sábado, 29 de novembro de 2008

Mentiras contra a Petrobras

.

É impressionante como os jornais conservadores perderam a vergonha na cara. Se é para criar uma "crise" vale tudo até a mentira desvalada.

A Folha de SP entrevistou e publicou um "analista" (se analisar contra o governo Lula o sujeito aparece na notícia, se for imparcial fica de fora) chamado Adriano Pires, "especialista" do CBIE (Centro Brasileiro de Infra-Estrutura). Entre outras imbecilidades que ele disse está esta pérola: "A atual direção só pegou a fase de bonança da indústria do petróleo, que ficou sempre acima dos US$ 100, na média".

Vamos a manchete do jornal português Diário Econômico (Portugal) de 23/10/2008.

"Barril de petróleo baixa para preços de Maio de 2007

As cotações do crude continuam a afundar. Desde que atingiu o máximo histórico, o preço do brent já desceu mais de 80 dólares".

Ou seja: o governo assumiu a Petrobras em 2003. A reportagem mostra que os preços recuaram para o nível de maio de 2007 (por volta de 50 dólares o barril).

É só refletir um pouco.

Porque o jornal publica uma notícia dessa? Porque perdeu a vergonha na cara e sabem que seus leitores são passivos aceitam qualquer porcaria.

Podem esperar que irão aparecer muitos "analistas" dígnos e competentes sobre este falando sobre a Petrobrás.

Abaixo coloco um email que recebi e que fala da mesma notícia, veja como as enganações são múltiplas e mesquinhas.

" Veja como funcionam as mentiras:

1)a reportagem diz: "mostra que a crise financeira pegou a empresa desprevenida"

A verdade: pegou TODO o planeta desprevenido, inclusive o jornal e o analista.

2) a reportagem diz:a crise "atingiu o seu caixa".

A verdade: atingiu o caixa de TODAS as empresas. Este é o motivo da crise - FALTA DE LIQUIDEZ NO MERCADO.

3) a reportagem diz: "Esse empréstimo preocupa não pelo valor, mas por ser destinado a capital de giro":

A verdade: que incompetente. Todas as empresas do planeta estão com problema de rolagens de títulos no mercado. Portanto este tipo de empréstimo de curto prazo explodiu. A Petrobras é uma das empresas que mais investe no mundo, possui centenas de bilhões em projetos em andamento. Portanto é normal e natural a necessidade de financiamento e o caixa é único.

4) a reportagem diz: "A atual direção só pegou a fase de bonança da indústria do petróleo, que ficou sempre acima dos US$ 100, na média".

A verdade: Que mentira!!!

5) a reportagem diz: "Ou fazia isso ou cortava drasticamente investimentos"

A verdade: A carteira total de projetas da Petrobrás passa de 200 BILHÕES de reais. Onde está o cortava drasticamente os investimentos se não recebesse 2 bilhões. PIADA. ENGANAÇÃO.

6) O mercado mundial de crédito está aos poucos se descomprimindo. Daqui a alguns meses vai voltar ao normal (é o que parece). Aí vão encontrar outra mentira para divulgar. Já passou o crise do apagão que não houve, da epidemia de febre amarela que evaporou, do acidente da TAM que o governo não foi responsável. Como existem os apedeutas tipo Cibertazzi e Gracias (pessoas que adoram repassar estas notícias na internet) a mídia vai continuar divulgando mentiras para eles ficarem felizes.

7)Por fim, qualquer empresa cujo valor do produto despenca tem que rever seus investimentos. É o que está acontecendo na indústria do petróleo em TODO o planeta. É o que a Petrobrás terá que fazer proximamente.

Petrobrás, impressionante!

Porque "todo dia" tem descoberta de petróleo pela Petrobrás?

O que é uma empresa estratégica?

Como fazer uma reportagem e esconder a principal

Neste texto você vai encontrar um gráfico que mostra o valor dos investimentos das estatais no Brasil de 1994 a 2008. É muito interessante.


.

Nenhum comentário: