sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Boa notícia: Universidades públicas abrirão 600 mil vagas para professores

.

BRASÍLIA e RIO - O Ministério da Educação (MEC) vai financiar até 2010 a abertura de 600 mil novas vagas em cursos de licenciatura, em universidades federais e estaduais, para profissionais da rede pública de ensino básico, anunciou nesta sexta-feira o secretário de Educação à Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky. O investimento federal será de R$ 1 bilhão a partir do ano que vem.


O dinheiro será repassado às universidades públicas que aderirem ao Sistema Nacional Público de Formação de Professores, lançado nesta sexta-feira, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O MEC também pagará bolsas de R$ 1.200 a professores universitários que passem a atender as novas turmas. A meta é contar com cerca de 10 mil bolsistas nos próximos anos.


Segundo Bielschowsky, o plano inicial é criar cerca de 300 mil novas vagas de licenciatura nas universidades públicas para os docentes que não têm formação superior, e outras 300 mil vagas para quem deseja fazer uma segunda graduação. De acordo com o MEC, é baixo o número de professores formados por instituições de nível superior, assim como existem muitos docentes atuando fora de sua área de formação.

O secretário disse que, ao final de três anos, todos os 1,6 milhão de professores da educação básica do Brasil deverão estar integrados ao novo sistema. Para tanto, cerca de 100 universidades públicas, estaduais ou federais, além de unidades de educação tecnológica, serão mobilizadas.


Nota do Chicão:

Esta é uma ótima notícia.

O Brasil precisa capacitar melhor os professores.

Em época de eleições é bom lembrar: os ótimos programas de treinamentos de professores da prefeitura de São Paulo foram DESTRUÍDOS pela gestão Serra/Kassab.

Um dos maiores crimes contra a cidade. Treinar professores é caro e passa desapercebido pela população.




.

Nenhum comentário: