsável com a nossa saúde, com o apoio de juízes relápsos.

Hoje saiu uma reportagem sobre as conseqüências do uso de agrotóxicos que deveriam estar proibidos. "A companhia suíça de alimentos Nestlé informou a suspensão da venda nos Estados Unidos do cereal Farinha Láctea Nestlé, fabricado no Brasil, depois de verificar a presença residual de um pesticida atualmente não aprovado para uso em trigo no país".

Comentário um: não basta ter leis. O segredo da dominação do capital está em colocar pessoas ligadas a eles em órgãos técnicos. Anvisa, agências reguladoras, conselho disto, conselho daquilo, etc. Ter pessoal ligado a empresas nestes setores é "o canal". Quanto vale para os bancos privados indicar pessoas que compõem a CVM (que regula parte do setor financeiro)?

Quando os jornais conservadores criticam membros "políticos" que fazem parte destes inúmeros conselhos, agem de forma clara para beneficiar aqueles que não são ligados a "políticos", ou seja, os que são técnicos ligados a estas empresas.

Preste atenção: a maior parte destes "políticos" são pessoas ligadas a sociedade civil, ligadas a Ongs, ligadas a grupos que defendem a agroecologia, por exemplo.

Comentário dois: se você é um dos que entopem seus filhos de produtos industrializados, que colocam na embalagem que tem vitamina isto, vitamina aquilo, note que você leva para casa agrotóxicos que os países desenvolvidos não aceitam. Mas, o pior não é isto. É que na maior parte destes produtos há muito açucar, muito aromatizante e pouco nutriente.

Duvida?

Leia o texto: Kassab: maldade na merenda escolar Nele você ficará sabendo como a merenda escolar ficou mais pobre em carne e legumes porque a Nestlé só produz sopa de qualidade inferior a que se servia na merenda da cidade de São Paulo. Leia o texto. Esqueça a sacanagem política econômica e preste atenção na mudança da qualidade dos nutrientes das sopas.

Ou seja, a sopa que você compra no supermercado tem muita porcaria e pouco nutriente. E, para conseguir sua confiança, eles entopem as embalagens com informações sobre vitaminas, livre de gordura trans, etc.

Tenha cuidado! Eles querem dinheiro e não o bem estar de sua família.


Leia o texto abaixo:

Nestlé suspende venda de produto fabricado no Brasil

CYNTHIA DECLOEDT - Agencia Estado


NOVA YORK - A companhia suíça de alimentos Nestlé informou a suspensão da venda nos Estados Unidos do cereal Farinha Láctea Nestlé, fabricado no Brasil, depois de verificar a presença residual de um pesticida atualmente não aprovado para uso em trigo no país.


Em nota divulgada pela empresa ontem à noite, a Nestlé explica que o pesticida utilizado é aprovado para uso no Brasil e os níveis encontrados na Farinha Láctea são inferiores aos padrões brasileiros, mas não é utilizado em produtos de trigo nos Estados Unidos.


A companhia disse que "não recebeu informação de indisposição ou reclamações de consumidores", mas recomendou aos que adquiriram a Farinha Láctea Nestlé que "não consumam o produto e devolvam às lojas onde foram comprados para total reembolso". O pesticida é permitido nos Estados Unidos em safras de grãos, excluindo o trigo.


Segundo a Nestlé, "a retirada aplica-se a todos os tamanhos, variedades e códigos de produção do produto. Nenhum outro produto da Nestlé é afetado". O comunicado da empresa diz ainda que "a Nestlé dos EUA está assessorando a retirada do produto do mercado americano para garantir a contínua qualidade e segurança dos produtos Nestlé". As informações são da Dow Jones.




.

Nenhum comentário: