sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O mau exemplo da Miriam Leitão. (Pensamento racional contra a manipulação da mente)

.

No Brasil os donos dos jornais contratam jornalistas que tenham a mesma opinião que eles.

Chamam isto de liberdade de pensamento. E é. Cada um pensa o que quer.

Jornais, rádio e Tvs são negócios. Os donos dos jornais querem dinheiro e poder. Se os jornalistas não os ajudarem neste objetivo eles são demitidos. Perdem salários e exposição social.

Muitas vezes extrapolam os limites para atingir os objetivos financeiros e de conquista de poder. Muitas vezes mentem, enganam, manipulam, "esquecem" de alguns detalhes ou "esquecem" de publicar algumas notícias, etc.

No caso Satiagraha a mídia "esqueceu" do envolvimento do governador José Serra. Será que vai ser questionado? Não, não será.

Ao contrário, tem um advogado que advogou para o Dantas e ele é exaustivamente apresentado como amigo do José Dirceu. Certamente para envolver o nome do Dirceu, que não apareceu nesta operação. Fica assim: esquecem o nome do Serra e tentam de todas as formas colocar o nome do José Dirceu. Certamente o Dirceu não dá lucro para eles, talvez não tenha ajudado os donos da mídia nos seus interesses, etc.

A racionalidade não pressupõem dizer que fulano é culpado e que ciclano não é. Racionalidade é ter paciência para acumular dados relacionados à realidade e só então julgar.

Segundo a Miriam Leitão o Lula é perdulário e não fez poupança todos estes anos que esteve no governo. Com a crise não tem como gastar mais. Esta é a "opinião" dela. Ela pode pensar o que quiser. O que não poderia era mentir descaradamente.

Vamos lá:

Hoje o Brasil tem 206 BILHÕES de dólares de reserva. O que é isso? POUPANÇA. Poupou durante 5 anos e atingiu este valor.

Dona Miriam: para que mentir? Pega mal.

Ontem os jornal Valor Econômico deu a seguinte notícia:

"Dívida do setor público em outubro cai para 36,6% do PIB

A dívida líquida do setor público caiu para 36,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em outubro...Nos dados acumulados em 12 meses, o superavit primário recuou de 4,6% para 4,53% do PIB entre setembro e outubro".

Está aí Dona Miriam. São dados claros. A relação dívida/PIB vem caindo mês a mês. QUEM CONSEGUE DIMINUIR A RELAÇÃO DÍVIDA/PIB SE NÃO FOR POUPANDO (E FAZENDO A ECONOMIA CRESCER)?

O superávit primário foi de 4,6%. Qual governo poupou tanto? Nenhum.

O governo Lula pode ter outros defeitos, mas não este.

O pensamento racional envolve dados claros e objetivos. O desejo de pessoas pouco evoluídas como a Miriam Leitão é atingir a emocionalidade das pessoas de modo a produzirem um discurso que escolhe partes da realidade e "esquecem" outras.

O objetivo é um só: negativizar a realidade, principalmente negativizar aqueles que não interessam aos seus patrões. É uma disputa de poder, vaidade e dinheiro.

O prêmio vai para quem dominar a mente da população.

Cuidado!

Leia também:

Negativizar a realidade para dominar as mentes

A manipulação da verdade e carga tributária no Brasil

DICA DE PESQUISA:

QUER CONHCER OS OUTROS TEXTOS DO BLOG DO CHICÃO QUE FALAM SOBRE MANIPULAÇÃO DA MENTE?

DIGITE A PALAVRA MANIPULAÇÃO NA CAIXA AO LADO DE - PESQUISAR BLOG (CLIQUE EM PESQUISAR BLOG). APARECERÃO VÁRIOS TEXTOS SOBRE O TEMA.

DEPOIS DIGITE NEGATIVISMO QUE APARECERÃO OUTROS TEXTOS.



.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom:

""Negativizar a realidade para manipular mentes."" Blog do Chicão

:)