domingo, 12 de outubro de 2008

Os espertinhos e a crise econômica

.

As pessoas gostam de duas coisas : ganhar dinheiro e arranjar algum trouxa para pagar a conta para ela.

A crise fez com que um monte de espertinhos parassem de ganhar dinheiro. A ordem agora é arranjar algum trouxa para pagar a conta.

Cuidado! Eles querem que estes trouxas sejamos nós.

Veja esta frase abaixo de um texto da "Miriam espertona":

"Nathan Blanche, especialista em câmbio, acha que o BC tem que vender dólar líquido, em operações direcionadas aos exportadores. Com mais oferta, o dólar pode cair, reduzindo a cotação e o prejuízo das empresas".


Natan Blanche, especialista em câmbio ... é assim que são apresentadas pessoas que ajudaram a criar a fuzarca que está no mundo. Ninguém perguntou para ele sobre as operações financeiras das empresas em que ele trabalha.

No Brasil é assim: grileiro é apresentado como proprietário vítima. Pessoas MUITO ricas são humilhadas se são algemadas. E quem ajudou a criar a crise é apresentado como quem pode nos salvar (lembra da capa da Veja dizendo que os EUA ia salvar todos nós?).

A idéia do tal Natha é simples. O BC vende dolar para reduzir a cotação do dolar e assim REDUZIR o prejuízo das empresas. Ele só não diz quais empresas e o que elas oferecerão em troca (parte de suas ações?).

Funciona assim: o Brasil (banco central) comprou dólar a R$2,10 ou a R$2,30 (por exemplo) e fez reservas cambiais. Durante vários anos o dolar caiu e o prejuízo ficou com o povo brasileiro. Enquanto isto a especulação mundial corria solta e os MUITO ricos ganharam rios de dinheiro. Um dia a onda mudou e eles perderam dinheiro. O que deve fazer o Brasil? Diminuir o prejuízo destas pessoas? O Brasil deve pagar do próprio bolso para que o dono da Votorantin tenha menos prejuízo?

Eu gostaria de perguntar ao tal Nathan: quanto do seu patrimônmio pessoal e dos seus clientes estão nestas jogadas especulativas? Quanto ele e seus clientes embolsariam ou deixariam de desembolsar com a ação que ele propõem que o banco central faça?

Gostaria de perguntar se eles entregariam suas casas de praia (por exemplo) para o banco central em troca da ajuda deste, como compensação ao prejuízo que eles querem causar ao banco.

Cuidado, povo brasileiro! Está cheio de espertinho querendo jogar a conta do bordel em cima dos nossos braços.

Existem outras soluções para a crise além de entregar de mão beijada para os MUITO RICOS os dólares suados de nossas reservas cambiais.


Recebi este email abaixo:

Um sujeito adorador do Serra e do PSDB escreveu sobre o dinheiro perdido pela Votorantin:

"E seus milhares de empregados? Você tem toda a razão,concordo em genero e
numero e grau, tem que deixar quebrar mesmo, afinal ele nem petista é".

A resposta que ele recebeu é perfeita:

"C. vc é um despreparado.

Se a Votorantin quebrar (o que não é o caso) outra empresa compra os ativos e a vida continua.

Seria melhor ainda se o trabalhadores assumissem a autogestão destas empresas.

No Brasil já existem mais de 20 MIL empresas geridas pelos próprios funcionários através do sistema de cooperativas. Elas dão MUITO MAIS EMPREGOS QUE O GRUPO VOTORANTIN.

Capitalismo é risco.

Capitalismo sem risco é o sonho da direita brasileira e dos babacas que os defendem enquanto eles ganham milhões (bilhões).

Vc sabe quanto o FHC e a turma sanguessuga investiram em empresas autogeridas? NADA.

Não existiam linhas de crédito especiais para este tipo de empreendimento.

Só tinha linhas de crédito especiais para empresas como Votorantin, TIM, HSBC, etc.

Portanto, nobre apedeuta, fique tranquilo. Se fosse o caso do grupo votorantim falir, suas fábricas não ficariam fechadas, gerando desemprego. Alguém assumiria e tocaria o barco.

Se dependesse de mim o dinheiro investido na recuperação de tal empresa só seria liberado se os donos passassem a ser os próprios funcionários representados por uma cooperativa.

Distribuição de renda, este é o objetivo.



.

Nenhum comentário: