quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Salários do funcionalismo público federal e a dívida pública

.

No domingo passado a Folha de SP (em triste decadência) e o O Globo tiveram o xilique normal quando o assunto é atacar o governo federal. Eles "denunciaram" que os gastos com o funcionalismo superaram os gastos com o pagamento da dívida pública.

Com a redução dos juros, com o aumento do superávit primário e a diminuição da relação dívida pública/PIB era de se esperar que em algum momento os gastos com o funcionalismo passasse a ser maior.

No passado, em crises bem menores que a atual, a taxa de juros no Brasil chegou a 84%. Poucos foram os momentos em que ficou abaixo dos 25%, mesmo em períodos de calmaria. Esta taxa de juros foi (e é, pois ainda estamos pagando pelo desequilíbrio do governo FHC) o maior programa de transferência de renda para o bolso dos mais ricos. Como os beneficiários são os mais ricos os jornais conservadores APLAUDEM e apoiam entusiasticamente.

Com a diminuição da taxa de juros (lenta, na minha opinião) e o aumento do superávit primário (o governo Lula poupa MUITO mais que o governo FHC) abre espaço para aumento dos serviços prestados pelo governo federal. ISTO AUMENTA O TOTAL DESTINADO A PAGAMENTOS DE SALÁRIOS.

A maior parte dos novos contratados estão na área de educação e na de segurança. São professores, delegados, peritos, etc.

A idéia que alguns tem é que todos os funcionários públicos são pessoas que ficam carimbando documentos e não fazem nada. Certamente, no Brasil, a produtividade dos funcionários públicos é pequena. MAS OS CARGOS CRIADOS PELO GOVERNO NÃO SÃO DE CARIMBADORES.

Observe bem: na era FHC o BNDES emprestava 23 bilhões de reais/ano. Atualmente empresta mais de 80 bilhões/ano. O total de funcionários do banco aumentou um pouco. Como são funcionários muito especializados, para mante-los no banco, eles tiveram aumento acima da inflação. Mesmo assim o lucro do banco disparou, mesmo cobrando juros menores.

Áreas como a de licenciamento ambiental estavam totalmente sem pessoal especializado. Como o Brasil poderia crescer sem as licenças ambientais para as obras? Enquanto o Brasil estava quase parado não havia a necessidade de ter mais pessoal nesta área. Hoje em dia, o total de linhas de transmissão de energia que estão sendo construídas e projetadas é MUITO maior do que o que foi feito nos governos FHC, Itamar, Collor, Sarney e Figueiredo JUNTOS. Como fazer isto sem pessoal para projetar, realizar estudos, fazer licenciamento ambiental, secretariar etc. Mesmo que várias destas áreas sejam contratadas, muito mais trabalho existe para serem realizados por funcionários públicos.

O problema é que os tais jornais consideram que pagar funcionários públicos é igual a jogar dinheiro fora.

O efeito de um governo que poupa mais e paga menos juros é justamente que os gastos com o funcionarismo público seja maior que o gasto com a dívida.

E o pior é que quem poupa mais (o governo Lula) é chamado de perdulário pelos mesmos que poupavam menos e pagavam juros exorbitantes (que é a turma da oposição).


Leia:

O festival de besteira que assola a imprensa brasileira (FEBEAIB)


Governo "bão" é governo pão duro


A importância do pensamento racional

Neste texto eu escrevo especificamente sobre os dados de contratação de novos funcionários públicos pelo governo federal.



.

2 comentários:

Joel Neto disse...

Os tucademos copiam o Collor que transformou os funcionários publicos em vilão durante muito tempo. Hoje PSDB/DEMO faz a mesma coisa com apoio irrestrito do PIG. Mas o povo não vai cair mais nesta esparela. Aprendeu e muito bem que é melhor pagar bem ao trabalhador que dar dinheiro aos agiotas nacionais e internacionais.

Anônimo disse...

Impressionante!coitados do func.publico federal,estuda bastante enfrentando milhares de concorrentes capacitados e qdo passa ainda vêm laguns ignorentes reporteres da Globo por ex. e com malícia dao o recado.Mas eles ganham muito mais sem fazer concurso público ou seja é na amizade e pronto.O func.público é quem está junto do povo pra ajudar por isso merece ganhar bem o que na realidade ainda está muito aquem do que merecem.Abraços a todos.