sábado, 22 de novembro de 2008

Consumismo gera frustração

.

Hoje saí de casa cedo e fui jogar tênis.

No meio do caminho encontrei uma mocinha bem bonitinha. Bem educada, ela me cumprimentou e eu pensei: será que é verdade?

Ela foi criada sonhando. Sonhando com a roupa nova, já que as dezenas de roupas que possui no armário não lhe satisfaziam.

Sonhando com a nova compra, já que tudo o que tinha não a satisfazia.

Sempre sonhando com o que não tinha e desprezando o que tinha.

É uma vida igual a tantas outras.

Será que é verdade que ela está injetando droga na veia?

Ela é uma menina igual a tantas outras. Criada em boas escolas, boas roupas e muita televisão.

Sempre sonhando. Um dia é o novo vestido... no outro dia é um novo produto “diferente”. Alguém mais sensato poderia perguntar: “ela já tem tantos vestidos. Para quê mais”? Ela tem muitos vestidos, muitos produtos eletrônicos, muito de tudo. Mas está sofrendo. Nenhum dos vestidos são valorizados. Nenhum dos produtos à sua disposição produz uma paz interior. Há pouca valorização e muita destruição. Por isto ela precisa de mais, sempre mais.

E a gratidão?

E a aceitação?

São belas palavras e não habilidades desenvolvidas.

A verdade fica assim: ela está insatisfeita, mesmo tendo em excesso.

Consumismo gera insatisfação.

Será que é verdade que ela busca nas drogas mais uma etapa do seu consumismo?

Gratidão gera satisfação.

Gratidão faz as pessoas consumirem menos.

A gratidão faz as pessoas ficarem menos angustiadas.

Graças a Deus eu aprendi a ter gratidão.

Pensei em dizer isto para ela.

Acho que ela seria capaz de me perguntar onde poderia comprar este “novo” produto.

Pessoas assim não querem produzir. Não querem desenvolver. Não querem aceitar a realidade. Não aprenderam a valorizar.

Querem comprar.

Eu fui embora satisfeito e deixei para trás alguém insatisfeito.

Será que é verdade?



Nota do Chicão:

Escrevi este texto alguns meses atrás e não publiquei. Esta semama fiquei sabendo que, infelizmente, era verdade. A menina bonita e educada está consumindo drogas. Foi criada para consumir coisas e resolveu consumir drogas.

Vou orar por esta pessoa e sua família, mas também para todos os BONS pais que criam seus filhos baseados no consumismo.

São muitos bons pais que perderam a noção e acham que o consumismo que eles vivem é apenas "necessidade", "nada demais".



.

3 comentários:

Joel Neto disse...

A insatisfação é inerente ao homem. Jamais estamos satisfeitos, sempre queremos mais. O que muda é...O que queremos?
A maioria quer ter. A minoria quer ser, quem tem razão?
Sei não rsss.
Feliz fim de semana.

John Cutrim JP disse...

Olá meu caro e estimado colega jornalista CHICÃO tudo bem com você? Antes de mais nada, queria deixar a você os meus parabéns pelo sucesso insólito alcançado por seu blogue.

Acompanho-o todos os dias daqui de São Luís do Maranhão onde seu blogue já se tornou uma ferramenta imprescindível de informação tanto pra mim quanto para todos os leitores que queiram manter-se informados.

Destarte, queria pedir a você caro amigo que viesse em sua página dá uma singela colaboração no sentido de divulgar os nossos Blogs JP, ou seja, os novos blogues do Jornal Pequeno onde me incluo com o meu. O jornalista Lourival Bogéa é o Diretor Geral do Jornal Pequeno há cerca de 25 anos em substituição ao seu pai Ribamar Bogéa.

O Jornal Pequeno desde sua fundação tem o papel de guardião dos verdadeiros interesses do povo maranhense. Não dos interesses que tentam induzir o povo a acreditar, mas dos reais e cristalinos interesses dessa coletividade consciente, que confia no Jornal Pequeno porque sabe que pode contar com ele na hora que realmente precisa.

Nesse sentido, o JP online com o escopo de alcançar os seus leitores virtuais acaba de lançar mais um projeto inovador: formou uma respeitada e excelente equipe de blogueiros de credibilidade no estado para compor o portal do jornal (Jornal Pequeno) na internet, todos comprometidos em divulgar notícias com conteúdo independente voltado sempre e principalmente a serviço da opinião pública.

Portanto meu caro amigo peço encarecidamente, se possível, a colaboração de sua senhoria na divulgação de nossos blogues JP recomendando-os como sugestão de leitura aos seus leitores como também incluindo o link destes (linkando) como favoritos de seu blogue, tamanha a expressiva audiência e repercussão do seu blogue.

Vamos praticar a política de boa vizinhança na blogosfera, ou seja, um ajudando a divulgar da melhor forma possível o blogue do outro. Assim dessa forma ficaria imensamente grato. Desde já externo meus agradecimentos! Um grande abraço e conto com você!

Blogue do John Cutrim JP http://www.jornalpequeno.com.br/Blog/JohnCutrim/

Atenciosamente John Cutrim http://www.jornalpequeno.com.br/Blog/JohnCutrim/

Jornal Pequeno http://www.jornalpequeno.com.br/

E-mail: johncutrim@jornalpequeno.com.br

Mayatara disse...

Percebo o que quer dizer. Escrevi um desabafo semelhante ao seu...
couve-de-bruxelas.blogspot.com/2008/12/mundo-decadente.html
Também vejo esses mesmos acontecimentos na minha cidade.