segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Campanha política antecipada e mal intencionada

.

Há algum tempo leio o jornal Valor Econômico. Ele era menos contaminado que os outros por disputas políticas. Parece que vai mudar...

A manchete de hoje é hilária: SERRA INVESTE MAIS QUE O PAC E SE ARMA PARA 2010.

Observe a sacanagem: compara o investimento de um programa do governo Lula com TODOS os investimentos do governo Serra. Só para lembrar: quanto o Serra investe na agricultura familiar? Quase nada. Não dá voto. O Lula está investindo muito mais que 10 bilhões por ano ( FHC investia 1,3 bilhões). Quanto o Lula está investindo em educação? Quanto está investindo em turismo, ciência e tecnologia, justiça, agricultura, etc? Todos estes investimentos não fazem parte do PAC.

O PAC é uma parte dos investimentos federais. Não é nem um terço destes investimentos.

O texto diz: "Com uma gestão fiscal agressiva, que combina forte elevação de receitas, sem aumento de impostos, e rígido controle de despesas",...

Sem aumento de impostos? Mentira. O Serra aumentou imposto até do leite. Rígido controle de despesas? E o gasto recorde em propaganda? Porque ele não paga os muitos BILHÕES em precatórios vencidos? Porque a reportagem não fala deste absurdo cujos juros crescem muito mais rápido que qualquer outra dívida.

O texto diz: "a ambição de Serra é elevar a participação dos investimentos nas despesas correntes para 12%. Em 2003, ela era de 4,73%. Em 2008, está chegando a 9,38% e, no ano que vem, se tudo der certo, atingirá 10,82%".

Mais uma enganação. Quando chegar o momento em que não tiver mais nada para vender o valor a ser investido vai cair muito. Quando chegar o momento de pagar os empréstimos e os precatórios os valores serão extorsivos.

O que o Serra faz? Imagine um vizinho que vende um terreno que ele herdou do pai e "investe" na compra de um carro. Vai contar vantagem, até que o carro acabe. O mesmo está acontecendo em São Paulo. Ele vende tudo e torra. E depois diz que aumentou a capacidade de investimento do governo estadual. Uma balela.

Quem quiser conhecer uma história deste tipo é só lembrar que o clube de futebol Ponte Preta de Campinas foi administrado uma vez pelo método Serra. Seu presidente queria ser prefeito de Campinas. Gastou todo o dinheiro da Ponte Preta com um super time de basquete e um bom time de futebol. O dinheiro acabou, o time de basquete acabou e a Ponte entrou numa das maiores crises de sua existência (da qual ainda não se recuperou).

O clube de futebol foi salvo por alguns empresários torcedores. Mesmo assim ainda amarga a decadência.

Esta é a ilusão que Serra quer vender.

A maior parte dos argumentos são tão manipulados que fico triste que algumas pessoas vão cair no "conto do vigário" serrista.



.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa mídia podre é assim mesmo,na se salva 1 e, pessoalmente, os leio sem a mínima ordem. Todos mentem, distorcem, manipulam, escondem os horrores da direita golpista, e nos detestam. Somos o alvo, qerem por q qerem nos aniqilar, fazer c/ q nos desintegremos como matéria (gente), somos o horror da existencia - deles. Sou de esqerda, sou petista, sou Lulista, portanto, nao tenho q ter por eles o q eles nao tem por nós: respeito. Isso se chama luta de classes - mesmo q os ido tas de plantao qeiram tapar o sol c/ a peneira.
Inté,
Murilo

Anônimo disse...

Companheiros, menos. A matéria fala da estratégia de investimentos do governo Serra. Ponto. A comparação com o PAC só é importante para dar uma dimensão do que o Serra está fazendo em SP, com a ajuda do governo federal, como, aliás, está dito no texto. Por que detalhar a política fiscal do Serra é golpismo e falar das realizações do PAC e do governo federal, como sempre faz o Valor, o único jornal isento do país, não o é? Por favor, um pouco mais de equilíbrio...

Charles K.