sábado, 29 de novembro de 2008

Santa Catarina: campeã do desmatamento e das enchentes

.

A Ong SOS Mata Atlântica divulgou um relatório dos maiores estados e municípios desmatadores da mata atlântica. Os estudo abrange o período entre 2000 e 2005.

Santa Catarina foi o estado campeão. Minas Gerais ficou em segundo lugar.

O que isto tem a ver com as enchentes. Enchentes são fenômenos cíclicos da natureza. Mas, que são muito agravadas quando a água escoa livremente e rapidamente para os rios.

A mata retém em suas raízes boa parte da água das chuvas, que posteriormente infiltra na terra e alimenta os lençóis freáticos. Depois, ao longo do ano esta água é liberada pelas nascentes, ajudando a combater os efeitos da seca. É um equilíbrio importante e de grande impacto na vida das plantas, animais e pessoas.

Os exemplos de recuperação das matas são poucos e importantes. Os exemplos de destruição da natureza são abundantes. Ainda podemos virar este jogo.

Veja este bom exemplo.

O que o casal da reportagem está fazendo é salvar um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Vale do Itajaí (a região atingida pela enchente).

No mundo tudo está interligado. Certamente as pessoas que compravam pizzas sem se importar com a origem da lenha que queimava no forno estão passando agora por grande sofrimento.

Vamos orar, ajudar e CONSCIENTIZAR.


Abaixo o relato do casal:

"Já compramos 433 hectares de áreas preservadas nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC), e tudo está sendo transformada em RPPN. ... Salvamos da destruição muitos quilômetros de matas ciliares e milhares de árvores, muitas com mais de 300 anos de idade e da lista das espécies ameaçadas. Sem contar a riquíssima biodiversidade de outras plantas e animais. Assim, estamos realmente “fazendo a nossa parte” sem ter que esperar 300 anos ou mais para ver se vai dar certo, caso tivéssemos optado pelo plantio de árvores, onde teríamos gastado muito mais (5 vezes mais, no mínimo). De sobra, ainda salvamos milhares de animais, nossa biodiversidade, que infelizmente não ressuscitam e tampouco brotam a partir de meia dúzia de espécies árvores nativas plantadas".


NO FUTURO NOSSA GERAÇÃO SERÁ CONHECIDA COMO A GERAÇÃO QUE CONDUZIU O HOLOCAUSTO ANIMAL.


.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cheguei em casa, depois de 1 dia corrido e fui dar 1 olhada nas "manchetes" da imprensalao. Se eu fosse idiota - como eles gostariam q fosse - daria 1 tiro nos miolos, pelo q eles plantam, e qerem q assim seja. Inventam as 7 pragas do Egito, prometem o fim do mundo, avisam da hecatombe final, enfim, nao sei do q ou de qem falam, só sei q nao é prá mim, menos ainda de mim. Uns reportam as "previsoes dos bancos". Q bancos? Se nem eles mesmos se acreditam, de qual banco fala aqela manchete? Qual grau de qlqr coisa se dá prá esses q vivem dando "nota prá gráu de investimento", e dias depois ... qebram e ainda por cima nao vao prá cadeia? Sei lá. Parece q os jornaloes qerem mesmo nosso emprego, qerem ver todos nós no olho da rua, mesmo q á base de mentiras ... na marra mesmo.

Inté,
Murilo