quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Porque a imprensa mente para elogiar o Serra?

.

Em um email um colaborador do Blog do Chicão nos informa que somente os investimentos da Petrobrás são muito maiores do que os investimentos do Serra em todos os setores. E conclui: porque a imprensa precisa mentir para elogiar o Serra?

É uma grande pergunta.

Mas antes vamos a uma informação do Blog do Favre:

"Primeiro os dados fajutos reproduzidos pelo Valor. Para comparar os investimentos estaduais com o PAC, o jornal contabiliza aparentemente os investimentos das empresas estatais paulistas (por exemplo, deve ter contabilizado o total dos investimentos previstos com o leilão das estradas, mas os ganhadores ainda não realizaram seus investimentos; e ao mesmo tempo retira do PAC os investimento das estatais federais, Petrobrás e Eletrobrás).

Valor afirma que o governo estadual “Neste ano, desembolsou R$ 12,7 bilhões até outubro, enquanto o governo federal liberou apenas R$8,2 bilhões para seu programa prioritário.” Porém, isto não aparece no sistema SIAF (federal), nem no SIGEO (Estadual). Estes sistemas permitem acompanhar a execução orçamentária. Eles comportam uma rubrica de investimentos, do que é empenhado e do que é liquidado e efetivamente pago. Nenhuma da cifras invocadas pelo jornal Valor correspondem com os dados desses sistemas".

Na minha opinião a mentira dos jornais conservadores tem origem no costume das pessoas de NÃO refletirem sobre o que leem ou escutam. Esta é a grande função da repetição constante do negativismo: produzir um vazio e um cansaço que aliena as pessoas. É por isto que notícias negativas irrelevantes são diariamente "batidas" na mente das pessoas. Até notícia de um barco que afundou no interior da África é notícia no Jornal Nacional. Ao mesmo tempo, as centenas de empresas que estavam falidas e que hoje são geridas por cooperativas de funcionários dificilmente merecem alguns segundos.

Esta massa de notícias negativas são intercaladas por algumas poucas "boas notícias". O segredo está em escolher a dedo quais são estas notícias e como elas são expostas (mesmo que seja mentira).

Esta é a regra de ouro da manipulação. É assim que acontece todos os dias - um monte de notícias irrelevantes e negativas e algumas "boas notícias".

Voltando a pergunta: porque a imprensa precisa mentir para elogiar o Serra? Eu respondo: negócios. Dinheiro. Interesse financeiro e de poder. Os donos dos jornais agem de forma a potencializar seus lucros. Para isto é fundamental ter grande acesso ao núcleo do poder.

Agora, o motivo mais importante é que o poder de desmascar estas pessoas é limitado. Veja bem: enquanto a notícia do jornal Valor econômico atingiu milhões de pessoas. Esta nota vai atingir algumas centenas de pessoas, no máximo (se as pessoas repassarem para suas listas) alguns milhares.

É pouco, mas é um começo.




.

3 comentários:

Briguilino do Blog disse...

Chicão, o PIG vai fazes isso até 2010. Para alguns Serra tá eleito, apenas espera 2011 para tomar posse. rsss
Que continue pensando e agindo baseado nessa ideia. É que em 2010 a gente (o povo) vai as urnas e elege a Dilma.
Ah, vou linkar este post.

Anônimo disse...

Nao por isso. Tenho algo em torno de 2.500 pessoas nem minhas listas de contatos (creio q bem mais q isso, parei de contar), prá onde bandeio toda e qlqr forma de descontruir as mentiras do PIG, entao, se todos ajudarem de alguma forma, já passaremos a ter mais chances, mesmo q insignificantes, comparada aos panfletos da mídia nazi-fascista.
Inté,
Murilo

Anônimo disse...

Companheiros, menos! Já vi o repórter que assinou a matéria do Valor sendo acusado de lulista. Há dois meses, escreveu página inteira, com manchete do jornal, sobre os investimentos diretos e indiretos da Petrobras na economia. Há dois anos, quando ninguém acreditava na Marta Suplicy, fez matéria mostrando a sua estratégia de recuperação. Foi o único repórter a perceber que ela caminhava para se recuperar depois da derrota de 2004.

A matéria sobre os investimentos do governo paulista deveria ser vista por vocês como um alerta de que o PAC, e isso é um consenso, não está acontecendo como esperava o próprio governo. Vocês deveria cobrar do governo mais investimento e menos reajuste para o funcionalismo.

Fica aí a sugestão!

Saudações!